Questões da prova UDESC 2019/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2019/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 81:

A partir de 1964 tem-se, no Brasil, a instauração de um regime que ficou popularmente conhecido como Ditadura Militar, instaurado a partir da deposição do então presidente João Goulart. Alguns historiadores, como Daniel Araão Reis Filho, reivindicaram, porém, a nomenclatura de Ditadura Civil Militar, na medida em que o regime contou com a participação civil.

Para justificar esta nomenclatura e exemplificar este envolvimento cita(m)-se:


Questão 82:

Ao se observar o panorama político brasileiro, no século XX, Jânio Quadros, presidente do Brasil entre 31 de janeiro e 25 de agosto de 1961, emerge como uma personalidade extravagante. Seu governo foi marcado por contradições e polêmicas, deambulando entre esquerda e direita política.

Dentre as atitudes polêmicas, que marcaram seu curto governo, citam-se:


Questão 83:

Leia atentamente o texto a seguir.

"Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo o homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade." (LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983)

No trecho acima, John Locke (1632-1704) anuncia alguns elementos que caracterizam a corrente de pensamento conhecida como Liberalismo.

Em termos políticos, pode-se afirmar que o texto justifica:


Questão 84:

A exploração do trabalho é uma característica marcante do processo colonizador no Brasil. Nos primeiros 30 anos, os interesses da coroa voltavam-se, principalmente, à extração do pau-brasil, produto existente em quase todo o litoral brasileiro. E a extração era feita com o objetivo evidente de abastecer o mercado europeu.

Assinale a alternativa que explicita o principal recurso utilizado para a aquisição dessa matéria prima.


Questão 85:

Leia atentamente o texto a seguir.

"Mobutu Sese Seko foi o último dos líderes que dominaram o continente durante a Guerra Fria. No Zaire, a ascensão de Mobutu, em 1965, representou a consolidação da vitória do Ocidente capitalista, quatro anos depois do assassinato de Patrice Lumumba, pró-soviético. Lumumba foi líder do movimento pela independência do então Congo Belga e seu primeiro-ministro, depois da independência, em 1960. Em outros países da África negra, a geração de líderes nacionalistas que lutaram contra o colonialismo conseguiu, de um modo geral, se manter no poder." (Folha Mundo, 17 de maio de 1997)

A partir do texto acima e de seus conhecimento sobre processo de descolonização na África e Ásia, analise as proposições.

I - Foi de grande relevância para os movimentos de descolonização a transferência de uma ideologia humanista e antinacionalista, expressa na organização das nações colonizadoras.

II - Os movimentos de descolonização iniciaram a partir dos anos 1960, incitados, especialmente, pela oficialização do fim do discurso que apregoava a inferioridade dos povos afro-asiáticos.

III - Nos países da África Negra, as independências foram sempre obtidas por meio de negociações, na medida em que as lutas e os combates armados eram inacessíveis aos que reivindicavam independência.

IV - O enfraquecimento das potências coloniais europeias, após a Segunda Guerra mundial, pode ser considerado como um dos fatores possibilitadores dos processos de descolonização.

Assinale a alternativa correta.


Questão 86:

Os processos políticos, vivenciados no Brasil e em outros países da América Latina, apresentam diferenças bastante evidentes. Dentre elas pode-se citar:


Questão 87:

A Guerra do Paraguai pode ser considerada um dos maiores conflitos armado da história da América do Sul. Provocou a morte de centenas de pessoas de todos os exércitos envolvidos e, além disso, causou desequilíbrio econômico e endividamento dos países envolvidos.

Sobre a Guerra do Paraguai, é correto afirmar:


Questão 88:

A Figura 1 ilustra os dez principais tipos de nuvens.

FIGURA 1

Fonte: https://www.climatempo.com.br/videos/video/4/sM52W25-IyY (acesso em 21 de março de 2019)

Com base na Figura 1 e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta em relação às nuvens.


Questão 89:

Analise as proposições sobre as características da hidrografia brasileira.

I. A hidrografia brasileira é rica em rios e pobre em lagos.

II. Predominam, no Brasil, rios intermitentes.

III. Os rios brasileiros apresentam, em geral, elevado potencial hidrelétrico.

IV. O tipo de foz predominante, no Brasil, é o estuário.

V. Todas as bacias hidrográficas brasileiras apresentam drenagem exorreica.

VI. Predomina, no Brasil, o regime de alimentação glacial.

Assinale a alternativa correta.


Questão 90:

As dunas se destacam entre as diversas formas de deposição de sedimentos eólicos.

Assinale a alternativa incorreta em relação às dunas.


 
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10