Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UERJ 2018 1º Exame. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A transformação para a atual estrutura interna das metrópoles, descrita no texto, é evidenciada pelo seguinte processo:
expansão dos shopping centers
redução dos movimentos pendulares
modernização dos transportes de massa
retração dos mecanismos de segregação
A integração da União Europeia começou oficialmente em 1957 e durante décadas houve um movimento contínuo de ampliação das liberdades de circulação de riquezas. A imagem abaixo aponta um fato importante desse período: a entrada em vigor do Acordo Schengen. Nos últimos anos, no entanto, o bloco vem enfrentando dificuldades que sinalizam a possibilidade de retrocessos.
Considerando os eventos ocorridos nesse continente nos últimos cinco anos, a explicação para a mudança exposta na notícia é a necessidade de controle dos fluxos de:
capitais
serviços
pessoas
mercadorias
O grafite é uma manifestação artística com múltiplas expressões, dentre elas a crítica político-social, bastante presente nas obras de Bansky, por exemplo. Em um evento na cidade de Belém, ao sul de Jerusalém, Bansky e outros artistas grafitaram parte do muro que envolve a Cisjordânia e seus arredores, tendo o contexto local como tema comum, como ilustram as obras abaixo.
O lugar escolhido e as imagens grafitadas são evidências da oposição do artista ao seguinte aspecto do conflito nessa região:
radicalismo de posições no embate de sistemas religiosos
assimetria de poder no processo de segregação territorial
ausência de legalidade no enfrentamento de forças militares
excesso de burocracia no encaminhamento de negociação diplomática
Os contextos políticos nos quais são criados os monumentos interferem na valorização de determinadas interpretações sobre as experiências históricas por eles representadas.
As mudanças realizadas no projeto original do Monumento à Independência expressam o seguinte interesse das autoridades governamentais da época:
reconhecimento da liderança de D. Pedro nas lutas pela autonomia
culto à identidade nacional instituída pela centralização monárquica
alusão ao ideário republicano presente em episódios anteriores ao grito do Ipiranga
valorização da participação popular no processo de separação entre Brasil e Portugal
O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no dia 1º de maio. A foto e o trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativos a essas comemorações, possibilitam compreender alguns dos objetivos centrais da política trabalhista estabelecida.
Esses objetivos viabilizaram os seguintes resultados:
controle dos lucros empresariais e redistribuição de renda
garantia da regularidade da remuneração e erradicação da informalidade laboral
universalização da assistência hospitalar e promoção do acesso à educação pública
regulação estatal dos sindicatos e concessão de benefícios para o operariado urbano