Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2016/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Um processo industrial muito importante usado para melhorar propriedades físicas, mecânicas e térmicas da borracha é o da vulcanização. Uma das variações existentes desse processo é a vulcanização a frio, em que o composto S2Cl2 é usado como fonte de átomos de enxofre, que formam “pontes” entre as cadeias poliméricas da borracha inicial. O composto S2Cl2 pode ser produzido pela reação entre enxofre fundido com gás cloro, cuja reação é representada pela equação (não balanceada):
x S8(l) + y Cl2(g) → z S2Cl2(l)
Com relação à equação, assinale a alternativa correta.
A massa mínima de gás cloro necessária para reagir completamente com 128 g de S8(l) é de 142 g.
Os coeficiente x, y e z são, respectivamente, 1, 2 e 4.
S8 é uma das formas isotópicas com que o átomo de enxofre se apresenta na natureza.
Essa reação de oxirredução se processa com variação do estado de oxidação dos átomos de enxofre de 0 para +2 e o cloro de 0 para -2.
Misturando-se 200 g de S8(l) com 284 g de gás cloro obtém-se, no máximo, uma massa de 540 g de S2Cl2.
A história da borracha natural teve início no século XVI, quando os exploradores espanhóis observaram os índios sul-americanos brincando com bolas feitas de um material extraído de uma árvore local, popularmente conhecida como seringueira. Do ponto de vista estrutural, sabe-se que essa borracha, chamada látex, é um polímero de isopreno, conforme ilustrado na reação a seguir.
Com relação à estrutura do isopreno e à da borracha natural, analise as proposições.
I. A molécula de isopreno apresenta quatro carbonos com a configuração sp. II. As duplas ligações do polímero formado apresentam configuração Z. III. A borracha natural realiza ligações de hidrogênio entre suas cadeias. IV. Segundo a nomenclatura oficial, a molécula de isopreno é denominada 3-metil-1,3-buteno.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
O consumo cada vez maior de combustíveis fósseis tem levado a um aumento considerável da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, o que acarreta diversos problemas, dentre eles o efeito estufa.
Com relação à molécula de dióxido de carbono, é correto afirmar que:
é apolar e apresenta ligações covalentes apolares.
é polar e apresenta ligações covalentes polares.
os dois átomos de oxigênio estão ligados entre si por meio de uma ligação covalente apolar.
é apolar e apresenta ligações covalentes polares.
apresenta quatro ligações covalentes apolares.
A tabela periódica dos elementos químicos é uma das ferramentas mais úteis na Química. Por meio da tabela é possível prever as propriedades químicas dos elementos e dos compostos formados por eles.
Com relação aos elementos C, O e Si, analise as proposições.
I. O átomo de oxigênio apresenta maior energia de ionização. II. O átomo de carbono apresenta o maior raio atômico. III. O átomo de silício é mais eletronegativo que o átomo de carbono. IV. O átomo de silício apresenta maior energia de ionização. V. O átomo de oxigênio apresenta o maior raio atômico.
Somente a afirmativa V é verdadeira.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Em relação à equação abaixo, assinale a alternativa que contém a classificação da função química de cada espécie.
1 e 4 são ácidos, 2 e 3 são bases.
1 é base, 2 é ácido e 3 e 4 são sais.
1 e 3 são ácidos, 2 e 4 são bases.
1 é ácido, 2 é base e 3 e 4 são sais.
1 e 3 são bases, 2 e 4 são ácidos.
As reações químicas dependem de colisões eficazes que ocorrem entre as moléculas dos reagentes. Quando se pensa em sistema fechado, é de se esperar que as colisões ocorram entre as moléculas dos produtos em menor ou maior grau, até que se atinja o equilíbrio químico. À temperatura ambiente, o NO2(g), gás castanho-avermelhado, está sempre em equilíbrio com o seu dímero, o N2O4(g), gás incolor. Em um experimento envolvendo a dissociação de N2O4(g) em NO2(g) coletaram-se os seguintes dados: a amostra inicial de N2O4(g) utilizada foi de 92g, em um dado momento a soma dos componentes N2O4(g) e NO2(g) foi de 1,10 mol.
Com base nesses dados, pode-se dizer que a quantidade dissociada em mols de N2O4(g) é:
0,20
0,10
0,40
0,60
0,80
Na Inglaterra por volta de 1900, uma série de experimentos realizados por cientistas, como Sir Joseph John Thompson (1856-1940) e Ernest Rutherford (1871-1937), estabeleceu um modelo do átomo que serviu de base à teoria atômica. Atualmente, sabe-se que três partículas subatômicas são os constituintes de todos os átomos: próton, nêutrons e elétrons. Desta forma, o átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons possui número atômico e número de massa, sequencialmente, igual a:
17 e 18
34 e 52
17 e 17
17 e 35
35 e 17
Atualmente a venda e/ou fornecimento de refrigerantes têm sido proibidos pelos órgãos competentes em ambientes escolares. Tal fato ocorre porque se tem a comprovação de que essas bebidas possuem formulações altamente calóricas (ricas em carboidratos) e com alta concentração de sais, tais como cloreto de sódio.
Assinale a alternativa correta em relação a essas bebidas.
Uma lata de 350 mL de refrigerante contém 18 mg de cloreto de sódio, logo, a quantidade deste sal presente em 1,0 litro desta bebida é de 51,4 gramas.
A versão isenta de açúcares deste refrigerante (lata de 350 mL) possui 49 mg de cloreto de sódio, logo, a concentração molar desta substância é de 2,4 × 10-2 mol/L.
Considerando que um determinado refrigerante possui 10,6 gramas de açúcares para cada 100 mL de bebida e que esta massa de carboidratos corresponde a, aproximadamente, 12% da ingestão calórica diária de um adulto; a ingestão de 900 mL desta bebida ultrapassa a demanda energética diária deste indivíduo.
Assumindo que o açúcar presente no refrigerante seja 100% sacarose, e seu coeficiente de solubilidade de 33 g/100 mL de água, uma lata de 500 mL que possui 35 g desta substância pode ser considerada saturada.
A temperatura de ebulição do refrigerante é menor que a temperatura de ebulição da água pura uma vez que a sacarose é um composto orgânico.
O tiomersal é uma substância química, em geral, utilizada como conservante em certos medicamentos e vacinas, originalmente fabricado pela empresa farmacêutica americana Eli Lilly & Company. Foi, durante um longo tempo, o princípio ativo do Merthiolate®, um antisséptico de uso tópico, que possuía uma coloração vermelha característica.
Em relação à estrutura química do tiomersal, assinale a alternativa correta.
Os metais presentes na estrutura da molécula pertencem ao grupo 1 da tabela periódica de elementos.
As substituições presentes no anel aromático caracterizam um composto do tipo orto em que o grupo carboxilato é a porção menos polar da substância.
Não há a presença do fenômeno de ressonância eletrônica para o composto em questão, quando este é mantido no estado sólido.
Estão presentes no composto carbonos com hibridação do tipo sp e sp3, sendo – sete sp e dois sp3.
Estão presentes no composto carbonos com hibridação do tipo sp2 e sp3, sendo que não há a presença de centros quirais na molécula.
Quando um soluto não volátil é adicionado a um determinado solvente puro, uma solução é formada e suas propriedades físico-químicas podem ser alteradas. Este fenômeno é denominado efeito coligativo das soluções.
Considere estes efeitos e analise as proposições.
I. O abaixamento da pressão máxima de vapor de um líquido faz com que este tenha um maior ponto de ebulição. Tal fato é possível quando uma colher de sopa de açúcar (sacarose) é adicionada a uma panela contendo 1 litro de água, por exemplo. Este fenômeno é conhecido como ebulioscopia ou ebuliometria. II. Uma tática interessante para acelerar o resfriamento de bebidas consiste na adição de sal de cozinha ao recipiente com gelo em que elas estão imersas. Neste caso, o efeito crioscópico está presente. Considerando um número idêntico de mols de cloreto de sódio e brometo de magnésio em experimentos distintos, o efeito coligativo resultante será o mesmo, pois este independe da natureza da substância utilizada. III. A pressão osmótica do sangue humano é da ordem de 7,8 atm devido às substâncias nele dissolvidas. Desta forma, é fundamental que, ao se administrar uma determinada solução contendo um medicamento via intravenosa, a pressão osmótica deste último seja hipotônica em relação à da corrente sanguínea, sob o risco de que as hemácias possam se romper ao absorverem um excesso de partículas administradas.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.