Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFF 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O uso do alumínio é muito importante economicamente. O Alumínio puro é maleável e frágil, porém, suas ligas com pequenas quantidades de Cobre, Manganês, Silício, Magnésio e outros elementos apresentam características adequadas às mais diversas aplicações. Uma dessas é no uso de latinhas de refrigerantes, as quais representam, no Brasil, liderança de reciclagem, servindo como segunda fonte de renda para algumas famílias. Com relação aos elementos citados no texto, pode-se afirmar que:
I. os elementos Cobre e Alumínio deslocam o Hidrogênio de ácidos;
II. o Silício é um semimetal enquanto que o Cobre, Manganês, Magnésio e Alumínio são metais;
III. o Alumínio não tem potencial de oxidação grande o suficiente para reduzir o íon Cu+2 de uma solução a Cobre metálico. Dados:
IV. os números de oxidação do Alumínio no metal e no mineral Bauxita (Al2O3), usado para obter o alumínio são, respectivamente, zero e +3;
V. a configuração eletrônica do Alumínio é 1s² 2s² 2p6 3s² 3p¹ e a do Magnésio é 1s² 2s² 2p6 3s².
Assinale a opção correta.
Apenas as afirmativas I,II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa IV está correta.
Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de:
água e glicose
substâncias orgânicas
substâncias inorgânicas
água, O2 e proteínas
água, CO e proteínas
O decaimento de isótopos radioativos pode ser usado para medir a idade de fósseis. A equação que rege o processo é a seguinte:
N = N0 e-λt
sendo N0 > 0 o número inicial de núcleos radioativos, N o número de núcleos radioativos no tempo t e λ > 0 a taxa de decaimento. O intervalo de tempo necessário para que o número de núcleos radioativos seja reduzido à metade é denominado tempo de meia-vida. Pode-se afirmar que o tempo de meia-vida:
é igual a ln(2)/λ
é igual a 1/2
é igual a 2
é igual a -ln(2)/λ
depende de N0
A Revolução Industrial ocorrida ao longo do século XVIII está vinculada à história da Inglaterra no seu nascedouro. Entretanto, à medida que o capitalismo foi se consolidando, a idéia de Revolução Industrial começou a ser associada a um conceito universal e ganhou vários sinônimos, dentre os quais:
republicanização, que orientava os novos processos de organização da política, a intervenção no mercado e a Revolução Francesa;
modernização, que indicava a manutenção da economia mercantilista, a centralização do Estado e o crescimento das camadas médias;
industrialização, que significava a alteração nos processos de produção, a concretização da economia de mercado e a ascensão da burguesia;
maquinização, que mostrava a crescente expansão do artesanato, da agricultura e da fisiocracia como modelos de crescimento;
tecnificação, que definia o processo industrial como dependente das modificações na agricultura e também do agrarismo, sendo controlado politicamente pela nobreza urbana.
Um dos refrigerantes mais conhecidos e vendidos mundialmente teve sua fórmula original proposta em 1886 e foi inicialmente usado como medicamento. Existem algumas lendas urbanas relacionadas a esta bebida, como por exemplo, sobre as suas características ácidas e excitantes. Seu pH é cerca de 2,5, isto é, com acidez entre o Ácido Acético do vinagre e o Ácido Clorídrico do suco gástrico. A especulação em torno da fórmula da bebida tem sido grande e envolveu várias substâncias, como: Ácido Fosfórico, Cafeína, Ácido Cítrico, Água e o CO2 como gaseificante.
No texto acima, foram citados os nomes de substâncias químicas, das quais algumas fórmulas estruturais são mostradas a seguir:
Com relação às substâncias químicas mencionadas no quadro da própria questão, assinale a opção correta.
O Ácido Fosfórico possui três hidrogênios ácidos e o Ácido Cítrico é mais forte do que o HCl.
A molécula do gás carbônico é apolar, apesar de cada ligação C=O ser polar.
A concentração de HCl em um suco gástrico de pH = 2,5 é de 2,5 x 10-1 mol.L-1.
Das substâncias mostradas, somente duas são substâncias orgânicas.
O Dióxido de Carbono é um óxido neutro mas fornece H2CO3 em meio aquoso.
Uma amostra de um gás ideal sofre a seqüência de processos descrita pelo gráfico pressão versus temperatura mostrado.
É correto afirmar que o volume do gás:
diminui no trecho AB, permanece constante no trecho BC, aumenta no trecho CD;
aumenta no trecho AB, permanece constante no trecho BC, diminui no trecho CD;
aumenta no trecho AB, diminui no trecho BC, permanece constante no trecho CD;
permanece constante no trecho AB, aumenta no trecho BC, diminui no trecho CD;
permanece constante no trecho AB, aumenta no trecho BC, permanece constante no trecho CD.
O Ácido Lisérgico (estrutura I) é o precursor da síntese do LSD (dietilamida do Ácido Lisérgico; estrutura II), que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. Uma dose de 100 microgramas causa uma intensificação dos sentidos, afetando também os sentimentos e a memória por um período que pode variar de seis a quatorze horas. O LSD-25 é um alcalóide cristalino que pode ser produzido a partir do processamento das substâncias do esporão do centeio. Foi sintetizado pela primeira vez em 1938, mas somente em 1943 o químico Albert Hofmann descobriu os seus efeitos, de uma forma acidental. É uma droga que ganhou popularidade na década de 1960, não sendo ainda considerada prejudicial à saúde, e chegou a ser receitada como medicamento.
Assinale as funções orgânicas presentes nas estruturas (I) e (II), respectivamente.
carbonila, éster
carbonila , hidróxido
ácido carboxílico, amida
amida, álcool
cetona, aldeído
Um raio luminoso, propagando-se num meio A, atinge a interface entre os meios A e B, conforme esquematizado na figura. As linhas tracejadas representam as frentes de onda associadas ao raio, e a distância entre elas é o comprimento de onda da luz incidente. Sabe-se que o tempo que a luz leva para percorrer uma certa distância em A é menor que o tempo que ela leva para percorrer a mesma distância em B.
A propagação da onda refratada no meio B é corretamente representada pelo diagrama:
Faz 100 anos que Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão) publicaram o teorema fundamental da genética de populações, conhecido como Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Para se aplicar este princípio, a população deve ser de tamanho:
aleatório, visto que não influencia para a aplicação do teorema, já que a probabilidade dos cruzamentos depende de processos migratórios que ocorrem naturalmente nas populações;
pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos;
muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a teoria evolutiva, ou seja, os efeitos da seleção natural a partir de mutações ao acaso devem ser considerados;
pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas características devem ser introduzidas de forma controlada na população;
muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos possíveis, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer completamente ao acaso.
A política norte-americana para a América Latina, no período de 1945 a 1975, pode ser dividida em duas ações distintas. Essas distinções estão relacionadas, de um lado, ao processo da Guerra Fria, e de outro, aos controles econômicos e políticos da região. Assinale a alternativa que indica corretamente as duas fases da política externa norte-americana para a América Latina.
Até a Revolução de 1964 no Brasil, tinha como principal ação a defesa dos governos caudilhistas, com o propósito de manter os estados latino americanos rurais; a partir da Revolução Cubana, o ponto forte da política norte-americana foi apoiar os movimentos de guerrilha contra os estados democráticos do continente.
Até 1958, tinha como base a industrialização dos países subdesenvolvidos com o incremento da produção de produtos terciários; após a vitória política de Allende no Chile, esta política agiu no sentido de apoiar os movimentos de esquerda.
Até a Revolução Cultural Chinesa, era de modernização dos estados da América do Sul, com apoios concretos aos setores médios urbanos; após a Guerra da Coréia, esta política teve como base o favorecimento dos governos liberais.
Até a Revolução Cubana, esta política promovia o desenvolvimento de regimes liberais; após o fracasso da invasão da Baia dos Porcos, sua ação é de apoio aos setores militares para criação de regimes autoritários e combate ao avanço dos partidos de esquerda.
Até a crise dos mísseis, tinha como eixo a defesa dos governos autoritários de base rural; após o colapso político da União Soviética, a política norte americana definiu-se como de luta pelo mundo livre.