Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Um dos principais problemas de saúde pública enfrentado principalmente pelos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, refere-se à coleta e ao tratamento de esgoto sanitário. Aliado a isso, uma nova classe de contaminantes, chamados contaminantes emergentes, que incluem resíduos de fármacos, hormônios, produtos de higiene pessoal, aditivos industriais e de combustíveis, pesticidas e herbicidas, resíduos de metais tóxicos, etc., são gerados em grandes quantidades e bastante persistentes à degradação do ambiente. Quando coletados para tratamento, muitos não são removidos pelos processos geralmente utilizados, podendo retornar ao ambiente de maneira intacta.
Com relação à informação, considere as proposições.
I. Pode-se resolver completamente o problema da contaminação ambiental por efluentes líquidos pela coleta total do esgoto produzido pela população e pela indústria. II. O descarte correto de medicamentos vencidos, pilhas e pneus inservíveis, vasilhames de agroquímicos, etc., constituem práticas que maximizam a contaminação da água, do solo e do ar. III. A maximização da coleta e do tratamento do esgoto doméstico/industrial, o investimento em tecnologias, por parte das autoridades públicas, para degradação de compostos persistentes, assim como a minimização do uso de água potável pela população são ações positivas que resultariam em menor impacto ao ambiente. IV. O fato de alguns contaminantes emergentes serem resistentes à degradação está intimamente ligado à sua estrutura química relativamente inerte, necessitando de um meio enérgico para quebra da molécula, a qual pode envolver, por exemplo, o uso de oxidação com ozônio e/ou peróxido de hidrogênio, muitas vezes, em conjunto com a radiação ultravioleta.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
A resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece como limite máximo para descarte de soluções contendo cobre, a concentração de 1 mg L-1; caso a concentração seja superior a esse limite, o resíduo deve ser tratado antes do descarte. Uma empresa, ao final de seu processo produtivo, gera como resíduo 3000 litros de solução de cobre com concentração de 0,005 mol L-1, por mês.
Com base na informação, assinale a alternativa correta em relação ao resíduo.
Pode ser descartado sem tratamento, pois apresenta concentração inferior ao limite da lei.
A concentração dele é de 0,005 g L-1.
Não pode ser descartado, pois tem concentração superior ao limite estabelecido pela lei.
No volume total dele são encontrados 1,5 kg de cobre.
A concentração dele é de 1 mg L-1 que equivale à concentração de 0,001 mol L-1.
O gráfico abaixo representa a temperatura de uma amostra, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor absorvida.
Analise as proposições em relação aos números, indicados no gráfico, referentes aos estados físicos da matéria e às suas características.
I. No estado líquido a substância assume a forma do recipiente que o contém. No gráfico, esse estado está representado pelo número 3. II. O número 2 representa mudança de estado físico, conhecida como sublimação. III. Uma das características do estado gasoso é que as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Devido a isso, nesse estado físico a matéria pode ter a forma e o volume variáveis. No gráfico, este estado físico está representado pelo número 5. IV. O número 1 representa o estado sólido, que é caracterizado por a substância apresentar volume e forma fixos. Para a amostra em questão, o estado sólido é predominante até a temperatura de 350 K. V. A ebulição está representada pelo número 4, e este processo é caracterizado pela passagem do estado líquido para o sólido.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
Considerando as moléculas de CO e CO2 e sabendo que os comprimentos de ligação C-O em uma dessas moléculas é 121 pm (onde pm = 10-12 m) e na outra 143 pm, assinale a alternativa correta.
A ligação na molécula de CO2 é mais forte que na molécula de CO, pois a ligação dupla é mais forte que a ligação tripla.
A ligação na molécula de CO é iônica, enquanto a ligação na molécula de CO2 é covalente.
A ligação na molécula de CO é mais longa que na molécula de CO2, devido à ausência de ligações múltiplas no CO.
A ligação na molécula de CO é mais curta que na molécula de CO2, pois a molécula de CO apresenta uma ligação tripla e corresponde ao comprimento de 121 pm. O CO2 apresenta ligação dupla entre o átomo de carbono e os átomos de oxigênio, e essa ligação corresponde ao comprimento de 143 pm.
A ligação no CO2 é mais curta que no CO, pois a ligação dupla, presente na estrutura do CO2, é mais curta e forte que a ligação tripla presente no CO.
Numere a coluna relacionando a descrição da função química à espécie que ela representa.
1. NH4+ 2. CO2 3. NH3 4. KMnO4
( ) É um óxido, nesta classe de compostos o elemento oxigênio é o elemento mais eletronegativo. ( ) É uma base e, segundo Brønstead-Lowry, pode receber um ou mais prótons. ( ) É um ácido, segundo Brønstead-Lowry, cuja definição de ácido é qualquer espécie química que exiba tendência a doar prótons (íons H+). ( ) É um sal, e essa classe de compostos é um dos produtos da reação entre um ácido e uma base.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
4 – 3 – 1 – 4
2 – 3 – 4 – 1
3 – 4 – 1 – 2
1 – 2 – 3 – 4
2 – 3 – 1 – 4
O 3,4’,5-trihidroxiestilbeno, também conhecido como resveratrol, é uma molécula encontrada, principalmente, na casca da uva. Esta molécula apresenta atividade biológica antioxidante devido à presença dos grupos hidroxilas ligados ao anel aromático.
Em relação à molécula do resveratrol, representada acima, assinale a alternativa correta.
A dupla ligação apresenta configuração E, pois os substituintes de maior prioridade estão do mesmo lado do plano da dupla ligação.
Possui somente carbonos com hibridização sp2.
A dupla ligação apresenta configuração Z, pois os substituintes de maior prioridade estão em lados opostos do plano da dupla ligação.
A Fórmula Molecular é C14H10O3.
Pode ser classificada como um cresol, pois possui uma ou mais hidroxilas ligadas aos anéis aromáticos.
A área da Química que trata das velocidades das reações é chamada de Cinética Química. Ela é uma área de vasta importância e se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir no organismo.
Assinale a alternativa correta em relação aos fatores que afetam as velocidades das reações.
Se a reação é de ordem zero para um dos reagentes, o aumento da concentração deste reagente não afetará a velocidade da reação.
A reação química entre um gás e um sólido independe da área superficial da substância sólida, já que a substância gasosa envolve toda a substância sólida.
Para uma reação geral: aA + bB → cC + dD a lei da velocidade é dada pela expressão:
Os catalisadores aumentam a velocidade das reações devido provocarem um aumento na energia de ativação das reações.
A energia necessária para que uma reação tenha início é chamada de energia mínima.
As reações químicas que resultam na formação de um produto insolúvel são conhecidas como reações de precipitação. Um exemplo deste tipo de reação é a adição de uma solução incolor de iodeto de potássio a uma solução incolor de nitrato de chumbo que produz um precipitado amarelo de iodeto de chumbo e nitrato de potássio aquoso.
A equação que representa esta reação de forma correta e devidamente balanceada é:
PbNO3(aq) + KIO3(aq) → PbIO3(s) + KNO3(aq)
Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s) + 2KNO3(aq)
Pb(NO3)2(aq) + KI2(aq) → PbI2(s) + K(NO3)2(aq)
Pb(NO2)2(aq) + KIO3(aq) → Pb(IO3)2(s) + 2KNO2(aq)
Pb(NO2)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s) + 2KNO2(aq)
O Diazepam foi preparado pela primeira vez em 1959 por Leo Sternbach. Este composto pertence à classe das benzodiazepinas e é comumente utilizado como ansiolítico.
Em relação à molécula de Diazepam, representada acima, é correto afirmar:
Realiza ligações de hidrogênio entre suas moléculas devido à presença dos átomos de oxigênio e nitrogênio em sua estrutura.
O átomo presente nesta molécula que apresenta a maior eletronegatividade é o de Nitrogênio.
Apresenta em sua estrutura 14 carbonos com hibridização sp2.
Apresenta somente ligações covalentes polares em sua estrutura.
O oxigênio presente nesta molécula está ligado a um carbono com hibridação sp através de uma ligação dupla, composta por uma sigma e uma pi.
A figura abaixo representa uma pilha formada por uma placa de zinco e outra de cobre, mergulhadas em soluções de seus respectivos sulfatos, conectadas por um fio metálico. Além disso, existe uma membrana porosa que separa os compartimentos das duas meias-células.
(Fonte: Adaptado de Feltre, R. Química. v.2, 6 ed. São Paulo: Moderna, 2004.)
Sabendo que o potencial padrão de redução a 25°C, em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio, é de +0,34 V para a semirreação Cu2+ (aq) + 2 e- → Cu(s), e de -0,76 V para a semirreação Zn2+ + 2 e- → Zn (s), assinale a alternativa incorreta.
Após certo tempo de funcionamento da pilha, haverá espessamento da placa de cobre e diminuição da massa da placa de zinco.
No cátodo ocorrerá o processo de redução e no ânodo a oxidação.
Haverá oxidação na meia-célula do zinco e redução na meia-célula do cobre.
Durante o processo de oxirredução haverá mobilidade de íons por meio da porcelana porosa.
Durante o processo de oxirredução haverá fluxo de elétrons da placa de zinco para a placa de cobre por meio da porcelana porosa.