Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O circuito, apresentado na Figura 5, mostra uma pequena lâmpada (L) que deve operar sob tensão de 3,0V e com uma corrente elétrica de 0,50A. Para isto, devem-se ligar dois resistores, R1 e R2, com o mesmo valor de resistência, conforme a Figura.
Assinale a alternativa que corresponde ao valor desta resistência.
4,0 Ω
6,0 Ω
12 Ω
10 Ω
8,0 Ω
Na Figura 6, a barra feita de material condutor desliza sem atrito, com velocidade constante de 6,0cm/s para a direita, sobre trilhos de material também condutor, no plano horizontal. A barra partiu da extremidade esquerda do trilho em t = 0s. Nesta região, há um campo magnético uniforme de intensidade de 10-4 T, como mostra a Figura.
Assinale a alternativa que corresponde ao valor absoluto da tensão induzida, em microvolts, entre os pontos C e D da barra.
600
6000
0,060
60
0,60
O modelo atômico de Rutherford considera o elétron, na eletrosfera, orbitando o núcleo atômico. Este modelo ficou conhecido como modelo planetário do átomo. No entanto, este modelo para o átomo apresentou algumas falhas que levaram à necessidade de se repensar o átomo. Resultou daí o modelo atômico de Bohr, concebido com base em alguns postulados.
Analise as proposições com base nas falhas relacionadas ao modelo atômico de Rutherford.
I. O elétron, como uma carga elétrica, estando acelerado, deveria sempre emitir radiação. II. A trajetória do elétron deveria ser uma espiral em direção ao núcleo do átomo. III. O elétron deveria emitir radiação somente em uma única frequência. IV. O elétron não deveria emitir radiação porque estaria em uma órbita fechada. V. O elétron deveria emitir radiação em diferentes comprimentos de onda.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Analise as proposições com relação às Leis de Kepler sobre o movimento planetário.
I. A velocidade de um planeta é maior no periélio. II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita. III. O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita. IV. Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos. V. A velocidade de um planeta é maior no afélio.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Na Figura 7, as esferas m2 e m3 estão inicialmente em repouso, enquanto a esfera m1 aproxima-se, pela esquerda, com velocidade constante v1. Após sofrer uma colisão perfeitamente elástica com m2; m1 fica em repouso e m2 segue em movimento em direção a m3. A colisão entre m2 e m3 é perfeitamente inelástica.
Assinale a alternativa que representa a razão entre a velocidade de m3, após esta colisão, e a velocidade inicial de m1.
Um objeto é colocado a 4,0cm à esquerda de uma lente convergente de distância focal de 2,0cm. Um espelho convexo de raio de curvatura de 4,0cm está 10,0cm à direita da lente convergente, como mostra a Figura 8.
Assinale a alternativa que corresponde à posição da imagem final, com relação ao vértice V do espelho.
1,5cm
-1,5cm
-1,3cm
1,3cm
3,0cm
O oxalato de cálcio (CaC2O4) é um sal pouco solúvel (Kps = 1x10-8), sendo a substância encontrada em maior quantidade em cálculos renais (pedras nos rins). Alimentação rica em oxalatos, baixo consumo de água e propensão genética parecem estar associados à formação de cálculos renais em humanos.
Acerca do oxalato de cálcio, assinale a alternativa incorreta.
Sua solubilidade em água pura é de 1x10-8 mol/L, o que equivale a aproximadamente 1,3 mg/L.
É um sal derivado da reação entre uma base forte com um ácido fraco, portanto, tem reação levemente alcalina em água.
Sua solubilidade em água pode ser aumentada pela diminuição do pH do meio e diminuída pela presença de íons cálcio e/ou oxalato.
Sua formação nos rins pode ser facilitada pela ingestão de água mineral rica em cálcio.
A expressão do seu produto de solubilidade em uma solução saturada, com ou sem corpo de fundo, em uma solução com baixa concentração de outros sais, é [Ca2+][C2O42-].
O Sovaldi® é um medicamento desenvolvido pela empresa Gilead Science para o tratamento da Hepatite C. Esse produto foi o terceiro mais vendido em 2014, com um faturamento de 9,4 bilhões de dólares. Sua estrutura molecular é mostrada abaixo.
Sobre a molécula do medicamento Sovaldi®, assinale a alternativa correta.
Sua estrutura apresenta doze carbonos com hibridização sp2.
Sua estrutura apresenta as funções é ter, álcool e éster.
Sua estrutura apresenta cinco carbonos terciários.
Sua estrutura apresenta nove ligações pi.
Sua fórmula molecular é C22H29FN3O8P.
A descoberta da quiralidade em moléculas ocorreu em 1848, quando Louis Pasteur, após terminar seu doutorado na Escola Normal Superior em Paris, observou que dois tipos de cristais de ácido tartárico eram depositados em barris de vinho, durante o processo de fermentação. Munido de muita paciência, Pasteur separou os dois tipos de cristais formados e observou que um cristal era imagem especular não superponíveis um do outro, ou seja, eram enantiômeros.
Com base na estereoquímica das moléculas, analise as proposições.
I. Isômeros são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular. II. Enantiômeros são compostos aquirais. III. As moléculas que não são superponíveis com sua imagem especular são chamadas quirais. IV. Isômeros ópticos não desviam o plano de luz polarizada. V. Os compostos etanol e éter dimetílico são isômeros.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
À pressão de 1 atm, as entalpias de fusão e a de vaporização da água são, respectivamente, 6,0 kJ/mol e 40,6 kJ/mol, as temperaturas de fusão e vaporização, são, respectivamente, 0ºC e 100°C. As densidades do gelo e da água, ambos a 0°C, são, respectivamente, 0,92g/mL e 1,00 g/mL.
Acerca dessas informações, assinale a alternativa incorreta.
A vaporização da água requer cerca de sete vezes mais energia que o processo de fusão, uma vez que forças intermoleculares são rompidas quase completamente no primeiro caso, enquanto no segundo apenas parcialmente.
A entalpia do processo de liquefação de 54 g de água é de -121,8 kJ.
Em uma amostra de água pura, durante um equilíbrio de mudança de fase, a temperatura permanece inalterada, mesmo sendo fornecida energia na forma de calor para que a transformação física ocorra.
Diferenças no arranjo das moléculas de água no estado sólido em relação ao estado líquido são responsáveis pela diferença nos valores de densidade do gelo e da água líquida.
Uma maior quantidade de energia é gasta para fundir 1 mol de água do que para vaporizar a mesma quantidade, e, no processo de fusão, o volume total diminui de 19,6 mL para 18,0 mL.