Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2019/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A partir de 1964 tem-se, no Brasil, a instauração de um regime que ficou popularmente conhecido como Ditadura Militar, instaurado a partir da deposição do então presidente João Goulart. Alguns historiadores, como Daniel Araão Reis Filho, reivindicaram, porém, a nomenclatura de Ditadura Civil Militar, na medida em que o regime contou com a participação civil.
Para justificar esta nomenclatura e exemplificar este envolvimento cita(m)-se:
A atuação maciça do clero, especialmente pela CNBB que, durante todo o período da ditadura, temeu a instauração do comunismo no Brasil.
A participação popular, que manifestava apoio ao governo militar por meio dos pleitos para cargos no executivo e no legislativo.
As manifestações de apoio aos militares, como a passeata dos 100 mil e as campanhas de anistia.
A participação de políticos civis, grupos midiáticos e empresários, que davam sustentação ao governo dos militares, apoiando-os.
A presença de civis nos cargos do executivo.
Ao se observar o panorama político brasileiro, no século XX, Jânio Quadros, presidente do Brasil entre 31 de janeiro e 25 de agosto de 1961, emerge como uma personalidade extravagante. Seu governo foi marcado por contradições e polêmicas, deambulando entre esquerda e direita política.
Dentre as atitudes polêmicas, que marcaram seu curto governo, citam-se:
O fechamento do congresso e a instauração do parlamentarismo.
A proibição da prática do Skate e a tentativa de assassinato de João Goulart.
O rompimento de relações democráticas com os EUA e a instauração do comunismo.
A instauração do bipartidarismo e o estreitamento de laços com a Rússia.
A proibição do uso de biquínis nas praias e a condecoração de Che Guevara.
Leia atentamente o texto a seguir.
"Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo o homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade." (LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983)
No trecho acima, John Locke (1632-1704) anuncia alguns elementos que caracterizam a corrente de pensamento conhecida como Liberalismo.
Em termos políticos, pode-se afirmar que o texto justifica:
a necessidade do governo como proteção à vida e aos direitos.
a instauração do governo absoluto como imposição da natureza humana.
a liberdade individual sempre acima do direito de propriedade.
o governo como poder oriundo da natureza.
o cerceamento da liberdade por parte do governo.
A exploração do trabalho é uma característica marcante do processo colonizador no Brasil. Nos primeiros 30 anos, os interesses da coroa voltavam-se, principalmente, à extração do pau-brasil, produto existente em quase todo o litoral brasileiro. E a extração era feita com o objetivo evidente de abastecer o mercado europeu.
Assinale a alternativa que explicita o principal recurso utilizado para a aquisição dessa matéria prima.
Exploração do trabalho indígena.
Exploração escravocrata de negros trazidos de diferentes regiões da África.
Pagamento da corveia, conforme os códigos que fundamentavam as relações de servidão.
Aquisição de maquinários adquiridos da Inglaterra durante a primeira fase da Revolução industrial.
Nomeação dos criollos que vendiam o pau-brasil por preços abaixo do mercado europeu.
"Mobutu Sese Seko foi o último dos líderes que dominaram o continente durante a Guerra Fria. No Zaire, a ascensão de Mobutu, em 1965, representou a consolidação da vitória do Ocidente capitalista, quatro anos depois do assassinato de Patrice Lumumba, pró-soviético. Lumumba foi líder do movimento pela independência do então Congo Belga e seu primeiro-ministro, depois da independência, em 1960. Em outros países da África negra, a geração de líderes nacionalistas que lutaram contra o colonialismo conseguiu, de um modo geral, se manter no poder." (Folha Mundo, 17 de maio de 1997)
A partir do texto acima e de seus conhecimento sobre processo de descolonização na África e Ásia, analise as proposições.
I - Foi de grande relevância para os movimentos de descolonização a transferência de uma ideologia humanista e antinacionalista, expressa na organização das nações colonizadoras.
II - Os movimentos de descolonização iniciaram a partir dos anos 1960, incitados, especialmente, pela oficialização do fim do discurso que apregoava a inferioridade dos povos afro-asiáticos.
III - Nos países da África Negra, as independências foram sempre obtidas por meio de negociações, na medida em que as lutas e os combates armados eram inacessíveis aos que reivindicavam independência.
IV - O enfraquecimento das potências coloniais europeias, após a Segunda Guerra mundial, pode ser considerado como um dos fatores possibilitadores dos processos de descolonização.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Os processos políticos, vivenciados no Brasil e em outros países da América Latina, apresentam diferenças bastante evidentes. Dentre elas pode-se citar:
O Brasil foi o único país da América Latina a obter sua independência no século XIX.
Diferentemente do que ocorrera em outros países da América Latina, o Brasil, após a proclamação de sua independência, tornou-se uma monarquia.
O Brasil foi o único país da América Latina que não contou com a participação de Simon Bolívar em seu processo de independência.
Diferentemente do que ocorrera em outros países da América Latina, no Brasil os grupos indígenas sempre obtiveram representatividade nas cúpulas governamentais.
Diferentemente do que ocorreu no Paraguai, na Argentina e na Bolívia, no Brasil não houve a instalação de missionários Jesuítas.
A Guerra do Paraguai pode ser considerada um dos maiores conflitos armado da história da América do Sul. Provocou a morte de centenas de pessoas de todos os exércitos envolvidos e, além disso, causou desequilíbrio econômico e endividamento dos países envolvidos.
Sobre a Guerra do Paraguai, é correto afirmar:
O Brasil não teve grandes prejuízos com a Guerra do Paraguai, na medida em que pode reconquistar parte dos territórios paraguaio, argentino e uruguaio.
A guerra gerou lucros para a Inglaterra, que emprestou bilhões de libras aos países da Tríplice Aliança.
O Brasil não teve uma participação ativa na Guerra, envolvendo-se apenas por meio de acordos econômicos.
O Paraguai, apesar dos custos financeiro da guerra, não sofreu grandes baixas no que diz respeito à sua população.
A Argentina manteve-se em posição de neutralidade durante a guerra.
A Figura 1 ilustra os dez principais tipos de nuvens.
FIGURA 1
Fonte: https://www.climatempo.com.br/videos/video/4/sM52W25-IyY (acesso em 21 de março de 2019)
Com base na Figura 1 e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta em relação às nuvens.
Cumulus são formadas logo após a passagem de uma frente fria e indicam tempo frio e seco.
Cirrus podem ser formadas em altitudes baixas.
Nimbostratus produzem o fenômeno do halo solar.
Cumulonimbus apresentam desenvolvimento vertical e são as únicas capazes de produzir tempestades com relâmpagos.
Stratocumulus são formadas exclusivamente por cristais de gelo.
Analise as proposições sobre as características da hidrografia brasileira.
I. A hidrografia brasileira é rica em rios e pobre em lagos.
II. Predominam, no Brasil, rios intermitentes.
III. Os rios brasileiros apresentam, em geral, elevado potencial hidrelétrico.
IV. O tipo de foz predominante, no Brasil, é o estuário.
V. Todas as bacias hidrográficas brasileiras apresentam drenagem exorreica.
VI. Predomina, no Brasil, o regime de alimentação glacial.
Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
As dunas se destacam entre as diversas formas de deposição de sedimentos eólicos.
Assinale a alternativa incorreta em relação às dunas.
A migração de dunas ocasiona problemas de soterramento e de assoreamento nas zonas litorâneas do Brasil, exigindo dragagem contínua.
Ventos dominantes vindos do sudeste formam enormes campos de dunas migratórias, que se deslocam ao longo da costa até encontrarem obstáculos como casas, rodovias, lagos, etc.
A parte da duna que recebe o vento é denominada sotavento e possui inclinação baixa, de 5º a 15º normalmente, enquanto a outra face, denominada barlavento, é protegida do vento e é bem mais íngreme, com inclinação de 20º a 35º.
As dunas transversais são também encontradas em ambientes fluviais como na Ilha do Caju, no delta do rio Parnaíba, no Maranhão.
Diferentes técnicas são utilizadas na tentativa de imobilizar dunas, uma das mais eficientes tem sido o plantio de vegetação ou de certas gramíneas na base da duna.