Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A batata é um alimento rico em amido e muito utilizada como principal item da alimentação em muitos países. Foi levada para a Europa pelos espanhóis quando estes invadiram as civilizações andinas. Na Irlanda tornou-se o principal item de alimentação da população, no entanto, entre 1846 e 1850, um fungo atacou as plantações de batata, danificando as folhas e os tubérculos. As plantações foram destruídas e se estabeleceu um período de fome na região. Muitas pessoas chegavam a comer as batatas apodrecidas. E povoados inteiros foram dizimados pela fome e por doenças como tifo e cólera.
Analise as proposições em relação às batatas.
I. São exemplo de vegetais do grupo das angiospermas. II. São vegetais que apresentam flores. III. A principal parte da planta, que serve como alimento, é a raiz. IV. Seu caule é do tipo lenhoso.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Analise as proposições com relação aos fungos e às doenças nos seres humanos na Irlanda.
I. Os fungos são exclusivamente agentes patogênicos, sendo parasitas obrigatórios. II. Doenças como o tifo e o cólera, que afetaram os irlandeses, são originadas por fungos patogênicos. III. A associação entre os fungos e as raízes nas batatas forma as micorrizas, as quais foram a provável causa da destruição das plantações de batatas. IV. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Analise as proposições com relação à osmose, um fenômeno vital para os seres vivos.
I. Ocorre a passagem de solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico. II. Ocorre a passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico. III. Ocorre a passagem de soluto do meio hipotônico para o meio hipertônico. IV. Ocorre a passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico, por transporte ativo. V. Caracteriza-se por ser um transporte ativo.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Se um casal tiver cinco filhos, a possibilidade de serem dois do mesmo sexo e três de outro é:
50%
37,50%
62,50%
20%
10%
O Ciclo Celular, representado na Figura 1, compreende duas etapas: Interfase (I) com as fases (G1/G0 – S – G2) e Divisão Celular (M).
Fonte:http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/images/4/4f/Ciclocelular.png
Assinale a alternativa correta em relação à Figura 1.
Na fase S ocorre a duplicação do DNA.
Na fase G1 a célula encontra-se com todo o DNA duplicado.
A etapa de interfase é longa nas células de embriões em desenvolvimento.
O tempo do Ciclo Celular é igual para todas as células.
As etapas G0 e G1 só ocorrem antes das divisões mitóticas.
Uma determinada cadeia polipeptídica apresenta um total de 30 aminoácidos.
Analise as proposições em relação a esta cadeia e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O número de nucleotídeos no RNA mensageiro que originou este polipeptídio é 90. ( ) O número de códons no RNA mensageiro que originou a cadeia polipeptídica é 45. ( ) O número de RNA transportadores utilizados é 90. ( ) O gene que originou o polipeptídio possuía 30 pares de nucleotídeos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
F – V – F – F
V – F – F – F
F – V – F – V
F – F – F – V
V – V – F – F
As mitocôndrias são estruturas citoplasmáticas em formato de bastão com um tamanho de aproximadamente 2 μm.
Analise as proposições em relação à estrutura citoplasmática e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O número de mitocôndrias é igual para os diferentes tipos celulares. ( ) No interior delas ocorrem reações com moléculas orgânicas que acabam formando gás carbônico e água. ( ) São capazes de se autoduplicarem, pois possuem DNA próprio. ( ) Estão presentes também nos procariontes, como bactérias e algas verdes. ( ) Têm origem materna nos seres vivos com reprodução sexuada.
V – F – V – F – V
V – V – F – F – V
F – V – V – F – V
F – V – V – F – F
V – V – V – F – F
Um exemplo clássico da Herança Quantitativa é a cor da pele em seres humanos, embora este não seja o único caso deste tipo de herança. Apesar de serem utilizadas letras maiúsculas e minúsculas para identificar os genes e seus alelos, esta maneira de escrever não indica que exista dominância e recessividade entre os alelos, conforme se pode deduzir pela observação dos resultados fenotípicos, mostrados no quadro abaixo.
Analise as proposições com relação à Herança Quantitativa.
I. O efeito dos alelos e dos genes é aditivo, ou seja, o efeito de um soma-se ao efeito do outro. II. Os fatores ambientais podem influenciar no fenótipo, neste tipo de herança. III. A distribuição dos fenótipos neste tipo de herança é contínua, ou seja, não existem apenas um, dois ou três tipos de fenótipos, existindo muitos intermediários. IV. Este tipo de herança tem ligação com o sexo, pois os genes estão localizados nos cromossomos X e Y.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
A possibilidade de um casal com fenótipo mulato médio que possui genótipo AaBb ter filhos com o mesmo fenótipo deles é:
6,25%
25%
75%