Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Assinale a alternativa correta considerando a equação química que representa a reação em equilíbrio em meio aquoso:
A reação não pode acontecer no sentido direto, pois são formados dois halogênios, I2(s) e Br2(aq), ambos oxidantes.
O aumento do pH do meio reacional desloca o equilíbrio para produção de mais iodo molecular sólido, Br2(aq) e água.
A equação representa a reação de redução do íon iodato por brometo em meio ácido, gerando iodo molecular sólido, bromo molecular aquoso e água. A alta constante de equilíbrio indica que a reação tem uma tendência a estar majoritariamente deslocada para os produtos.
A reação não está em equilíbrio, ou seja, se processa apenas em um único sentido, pois a constante de equilíbrio é muito elevada.
A adição de iodo sólido ao sistema em equilíbrio desloca o equilíbrio para a esquerda, diminuindo o pH do meio reacional.
A piperina e a capsaicina são duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de ardor causada pelas pimentas. A piperina é um alcaloide que pode ser encontrado na pimenta do reino e que estimula receptores na língua que são sensíveis à dor, dando um sabor picante aos alimentos. A capsaicina pode ser encontrada nas pimentas verdes e vermelhas e age de modo semelhante à piperina, atribuindo um sabor picante aos alimentos, de modo que quanto maior o teor destas substâncias, maior a sensação de ardência ao paladar.
Assinale a alternativa correta em relação às duas substâncias.
A capsaicina e a piperina podem ser classificadas nas seguintes funções químicas: fenol, amida e éster.
Ambas podem ser classificadas como éter e amina, além de possuírem carbonos com hibridização sp2 e serem consideradas bases de Lewis.
Ambas podem ser classificadas como éter e amida, além de possuírem carbonos com hibridização sp2 e serem consideradas como ácidos de Lewis.
Ambas apresentam a função química éter e amida, além de possuírem carbonos com hibridização sp2 e serem consideradas bases de Lewis.
A piperina pode ser considerada um ácido de Lewis e a capsaicina pode ser classificada como base de Lewis.
A incompatibilidade entre reagentes químicos tem sido a causa de muitos acidentes domésticos e intoxicações por parte daqueles que os utilizam ou que ficam potencialmente expostos a eles. Um exemplo cotidiano é a mistura indevida de produtos de limpeza à base de amônia com aqueles à base de cloro. Abaixo, há algumas equações químicas que representam possíveis reações que acontecem quando estes produtos são misturados entre si (equações de I a III); quando seus produtos interagem entre si (equação IV), e quando interagem com o oxigênio atmosférico (equação V). Os valores de eletronegatividade do nitrogênio e do cloro são, respectivamente, 3,0 e 3,2.
Com base nas informações e nas reações, assinale a alternativa correta.
A formação do composto N2H4(g), mostrado na reação II, em grande quantidade e em um ambiente fechado não traz nenhum malefício à pessoa exposta a ele, pois os produtos da reação (V) são compostos já presentes no ar atmosférico.
No composto tricloreto de nitrogênio, formado na reação I, o número de oxidação do nitrogênio é +3. Sendo o nitrogênio bastante eletronegativo, sua toxicidade está relacionada à reatividade desse composto, que tende a reagir de maneira a formar outras substâncias cujos estados de oxidação do nitrogênio sejam mais baixos que o estado inicial +3, ou seja, mais energeticamente compatíveis com a alta eletronegatividade do nitrogênio.
A mistura entre os compostos à base de hipoclorito e amônia leva à formação de produtos com maior poder de limpeza e pouco perigosos, e, portanto, pode ser efetuada sem maiores problemas no cotidiano.
O estado de oxidação do N no composto N2H4 é -1, e na reação V, o composto N2H4 age como redutor. Já na reação IV, a substância N2H4 age como oxidante.
O estado de oxidação do átomo de Cl nas substâncias NaOCl, NCl3, NaCl e NH2Cl é, respectivamente: +1, +1, -1 e -1.
Os ésteres são comumente preparados a partir da reação entre um ácido carboxílico e um álcool em meio ácido. A metodologia mais conhecida é a esterificação de Fisher. Um éster muito utilizado como solvente em laboratório é o etanoato de etila, também conhecido como acetado de etila.
A molécula do etanoato de etila possui:
somente ligações covalentes apolares entre os átomos.
somente ligações sigmas entre os átomos.
ligação covalente polar entre o átomo de oxigênio e o de hidrogênio.
somente uma ligação sigma em sua estrutura.
apenas uma ligação π (pi) em sua estrutura.
A corrosão do ferro metálico tem grande impacto econômico e ocorre espontaneamente na presença de oxigênio e de água acidificada. A principal reação química que descreve o processo é dada abaixo:
Sabendo-se que o potencial padrão de redução do oxigênio, em meio ácido, é +1,23 V e com base nas informações e na reação química, assinale a alternativa correta.
O potencial padrão da semirreação de redução do ferro metálico é -1,45 V.
O potencial padrão da semirreação de redução do ferro metálico é -0,22 V.
O potencial padrão da semirreação de oxidação do ferro metálico é +0,44 V.
O potencial padrão da semirreação de oxidação do ferro metálico é -0,44V.
O potencial padrão da semirreação de oxidação do ferro metálico é +2,90V.
Há 130 anos nascia, em Copenhague, o cientista dinamarquês Niels Henrick Davis Bohr cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. A respeito do modelo atômico de Bohr, assinale a alternativa correta.
Os átomos são, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por duas regiões distintas: uma com núcleo pequeno, positivo e denso e outra com elétrons se movimentando ao redor do núcleo.
Os elétrons que circundam o núcleo atômico possuem energia quantizada, podendo assumir quaisquer valores.
É considerado o modelo atômico vigente e o mais aceito pela comunidade científica.
Os saltos quânticos decorrentes da interação fóton-núcleo são previstos nesta teoria, explicando a emissão de cores quando certos íons metálicos são postos em uma chama (excitação térmica).
Os átomos são estruturas compostas por um núcleo pequeno e carregado positivamente, cercado por elétrons girando em órbitas circulares.
Previsões acerca da diminuição da oferta de combustíveis fósseis impulsionam o desenvolvimento de combustíveis alternativos de fácil obtenção, que liberam grande quantidade de energia por grama de material, conhecido como densidade energética, e cujos produtos contribuem para a redução do impacto ambiental.
Com relação à tabela e às informações, analise as proposições.
I. O combustível com maior densidade energética é o hidrogênio, cuja combustão libera água. II. O combustível com maior densidade energética é o propano, cuja combustão libera dióxido de carbono e água. III. O etanol tem densidade energética maior que o metano e hidrogênio, tornando-se mais vantajoso, sendo que sua queima libera dióxido de carbono e água. IV. O etanol tem a menor densidade energética, no entanto, é de grande interesse comercial e ambiental, pois é derivado de biomassa disponível no Brasil e sua combustão libera somente água. V. Somente hidrogênio e metano não são combustíveis fósseis, o que justifica a menor densidade energética destas substâncias, quando comparados aos demais combustíveis da tabela.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Somente a afirmativa V é verdadeira.
A tabela periódica dos elementos químicos é, sem dúvida, uma ferramenta bastante útil para prever certas características e propriedades dos elementos químicos. Um exemplo disto é a previsão do comportamento dos átomos e dos compostos químicos por eles formados, ou ainda o porquê de certos átomos serem extremamente reativos, enquanto outros são praticamente inertes. Com base na tabela periódica dos elementos, assinale a alternativa correta.
Os íons cobalto(2+) possuem 02 (dois) elétrons em sua camada de valência sendo este metal considerado de transição.
Os metais pertencentes ao grupo 1 formam compostos iônicos com íons fluoreto devido à elevada diferença de eletronegatividade entre estas espécies químicas.
O raio atômico aumenta de cima para baixo e da esquerda para a direita, sendo que os não-metais possuem grandes raios devido a sua eletronegatividade.
A energia empregada na remoção do elétron da camada de valência dos átomos de césio é maior que nos átomos de cloro, devido à maior eletronegatividade deste último.
O fósforo pertence ao terceiro período, podendo formar o composto PCl3 de geometria trigonal plana.
Uma companhia de reciclagem comprou algumas toneladas de garrafas PETs (poli (etileno tereftalato)) de uma Cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Antes de o material ser usado, o laboratório físico-químico desta companhia colheu uma amostra e a submeteu a uma série de testes. Um desses testes consiste em colocar uma fração da amostra em um equipamento e aquecê-la até o plástico derreter.
Assinale a alternativa que descreve a transformação que ocorreu com a amostra.
A amostra sofreu solidificação, cujo fenômeno é classificado como químico.
A amostra foi fundida, cujo fenômeno é classificado como físico.
A amostra entrou em ebulição, que é um fenômeno classificado como físico.
A amostra sofreu um fenômeno físico denominado condensação.
A amostra passou do estado sólido para o estado gasoso, fenômeno denominado sublimação.
Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura correta, segundo a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), para o composto cuja estrutura está representada abaixo.
4-metil-2-acetil-octano
5,7-dimetil-8-nonanona
3,5-dimetil-2-nonanona
3-metil-5-butil-2-hexanona
4-metil-2-butil-5-hexanona