Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A produção de silício de alta pureza, para aplicações tecnológicas, passa por inúmeras etapas, sendo que a etapa final está apresentada pela reação abaixo:
SiCl4 + Mg → Si + MgCl2
Sobre essa reação, analise as proposições.
I. A reação está balanceada. II. A reação não está balanceada, sendo os coeficientes estequiométricos para essa reação 1:2:1:2. III. Ao se utilizar 170,1 g de SiCl4 serão consumidos 48,6 g de magnésio.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é tido como a molécula que carrega toda a informação genética de um ser vivo. O DNA é constituído por duas fitas complementares, que são compostas por um esqueleto de fosfato, desoxirribose (açúcar) e bases nitrogenadas. À estrutura em dupla fita é observada uma complementariedade entre as bases nitrogenadas, por exemplo, a guanina interage com a citosina formando um par de bases, enquanto a adenina interage com a timina.
Abaixo, tem-se a ilustração da interação entre as bases guanina e citosina, com as interações intermoleculares, mostradas com pontilhados.
Assinale a alternativa correta sobre a interação que ocorre entre os dois pares de bases nitrogenadas, mostradas na ilustração.
A interação que ocorre entre as bases é do tipo ligações de hidrogênio, que são as interações intermoleculares mais fracas que existem.
A interação que ocorre entre as bases é do tipo ligações de hidrogênio, que é uma classe especial das interações dipolo permanente-dipolo permanente.
Os pontilhados representam interações do tipo forças de London, que são as mais fortes dentre as interações intermoleculares.
As interações mostradas são do tipo íon-dipolo, que são fracas quando comparadas com as demais interações.
Os pontilhados representam interações do tipo dipolo-induzido – dipolo induzido, que são as mais fortes dentre as interações intermoleculares.
Um determinado medicamento, destinado ao tratamento dos sintomas de azia, apresenta em sua formulação o hidróxido de magnésio na proporção de 40 mg/mL.
Considerando que a concentração do ácido clorídrico presente no estômago é de 0,16 mol/L, assinale a alternativa que contém o volume aproximado de ácido clorídrico, que será neutralizado, quando uma pessoa ingerir 5 mL deste medicamento.
20 mL
400 mL
200 mL
2 mL
40 mL
O quadro abaixo apresenta o número de prótons, nêutrons e elétrons de quatro espécies químicas.
Com base no quadro, analise as proposições.
I. A espécie I é um isótopo da espécie II II. A espécie II é o ânion Cl- III. A espécie III tem distribuição eletrônica: [Ar]4s23d104p4 IV. A espécie IV é o cátion Li+ V. A espécie I é um átomo neutro
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
Macarrão é um alimento rico em carboidratos e pode ser consumido por atletas antes de treinos exaustivos ou competições, para obtenção de energia. Considere o macarrão como sendo constituído apenas por glicose (C6H12O6).
(Dados: entalpia de formação em kJ/mol: glicose: -1274; gás carbônico: -394; água: -242 )
Sobre a ingestão de carboidratos e a sua consequente transformação, analise as proposições.
I. Um atleta que ingere 500 g de macarrão, sendo que no metabolismo ocorre toda oxidação da glicose em gás carbônico e água, gera, aproximadamente, 733g de gás carbônico. II. A quantidade de energia liberada devido à combustão completa de um mol de glicose ingerido pelo atleta é de 2542 kJ. III. Um atleta que ingere 500 g de macarrão irá consumir 200 g de oxigênio, exclusivamente, para sua completa metabolização.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Atualmente, os OLEDs (organic light emitting diodes – diodos orgânicos emissores de luz) são empregados em diversos equipamentos eletrônicos, por exemplo, em telas de celulares e televisores.
Uma molécula promissora, que emite a cor azul, para ser utilizada nestes dispositivos, é a N,N-Bis(4-metilcumarin-7-il)anilina, representada abaixo:
Assinale a alternativa incorreta em relação à molécula representada acima.
Sua fórmula molecular é C26H19NO4.
Os carbonos presentes na molécula apresentam somente hibridização sp2 e sp3.
Apresenta a função química amina e éter.
Apresenta somente ligações covalentes em sua estrutura.
Não realiza ligações de hidrogênio entre suas moléculas.
A cinética química é a área da química que trata das velocidades das reações.
Analise os processos em relação à cinética química.
I. Quando o carvão está iniciando a sua queima, as pessoas ventilam o sistema para que a queima se propague mais rapidamente. II. Um comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente quando triturado.
Assinale a alternativa que contém os fatores que influenciam as velocidades das reações químicas nos processos descritos em I e II, respectivamente.
concentração, superfície de contato.
catalisador, concentração.
temperatura, concentração.
superfície de contato, catalisador.
temperatura, catalisador.
O oxigênio possui uma alta reatividade, podendo formar compostos com uma grande variedade de elementos da Tabela Periódica. Dependendo do elemento, o óxido poderá ter diferentes propriedades químicas.
Sobre os óxidos e as suas propriedades químicas, assinale a alternativa correta.
O MgO reage com ácido e é considerado óxido ácido.
Os óxidos dos ametais apresentam caráter iônico.
A reação de um óxido básico com a água irá diminuir o pH da solução.
O nitrogênio forma muitos óxidos. A partir do NO, pode ocorrer processo de redução, formando NO2.
O Al2O3 tem caráter anfótero porque reage com ácido ou base.
A natureza das ligações químicas interatômicas, responsáveis pela união entre átomos, se reflete em diferentes propriedades físico-químicas, apresentadas pelos respectivos compostos formados.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre cada tipo de ligação química e as suas respectivas propriedades físico-químicas.
Nas ligações metálicas há compartilhamento de pares eletrônicos. Os metais são maleáveis e dúcteis.
As ligações covalentes são predominantemente realizadas entre elementos os mais afastados possíveis na Tabela Periódica, ou seja, com tendência não muito diferente de atração pelo elétron de ligação. Podem ser líquidos, sólidos ou gases à temperatura ambiente.
A teoria da nuvem eletrônica suporta teoricamente a formação de ligações metálicas. Os metais, tipicamente, apresentam baixa relação massa/volume e altos pontos de ebulição e fusão comparativamente a compostos moleculares.
Compartilhamento de elétrons de ligação devido à baixa diferença de eletronegatividade é a base para formação de ligações covalentes. Compostos moleculares apresentam-se apenas como sólidos ou líquidos à temperatura ambiente.
A ligação iônica é caracterizada pela união entre um cátion e um ânion por meio de interações coulombicas, sem significativa contribuição de interpenetração de orbitais atômicos para a formação da ligação. Compostos iônicos podem ser líquidos ou sólidos à temperatura ambiente.
Em março de 2017, a Polícia Federal deflagrou a “Operação Carne Fraca”, que trouxe à tona o debate em torno da qualidade da carne produzida e comercializada no Brasil. De acordo com a operação, eram usadas substâncias para "maquiar" a carne vencida, entre elas o ácido ascórbico, usado em quantidades superiores ao permitido. A equação que representa a semirreação de redução do ácido dehidroascórbico (à esquerda) é dada abaixo, juntamente com a estrutura de seu produto de redução, o ácido ascórbico (à direita).
Com relação à semirreação, assinale a alternativa correta.
Os números de oxidação dos carbonos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 no ácido dehidroascórbico são, respectivamente: -1, 0, 0, +2, +2 e +3 e os números correspondentes a x e y são, respectivamente, 2 e 2.
Os números de oxidação dos carbonos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 no ácido ascórbico são, respectivamente: -1, 0, 0, -1, -1 e +3 e os números correspondentes a x e y são, respectivamente, 3 e 3.
O ácido ascórbico é usado como antioxidante em carnes e outros alimentos, pois ele mesmo se reduz facilmente, protegendo o alimento da oxidação por agentes externos, como, por exemplo, gás oxigênio.
O ácido ascórbico também é conhecido como vitamina C, tendo um número de oxidação médio dos carbonos de +0,33.
Em meio fortemente ácido, o poder redutor do ácido ascórbico deve aumentar comparativamente a um meio menos ácido.