Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2020/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“Ao se configurar um bloqueio atmosférico (sistema de alta pressão ou anticiclone), as condições meteorológicas associadas a ele persistem durante dias, alterando os padrões de precipitação e temperatura em uma ampla região. É o que vem ocorrendo desde o último dia 10 de junho. Um bloqueio atmosférico que permanece em Santa Catarina e sul do Brasil, inibindo a formação de _________, mantendo o tempo __________ e impedindo o avanço de __________”.
Por Allan Rodrigues – técnico em meteorologia, disponível em: https://ngfnews.com.br/bloqueio-atmosferico-e-aprevisao-do-tempo/acessado em setembro 2019.
Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto acima.
nuvens de chuva – quente e seco – frentes frias
ventos – frio e chuvoso – veranicos
geadas – frio e úmido – massas de ar quente
tempo estável – quente e seco – zonas de convergência do Atlântico Sul
nuvens estratiformes – frio e chuvoso – anticiclones
Observe a imagem que representa esquematicamente o relevo submarino.
Assinale a alternativa que apresenta as formas de relevo assinaladas na imagem, conforme numeração crescente.
talude continental, ilha vulcânica e região pelágica
planície abissal, plataforma continental e depressão absoluta
plataforma continental, falha transformante e fossa abissal
talude continental, plataforma continental e depressão absoluta
plataforma continental, dorsal meso-oceânica e fossa abissal
“Na Ação, o Governo de Roraima responsabiliza o fluxo migratório pela “aparição de doenças antes erradicadas neste País, tal como o sarampo” e pelo crescimento na ocorrência de outras, como a malária. (...) No entanto, o argumento discriminatório se evidencia ao se observar a solução proposta para lidar com o surto da doença, qual seja, a criação de uma barreira sanitária na fronteira. Assim, ao invés de se focar na contenção da circulação do vírus por meio de campanhas de vacinação, propõe-se impedir a circulação de pessoas, argumento repetido várias vezes por governantes locais e também por parlamentares roraimenses”.
(Milesi; Coury; Rovery, 2018). Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/83376/49791, acessado em setembro 2019.
O país de origem do fluxo migratório de que trata o texto e a atitude discriminatória que ele aborda denominam-se:
Israel e racismo
Colômbia e extradição
Venezuela e aculturação
Colômbia e deportação
Venezuela e xenofobia
Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem com rejeitos de minério de ferro da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale S.A. em Brumadinho/MG, deixou um grande rastro de destruição e dezenas de mortes. O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, aconteceu pouco mais de três anos após a queda da barragem em Mariana/MG. Acidentes como esses geram impactos ambientais que são incalculáveis e, até mesmo, irreversíveis.
Sobre os principais impactos ambientais gerados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, analise as proposições.
I. Embora a Vale afirme que a lama proveniente do rompimento da barragem não era tóxica, este desastre representou problemas graves ao meio ambiente. A grande quantidade de material liberado passou por uma grande área, desencadeando, deforma imediata a morte de várias pessoas e também de animais e plantas.
II. O rio de lama formado, ao atingir o mar, afetou diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo, onde o rio Doce encontra com o oceano. Outra preocupação existente são os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.
III. A lama, que continha ferro, sílica e água, atingiu o rio Paraopeba, que é um dos afluentes do rio São Francisco, afetando de maneira negativa a qualidade da água no local.
IV. O solo da região também foi afetado em virtude da grande quantidade de lama ali depositada. Um dos primeiros impactos foi a alteração da composição original do solo.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
As rochas na superfície dos continentes passam por um processo de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição), transformando as rochas duras em materiais móveis, inconsolidados, que podem ser erodidos, transportados e depositados em zonas mais baixas. Alguns dos fatores que controlam a ação deste processo são o clima que se expressa na variação sazonal da temperatura e na distribuição das chuvas; o relevo que influi no regime de infiltração e drenagem das águas pluviais; a fauna e a flora que fornecem matéria orgânica para reações químicas e remobilizam materiais, dentre outros.
Fonte: Adaptado de TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.
Esse processo ao qual o texto se refere é:
Erosão
Intemperismo
Pedogênese
Biomassa
Sedimentação
A expansão das multinacionais pelo mundo, decorrente da expansão do capitalismo, produziu mudanças significativas nas relações econômicas e comerciais entre os países, alterando a participação deles na Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Analise as proposições sobre a expansão das multinacionais e a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
I. As multinacionais que se instalam nos países menos desenvolvidos atuam em setores tradicionais, como informática, microeletrônica, biotecnologia e aero espacial.
II. Até aproximadamente meados do século passado, a produção industrial concentrava-se em um número restrito de países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão. Grande parte desta produção industrial destinava-se ao abastecimento do mercado interno, e o restante era exportado para os países menos industrializados e de economia primária.
III. Com a expansão das multinacionais, a partir da segunda metade do século XX, muitas empresas se instalaram em países de economia, essencialmente, industrial, como Brasil, Argentina, México, África do Sul e Índia.
IV. A DIT representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio internacional, ou seja, como cada país está inserido, internacionalmente, na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
A tendência de aumento das áreas de cultivo de culturas transgênicas em alguns dos maiores produtores agropecuários mundiais intensifica os debates acerca dos impactos socioambientais da introdução dessas variedades na produção agropecuária.
Sobre a produção de alimentos transgênicos, assinale a alternativa incorreta.
A soja e o milho são culturas que se destacam em escala mundial, quanto ao cultivo de espécies transgênicas, além de produtos como o algodão e a colza.
Desde a década de 1990, intensificaram-se as pesquisas, o desenvolvimento e a aplicação das chamadas biotecnologias, que consistem, de forma ampla, na manipulação de microrganismos, vegetais e animais para a obtenção de algum processo ou produto.
O Brasil está entre os países que se destacam na produção de transgênicos.
Em nível internacional, o documento que estabelece a aplicação do Princípio da Precaução na questão da produção e do comércio de produtos transgênicos é o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.
O Princípio da Precaução, instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1992 (Rio-92), estabelece a liberação da produção de transgênicos para fortalecer a produção agrícola nacional, visando o aumento da produtividade e do volume desta produção.
A evolução da composição populacional por grupos de idade aponta para a tendência de envelhecimento demográfico que corresponde ao aumento da participação percentual dos idosos na população e a consequente diminuição dos demais grupos etários. Observe o cartograma sobre a expectativa de vida ao nascer e a proporção de pessoas de 60 anos ou mais de idade na população brasileira, em 2015.
Fonte: IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
Com base na leitura do cartograma, assinale a alternativa correta.
Os valores extremos na expectativa de vida ao nascer podem ser conferidos nos estados do Acre e Amapá, com 70,3 anos, e no estado de Santa Catarina, com 78,7 anos.
Os valores extremos na proporção de idosos na população podem ser conferidos nos estados do Mato Grosso e Goiás, com 8%, e nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 17,7%.
Unidades da Federação da região Norte, com baixa proporção de idosos na população, também apresentaram alta expectativa de vida ao nascer.
Nas regiões Sul e Sudeste ambos indicadores foram baixos, em comparação à nacional.
Na região Nordeste, apenas no estado do Maranhão ambos indicadores foram baixos, em comparação à nacional.
No ano de 2019, vários incêndios na vegetação do Brasil alarmaram o mundo.
Analise as proposições sobre a vegetação e os impactos do desmatamento.
I. Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pela ação dos seres humanos.
II. A devastação da vegetação normalmente se relaciona a interesses econômicos.
III. A primeira consequência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade.
IV Os incêndios consomem uma quantidade incalculável de biomassa.
V. Uma das consequências do desmatamento é o aumento do processo erosivo e o empobrecimento dos solos.
VI. O desmatamento interfere na distribuição de chuvas.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.