Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Tradicionalmente, dividem-se os compostos inorgânicos em quatro classes, por apresentarem características semelhantes em termos de reatividade e características químicas.
Sobre esse tema, analise as proposições.
I. Óxidos são compostos binários que têm dois elementos (iônicos ou moleculares). Possuem oxigênio na sua composição, sendo ele o elemento mais eletronegativo.
II. Ácidos, segundo Arrhenius, são substâncias que, em solução aquosa, geram o íon H3O+.
III. CO2 é classificado como um óxido básico, que reage com a água, tornando o meio ácido, devido à produção de ácido carbônico (H2CO3).
IV. A maneira mais simples de se obter um sal é por meio de uma reação de neutralização entre uma base e a água.
V. Em comparação ao ácido clorídrico, o ácido acético é um ácido classificado como forte, pois se ioniza completamente em água.
VI. Sais são péssimos condutores de eletricidade em estado sólido, mas quando dissolvidos em água formam íons, o que possibilita então a condução de eletricidade.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, IV, V e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, IV, V e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
O ácido ascórbico, C6H8O6, também conhecido como Vitamina C, é utilizado popularmente por suas propriedades terapêuticas. A vitamina C é comercializada em diversas formas, uma das mais comuns é como comprimidos mastigáveis, que contêm ácido ascórbico na sua composição. Além de ser um ácido, a vitamina C também é um agente redutor. Uma das formas para determinar a quantidade de ácido ascórbico, em uma amostra, é titular com uma solução de bromo, Br2, um agente oxidante, conforme equação química abaixo:
C6H8O6(aq) + Br2(aq) → 2 HBr(aq) + C6H6O6(aq)
Um comprimido, contendo vitamina C em sua composição, possui massa total (vitamina C + excipientes) 1,00 g e requer 20,00 mL de uma solução de bromo, preparada solubilizando 2,25 g de bromo em 100 mL de solução aquosa.
Com base nas informações acima e na equação química, assinale a alternativa que apresenta a concentração da solução de bromo preparada e a massa de vitamina C contida no comprimido.
0,28 mol/L e 1,0 g
0,045 mol/L e 0,6 g
0,028 mol/L e 5 g
0,46 mol/L e 0,5 g
0,14 mol/L e 0,5 g
Um aluno mergulhou uma bobina de cobre (6,00 g) em uma solução de nitrato de prata (2,0 g dissolvidos em solução aquosa para 50 mL de volume total). Ele observou, após a ocorrência da reação, a deposição de um sólido acinzentado sobre a bobina de cobre, e também notou que a solução adquiriu uma coloração azul. A massa do sólido cinza foi de 1,2 g e a massa da bobina 5,50 g. As equações abaixo podem ser utilizadas para descrever a reação que ocorre no experimento:
Analise as proposições em relação às informações e às equações acima.
I. A concentração da solução de nitrato de prata é 0,2 mol/L
II. Essa reação pode ser considerada uma pilha com um ΔEº = 0,28 V.
III. A prata oxida nessa reação.
IV. O sólido que se deposita sobre a bobina de cobre é de prata metálica.
V. O cobre é o agente redutor, sofrendo redução.
VI. A quantidade de prata produzida (sólido cinza) foi de 0,011 mol e a quantidade de cobre consumida 0,0079 mol.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, IV e VI são verdadeiras.
Um químico que trabalha em um laboratório de pesquisa recebeu a estrutura molecular de alguns polímeros como demonstrados abaixo:
Após analisar as estruturas dessas substâncias, o químico concluiu que os polímeros I, II e III são solúveis, respectivamente, nos seguintes solventes:
tolueno – água – tolueno
tolueno – água – água
água – tolueno – água
tolueno – tolueno – água
água – água – tolueno
Em 1972, a equipe do arqueólogo Richard Leakey encontrou, nas imediações do Lago Turkana, o crânio e os ossos de um Homo rudolfensis de 1,9 milhões de anos. Esta espécie teria coabitado o território africano ao mesmo tempo em que três outras; o Homo habilis, o Homo erectus e o Paranthropus boisei. Em 1974, pesquisadores descobriram, na Etiópia, um fóssil de 3,2 milhões de anos, ao qual apelidaram de Lucy. Em 2017, foram publicadas pesquisas a respeito de fósseis de Homo sapiens encontrados no Marrocos, os quais contariam com cerca de 300 mil anos.
Disponível em www.bbc.com, acessado em 15 de março de 2018.
Estas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, a respeito da evolução de espécies, pois elas poderiam ser referentes aos antepassados diretos da espécie humana. A este respeito, é correto afirmar:
A descoberta de 2017 refuta a teoria de que a origem da vida humana seria na África, deslocando-a para a península arábica.
Os seres humanos que habitam a África, a América e a Europa não fazem parte da mesma espécie.
É consensual, para a comunidade científica, a afirmação de que a espécie humana é originária do Continente Africano.
Não existem consensos a respeito de qual continente teria se originado a espécie humana.
O Homo sapiens é, evidentemente, anterior ao Homo rudolfensis.
Observe a linha do tempo abaixo:
A respeito da chamada Antiguidade Clássica, assinale a alternativa que apresenta a correta ordem dos eventos, segundo a linha do tempo apresentada.
Fundação de Roma pelos etruscos; Configuração do modelo de democracia ateniense; Instauração do Império Romano; Queda do Império Romano; Instauração da República Romana.
Acontecimentos narrados por Homero em Ilíada e Odisséia; Desenvolvimento das noções de democracia e cidadania grega; Crise da República Romana; Instauração do Império Romano; Oficialização do cristianismo como religião do Império Romano.
Expansão do Império Romano; Queda do Império Romano; Estruturação do Sistema Feudal; Crise do século XIV; Renascimento.
Queda do Império Romano; Oficialização do cristianismo; Proclamação da República Romana; Proclamação da República Grega; Expansão dos etruscos para Atenas.
República Ateniense; Ascensão do Império Espartano; Oficialização do cristianismo; Proclamação da República Romana; Expansão do Império Romano.
Leia atentamente o texto a seguir:
“Ó vós Homens cidadãos, ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus ministros [...]
A França está cada vez mais exaltada, a Alemanha já lhe dobrou o joelho, Castela só aspira sua aliança, Roma já vive anexa, O Pontífice está abandonado, e desterrado; o rei da Prússia está preso pelo seu próprio povo, as nações do mundo têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos; é tempo povo, povo o tempo é chegado para vós defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução; da nossa liberdade e de nossa felicidade está para chegar, animai-vos que sereis felizes.”
Trechos de um manifesto afixado na cidade de Salvador em 1798.
A partir da leitura dos trechos do manifesto, é possível afirmar que os autores do manifesto:
eram monarquistas e defendiam uma aliança com o reino de Castela.
tinham conhecimento do movimento revolucionário que ocorrera na França e dos ideais de liberdade que o fundamentavam.
refutavam qualquer possibilidade de organização política.
não tinham acesso aos eventos políticos que ocorriam fora de Salvador.
atuaram no processo de proclamação da república no Brasil.
Leia o texto a seguir:
“Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.
Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada, e que atacá-lo de qualquer maneira é sacrilégio. (...)
O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém.” (Jaques-Bénigne Bossuet, 1627-1704)
Assinale a alternativa que apresenta a forma de governo à qual o trecho se refere.
Democracia representativa
Monarquia constitucional
Absolutismo monárquico
República monarquista
Monarquia populista religiosa
Ao observamos mapas ou relatos de viajantes dos séculos XV e XVI, é comum encontrarmos referências a seres fantásticos, descritos, muitas vezes, como monstros sem olhos ou nariz, com uma perna ou com corpo desproporcional. A existência destes seres na África, Ásia e América foram relatados por diversos navegadores da época.
Tais relatos são considerados indicativos do(a):
intenção explícita dos cartógrafos que, ao fazerem os mapas, desenhavam seres monstruosos para desencorajar novos exploradores.
movimento iluminista, que se estabelecia especialmente a partir do contato com novos povos e sociedades.
visão de mundo da sociedade europeia da época, que ainda não era pautada pela observação científica e analítica da natureza e da cultura.
influência da mitologia céltica, cujo legado pode ser fortemente observado nos vitrais que ornamentavam as igrejas e catedrais ao longo de toda a baixa Idade Média.
versão evolucionista, que demarcava a especificidade da civilização europeia em relação à americana ou à africana.
“Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos.”. Estas frases, escritas por Karl Marx e Frederich Engels, encerram o Manifesto Comunista, publicado em Londres, em 1848.
A respeito das condições de trabalho na Europa, durante o século XIX, é correto afirmar:
O manifesto escrito por Marx e Engels denunciava as condições de desigualdade social entre, especialmente, a burguesia e o proletariado.
O texto escrito por Marx e Engels afirmava que uma verdadeira revolução deveria ser promovida, exclusivamente, pelos dirigentes do Estado.
Marx e Engels consideravam que os proletários jamais teriam condições de mudar de situação social, devido à condição de opressão em que viviam.
Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista após a observação atenta das iniciativas de organização do estado soviético sob o governo de Stalin.
Marx descreveu, no Manifesto Comunista, o detalhamento de seus projetos políticos relativos aos anos em que governou a Rússia, tendo Engels no cargo de vice-chanceler.