Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A queima de 1,000 g de gás de cozinha fornece 6000 cal. A massa de gás que deve ser queimada para elevar a temperatura de meio litro de água de 25,00 ºC até 100,0 ºC, e, ainda, produzir a evaporação de 100,0 ml de água, é:
15,24 g
15,23 g
15,25 g
15,22 g
15,21 g
Um elevador está descendo com velocidade constante, analise as proposições.
I. A força exercida pelo cabo sobre o elevador é constante. II. A energia cinética do elevador é constante. III. A aceleração do elevador é constante e diferente de zero. IV. A energia mecânica do sistema Terra – elevador é constante. V. E energia potencial gravitacional Terra – elevador é constante.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
Em 2017 comemoram-se 120 anos que o físico inglês J. J. Thomson mediu o valor da razão entre a carga e a massa do elétron. Esta experiência foi realizada no Laboratório Cavendish, situado na Universidade de Cambridge, e provou que:
a matéria é feita de partículas.
a matéria apresenta um aspecto ondulatório.
a radiação eletromagnética apresenta um aspecto ondulatório.
a radiação eletromagnética é feita de partículas.
a luz é uma onda transversal.
Os pesquisadores do projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitacional-Wave Observatory) anunciaram, no início deste ano, a primeira detecção das ondas gravitacionais.
Analise as proposições em relação à informação.
I. Estas ondas se propagam com a mesma velocidade da luz. II. Estas ondas se propagam com velocidade superior à velocidade da luz. III. Estas ondas foram previstas por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral. IV. Estas ondas foram previstas por Albert Einstein em sua Teoria do Efeito Fotoelétrico.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Um lápis foi colocado a 30,0 cm diante de um espelho esférico convexo de distância focal igual a 50,0 cm, perpendicularmente ao eixo principal. O lápis possui 10,0 cm de comprimento. Com base nestas informações, pode-se afirmar que a posição e o tamanho da imagem do lápis são, respectivamente:
75,0 cm e -25,0 cm
18,75 mm e -6,25 mm
-75,0 cm e 25,0 cm
75,0 cm e 6,25 cm
-18,75 cm e 6,25 cm
Dois vagões de trem, cada um com massa m, estão unidos formando o vagão AB, movendo-se com velocidade vo em direção ao vagão de trem C com massa m. O vagão C está inicialmente em repouso. Ocorre uma colisão perfeitamente inelástica entre os vagões AB e o C. Após esta colisão, a velocidade do vagão AB e a variação em sua energia cinética são, respectivamente:
2vo/3 e -5mvo2/9
-7vo/3 e 4mvo2/9
3vo/5 e 8mvo2/3
-4vo/7 e -5mvo2/6
vo/3 e -5mvo2/8
A figura abaixo mostra um pequeno bloco no topo de um plano inclinado de altura h e ângulo de inclinação θ=45º. O bloco é solto do repouso e medidas mostram que ele chegou à base do plano com metade da velocidade que chegaria se não houvesse força de atrito.
De acordo com a informação, é correto afirmar que o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano é:
1/4
3/4
1/2
2/3
3/8
No circuito, mostrado na figura abaixo, a leitura do amperímetro é a mesma, estando ambos interruptores abertos ou fechados.
O valor da resistência R, indicado na figura, é:
45,0 Ω
38,0 Ω
20,0 Ω
220 Ω
470 Ω
Um oxidante bastante utilizado em fogos de artifício e fabricação de fósforos é o perclorato de potássio, que é um sólido iônico à temperatura ambiente (25°C).
Assinale a alternativa que contém o calor necessário para elevar a temperatura de 25,0 g de perclorato de potássio da temperatura ambiente até sua temperatura de fusão em 525°C.
Dado: capacidade calorífica: 5,85 kJ K-1 mol-1.
7,3 kJ
18,0 kcal
528 kJ
128 kJ
73,1 kJ
Alíquotas de 15,00 mL de duas soluções A e B, contendo ácidos, foram tituladas com exatamente 15,00 mL de NaOH 0,01000 mol L-1 até a neutralização completa de cada amostra. O pH inicial de cada uma das soluções foi medido, obtendo-se valores de 2,0 e 4,0 para as soluções A e B, respectivamente.
Com relação às informações, analise as proposições.
I. A solução A contém um ácido forte, com concentração de 0,01000 mol L-1 e a solução B contém um ácido fraco com concentração 1,000x10-4 M. II. As duas soluções contêm a mesma concentração de ácido igual a 0,01000 M, mas os ácidos têm diferentes graus de dissociação. III. Uma vez que o pH das amostras é diferente, a concentração dos ácidos em cada uma é necessariamente diferente. IV. As duas soluções contêm a mesma concentração de ácido, mas o ácido presente na solução A está completamente dissociado, e o ácido na solução B está apenas 1% dissociado. V. A medição apenas do pH não informa sobre a concentração total de ácido, mas apenas sobre a fração de ácido que está dissociada.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.