Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2016/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo.
Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.
noradrenalina
citosina
giberilinas
auxina
etileno
A Drosophila melanogaster (mosca de frutas) possui em um dos seus cromossomos dois genes (A e B) que se encontram a uma distância de 28 U.R (Unidades de recombinação). Considere um macho desta espécie com o genótipo AaBb em posição trans. Espera-se que ele produza espermatozoides com os genes AB, em um percentual de:
33%
25%
50%
75%
14%
Em uma espécie de inseto, o tamanho e a formação das asas são determinados geneticamente. O gene que “determina o tamanho das asas” (longas, curtas ou intermediárias) possui dois alelos sem relação de dominância entre si. O gene que determina o desenvolvimento das asas também possui dois alelos; o dominante determina o aparecimento das asas, o recessivo a ausência destas. Vários casais de insetos, duplo heterozigoto, são cruzados e obtém-se um total de 2048 descendentes.
Assinale a alternativa que indica, deste total, o número esperado de insetos com asas intermediárias.
128 insetos
384 insetos
768 insetos
512 insetos
1024 insetos
A figura abaixo representa a estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmática.
Disponível em: www.mundoeducacao.com (acessado em 10/09/2015)
Analise as proposições em relação à estrutura proposta por Singer e Nicholson e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A estrutura indicada por A representa a camada dupla de lipídios que compõem a membrana plasmática. ( ) A estrutura indicada por B representa as proteínas da membrana plasmática. ( ) A estrutura indicada por C são as fibras de celulose da parede celular . ( ) A estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmática independe de ser uma célula vegetal ou animal. ( ) Algumas proteínas presentes na membrana plasmática podem servir como receptores de substâncias para a célula.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – F – F – F
V – V – F – V – V
V – V – V – V – V
F – F – F – V – V
V – V – F – F – V
Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação.
I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão. II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro. III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim. IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho. V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro.
Assinale a alternativa correta.
Na afirmativa IV a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
Na afirmativa I a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
Na afirmativa II a descrição do caule está correta, porém os exemplos são de outro tipo de caule.
Na afirmativa III a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
Na afirmativa V a descrição do caule está correta, porém os exemplos não são deste tipo de caule.
Um importante fenômeno na obtenção de energia é o Ciclo de Krebs, também denominado de ciclo do ácido cítrico ou ciclo dos ácidos tricarboxílicos.
Com relação a este ciclo, analise as proposições.
I. O ácido pirúvico no início do ciclo provém da quebra da molécula de glicose (glicólise). II. Este ciclo ocorre no citoplasma tanto das células de organismos procariontes quanto nas dos eucariontes. III. O aceptor final dos hidrogênios liberados neste ciclo, quando realizado na respiração aeróbica, é o oxigênio. IV. Nas células musculares este ciclo pode ocorrer tanto no interior das mitocôndrias como no citoplasma da célula.
Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
Somente as alternativas I e II são verdadeiras.
Somente as alternativas II e III são verdadeiras.
Somente as alternativas II e IV são verdadeiras.
Somente as alternativas III e IV são verdadeiras.
As vitaminas, embora não sejam produzidas pelo organismo, não são uma classe particular de substâncias, e sim uma designação geral para qualquer substância orgânica necessária ao nosso organismo, mesmo em quantidades reduzidas. Sabemos que a vitamina B5 (Ácido pantotênico) é um componente da coenzima A; a vitamina B9 (Biotina) atua na síntese das bases nitrogenadas; a vitamina B12 (Cianocobolamina) atua na maturação das hemácias; vitamina C (Ácido ascórbico) atua na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e a vitamina K (Filoquinona) atua na coagulação do sangue.
A ausência da vitamina C está diretamente ligada à fragilidade óssea.
A vitamina B9 está envolvida com os mecanismos de duplicação do DNA.
A vitamina B5 não está envolvida com a formação de ATP.
A ausência de vitamina B12 levará a um aumento de hemácias circulantes.
A ausência da vitamina K pode evitar quadros hemorrágicos.
O sistema circulatório no reino animal desempenha um importante papel no transporte de substâncias. Com relação a este sistema, assinale a alternativa que contém apenas animais cujo sistema circulatório é do tipo fechado.
polvo, marisco, borboleta e abelhas.
água viva, esponjas, sanguessuga e lambari.
minhocas, pinguim, leão e jacaré.
centopeia, aranhas, escorpiões e opiliões.
camarão, lagosta, gatos e ursos.
Os seres humanos possuem diversas glândulas endócrinas, algumas delas podem inclusive produzir mais de um tipo de hormônio.
Associe o hormônio à glândula.
Coluna A Coluna B I – Prolactina ( ) Suprarrenal II – Adrenalina ( ) Pâncreas III – Progesterona ( ) Tireoide IV – Tiroxina ( ) Ovários V – Insulina ( ) Hipófise
Assinale a alternativa que indica a associação correta, de cima para baixo.
III – IV – II – I – V
II – V – IV – III – I
I – III – IV – II – V
V – II – I – III – IV
II – IV – V – III – I
A figura abaixo mostra, de maneira simplificada, a cadeia alimentar de um determinado ecossistema.
Sobre esta cadeia, analise as proposições.
I. Os roedores indicados na cadeia possuem mais quantidade de energia química disponível do que os grandes carnívoros. II. Os herbívoros são classificados como consumidores secundários. III. Com exceção das plantas, todos os outros integrantes da cadeia alimentar são autótrofos.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.