Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UERJ 2017 1º Exame. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
No texto, a autora narra fatos e expõe suas opiniões relacionados à vinda de sua família para o Brasil.
Uma dessas opiniões está explicitada em:
Havia chegado a hora de Antônio se alistar, e o pai decidiu que não perderia seu filho. (l. 5-6)
No início dos anos 1990 cogitamos reivindicar a cidadania italiana. (l. 13)
Antes de ingressar com a documentação, seria preciso corrigir o erro do burocrata do governo imperial que substituiu um “n” por um “m”. (l. 14-16)
Quando Pietro Brun atravessou o mar deixando mortos e vivos na margem que se distanciou, ele não poderia ser o mesmo ao alcançar o outro lado. (l. 28-29)
A partir da narrativa de um episódio familiar, a autora elabora reflexões que vão além desse contexto pessoal, generalizando-o.
Essa generalização pode ser observada no emprego da primeira pessoa do plural no seguinte trecho:
Mas entre nós existe essa diferença na letra. (l. 14)
Um segundo ele deve ter demorado para nos transformar, (l. 16)
Pela memória nos colocamos não só em movimento, (l. 24)
Ele tinha de ser outro, assim como nós, (l. 29)
Como desertava, meu bisavô Antônio foi levado em um bote até o navio que já se afastava do porto de Gênova. (l. 6-7)
O trecho sublinhado estabelece com o restante da frase o sentido de:
causa
conclusão
concessão
conformidade
A autora associa a troca de letras no registro do sobrenome de seu tetravô à expressão um membro fantasma.
Essa associação constrói um exemplo da figura de linguagem denominada:
antítese
metáfora
hipérbole
eufemismo
Diante da conduta do funcionário do governo brasileiro, é possível inferir a seguinte reação por parte de Pietro Brun:
apreço pela nova pátria
respeito à memória familiar
submissão às práticas oficiais
desprezo pelas regras migratórias
Nos versos de 1 a 6, a poeta vale-se de um recurso para caracterizar tanto o passado quanto o futuro.
Esse recurso consiste na construção de:
índices de ironia
escala de gradações
relações de comparação
sequência de personificações
No poema, há marcas de linguagem que remetem tanto à poeta quanto a seus leitores.
Uma dessas marcas, referindo-se unicamente ao leitor, está presente no seguinte verso:
como o passado nas pedras nos móveis no rosto (v. 8)
das pessoas que conhecemos (v. 9)
pense em como do lodo primeiro surgiu esta poltrona este livro (v. 15)
à frente de nós à frente deles (v. 17)
aos cães domesticados se ensina a andar sempre atrás do dono mas os cães o passado só aparentemente nos pertencem (v. 12-14)
Nesses versos, sugere-se uma ideia a respeito da relação entre cães e seres humanos. Essa ideia, no verso destacado, recebe da poeta a seguinte avaliação:
adesão
negação
proibição
permissão
Umberto Eco narra, no segundo parágrafo do texto, uma experiência surpreendente que vivenciou.
Pode-se compreender essa experiência pela relação que se estabelece entre os seguintes elementos:
tempo cronológico e reconstrução ficcional
avanço tecnológico e ilusão cinematográfica
registro documental e sonho cotidiano
narrativa biográfica e história universal
Quase hiper-realisticamente vivenciei a primeira noite de minha vida. (l. 9)
Na palavra destacada, o acréscimo do prefixo hiper indica ideia de:
ampliação
hierarquia
proporção
simultaneidade