Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Dois tubos sonoros de mesmo comprimento se diferem pela seguinte característica: o primeiro é aberto nas duas extremidades e o segundo é fechado em uma das extremidades. Considerando que a temperatura ambiente seja de 20 °C e a velocidade do som igual a 344 m/s, assinale a alternativa que representa a razão entre a frequência fundamental do primeiro tubo e a do segundo tubo.
2,0
1,0
8,0
0,50
0,25
Dois fios retilíneos, longos e paralelos, estão dispostos, conforme mostra a figura abaixo, em duas configurações diferentes: na primeira correntes elétricas de intensidades iA = 3,0 A e iB = 2,0 A são paralelas; e na segunda, correntes elétricas também de intensidades iA = 3,0 A e iB = 2,0 A são antiparalelas.
A intensidade da força magnética sobre 1,0 m de comprimento do fio B, e o comportamento dos fios, nas duas configurações acima, são, respectivamente, iguais a:
6,0 × 10-6 N, repelem-se; 6,0 × 10-6 N, atraem-se.
3,0 × 10-6 N, atraem-se; 3,0 × 10-6 N, repelem-se.
3,0 × 10-6 N, repelem-se; 3,0 × 10-6 N, atraem-se.
9,0 × 10-6 N, atraem-se; 9,0 × 10-6 N, repelem-se.
6,0 × 10-6 N, atraem-se; 6,0 × 10-6 N, repelem-se.
De acordo com a figura abaixo, os valores das correntes elétricas i1, i2 e i3 são, respectivamente, iguais a:
2,0 A, 3,0 A, 5,0 A
– 2,0 A, 3,0 A, 5,0 A
3,0 A, 2,0 A, 5,0 A
5,0 A, 3,0 A, 8,0 A
2,0 A, – 3,0 A, – 5,0 A
Filmes fotográficos para radiografias, do tipo preto e branco, possuem uma emulsão fotossensível. Confeccionou-se um filme neste modelo e constatou-se que, para dissociar moléculas contidas na emulsão fotossensível, é necessária uma exposição a fótons com energia mínima de 0,7 eV.
Assinale a alternativa que apresenta o valor do maior comprimento de onda da luz capaz de impressionar este filme.
1,7 x 10-9 m
1,7 x 10-6 m
1,7 x 10-14 m
0,7 x 10-6 m
0,7 x 10-9 m
O gelo, ao absorver energia na forma de calor, pode ser transformado em água e, na sequência, em vapor. O diagrama de mudança de fases, abaixo, ilustra a variação da temperatura em função da quantidade de calor absorvida, para uma amostra de 200 g de gelo.
Com relação às mudanças de fase desta amostra de gelo, analise as proposições.
I. A temperatura do gelo variou linearmente ao longo de todo processo de mudanças de fase. II. A amostra de gelo absorveu 19000 cal para se transformar em água a 0 °C. III. A amostra de gelo absorveu 3000 cal para se transformar em água a 0 °C e 20000 cal até atingir 100 °C. IV. Durante o processo de vaporização foi absorvida uma quantidade de calor 6,75 vezes maior que durante o processo de fusão.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
A luz ao atravessar um material altera sua trajetória e sua velocidade. Estas mudanças estão associadas ao fenômeno da refração.
Com base na refração da luz, analise as proposições.
I. O índice de refração de um material é obtido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material, e o seu valor é sempre maior do que 1. II. A velocidade da luz na água corresponde a um valor aproximado a 75% da velocidade da luz no vácuo. III. Um raio de luz proveniente do interior de uma piscina se aproxima de uma reta perpendicular à interface ar-água, ao passar da água da piscina para o ar. Isto faz com que um observador externo tenha impressão de que a piscina é mais funda que na realidade.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Uma das principais contribuições para os estudos sobre eletricidade foi a da definição precisa da natureza da força elétrica realizada, principalmente, pelos trabalhos de Charles Augustin de Coulomb (1736-1806). Coulomb realizou diversos experimentos para determinar a força elétrica existente entre objetos carregados, resumindo suas conclusões em uma relação que conhecemos atualmente como Lei de Coulomb.
Considerando a Lei de Coulomb, assinale a alternativa correta.
A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e ao quadrado da distância entre estes corpos.
A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é inversamente proporcional ao produto das cargas e diretamente proporcional ao quadrado da distância entre estes corpos.
A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre estes corpos.
A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional a distância entre estes corpos.
A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional a distância entre estes corpos e inversamente proporcional ao produto das cargas.
O consumo de ácido sulfúrico é utilizado como um indicativo do desenvolvimento industrial de um país. Porém, os resíduos ácidos, quando lançados diretamente no meio ambiente, podem provocar graves desequilíbrios na natureza. Para que o impacto ambiental seja reduzido é realizada a neutralização dos efluentes industriais.
Considerando a reação de neutralização do ácido sulfúrico, assinale a alternativa correta.
Considerando um litro de efluente contendo 0,001 mol de ácido sulfúrico, seriam necessários dois litros de solução de NaOH na mesma concentração para sua neutralização completa.
Para cada mol de ácido sulfúrico presente no efluente, seriam necessários 40g de NaOH para sua completa neutralização.
A adição de NaOH ao efluente contendo somente ácido sulfúrico produz um sal de baixa solubilidade em meio aquoso.
A neutralização do ácido sulfúrico presente no efluente com a adição de hidróxido de cálcio produz um sal de alta solubilidade em meio aquoso.
Considerando um volume de 1000 ml de uma solução de H2SOn de concentração 0,001 mol/L, seriam necessários 100 mL de uma solução de NaOH a 0,2 mol/L para cada litro de efluente.
Pela reação com o gás oxigênio quando o óleo combustível é queimado, o enxofre presente nele é transformado em dióxido de enxofre. Há alguns anos, a Petrobrás anunciou que o óleo combustível teria uma redução de 5% para 3% no teor de enxofre. Esta redução foi benéfica, visto que 272 toneladas a menos de enxofre deixaram de ser queimadas diariamente. A partir das informações, assinale a alternativa que contém a quantidade de massa de dióxido de enxofre que deixou de ser formada por dia e que seria lançada na atmosfera.
544 toneladas
744 toneladas
853 toneladas
17408 toneladas
378 toneladas
A pressão osmótica no sangue humano é de aproximadamente 7,7 atm e os glóbulos vermelhos (hemácias) possuem aproximadamente a mesma pressão; logo, pode-se afirmar que estas são isotônicas em relação ao sangue. Sendo assim, o soro fisiológico, que é uma solução aquosa de cloreto de sódio utilizada para repor o líquido perdido por uma pessoa em caso de desidratação, também deve possuir a mesma pressão osmótica para evitar danos às hemácias.
Em relação à informação, assinale a alternativa correta.
A pressão osmótica do soro não é afetada quando a concentração de cloreto de sódio é modificada.
A injeção de água destilada no sangue provoca a desidratação e, consequentemente, a morte das hemácias.
O uso de uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio não afeta a pressão osmótica do sangue.
A injeção de água destilada no sangue provoca uma absorção excessiva de água pelas hemácias, provocando um inchaço e, consequentemente, a morte das hemácias.
A injeção de uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio provoca uma absorção excessiva de água pelas hemácias, causando um inchaço e, consequentemente, a morte das hemácias.