Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFF 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, dentre os quais estão a Vida, a Liberdade e a Busca da Felicidade”.
A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi marco de um processo que apontou para grandes transformações; com ela rompia-se o domínio colonial europeu sobre o continente americano. Entretanto, não assistimos só a rupturas, mas também a continuidades na separação das colônias inglesas e na formação estadunidense. Sobre tal processo, pode-se afirmar que:
I. embora baseada nos ideais liberais de igualdade e liberdade, a legislação americana, à época da independência, por mais que garantisse a liberdade de religião, de expressão e de reunião, construiu uma soberania popular restrita, a partir de um sistema eleitoral censitário, que beneficiava os proprietários;
II. a Constituição de 1787 reforçava o poder central e equilibrava as disparidades entre os estados, através do Congresso bicameral – o Senado e a Câmara de Representantes – e do papel atribuído à Suprema Corte, construindo um sistema inteiramente novo;
III. os ideais liberais da Revolução Americana definem-se pela defesa intransigente da liberdade econômica e pela renúncia a qualquer tipo de protecionismo, resultando na dominação dos setores do Norte, de forte tradição comercial e pela necessidade de importação dos bens produzidos pela indústria inglesa, contrariando os interesses dos proprietários sulistas, que buscavam fortalecer a sua economia, para abastecer o mercado interno;
IV. a manutenção da escravidão, uma das grandes heranças do período colonial, visava a atender os interesses dos proprietários rurais da região sul, bem como dos comerciantes de almas, inclusive retirandose da redação final da Declaração de Independência o trecho que criticava a propriedade escrava.
Assinale a opção correta.
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas
As afirmativas I , II e IV estão corretas.
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Uma lente convergente de pequena distância focal pode ser usada como lupa, ou lente de aumento, auxiliando, por exemplo, pessoas com deficiências visuais a lerem textos impressos em caracteres pequenos. Supondo que o objeto esteja à esquerda da lente, é correto afirmar que, para produzir uma imagem maior que o objeto, este deve ser:
colocado sobre o foco e a imagem será real;
posicionado entre a lente e o foco e a imagem será real;
posicionado num ponto à esquerda muito afastado da lente e a imagem será virtual;
posicionado num ponto à esquerda do foco, mas próximo deste, e a imagem será virtual;
posicionado entre a lente e o foco e a imagem será virtual.
Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.
Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas.
Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.
Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.
A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas.
O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.
A alternativa que não corresponde ao livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, e que, portanto, deverá ser marcada como a resposta para a questão, é a letra C - “Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço”.
A incoerência da afirmativa se dá pelo fato de o livro ter sido publicado no ano de 1880, enquanto que o autor só morreria no ano de 1908. Além disso, quem declara que não é um autor difunto, mas um defunto autor é o personagem do livro que se chama Brás Cubas, e que também é o narrador da história.
Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna. Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.
Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.
Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.
Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.
Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.
Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.
The Internet Archive (http://www.archive.org/) é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de catalogar e armazenar todas as páginas WEB da Internet, desde 1996. Atualmente, o sistema é gerenciado por cerca de 800 computadores pessoais e ele dispõe de aproximadamente 3 petabytes de memória para armazenamento. Cada petabyte equivale a 220 gigabytes.
Admitindo-se que um DVD comum é capaz de armazenar 4 gigabytes (na verdade, ele armazena um pouco mais), então o número de DVDs necessários para se armazenar 3 petabytes é:
menor que 217 e maior que 216
maior que 220
menor que 219 e maior que 218
menor que 218 e maior que 217
menor que 220 e maior que 219
Desde a Antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, dentre elas, as ponderais, ainda válidas. Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo:
I. a Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao ser oxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico;
II. a Lei da Conservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56g de Óxido de Cálcio;
III. a Lei das Proporções Definidas, se 1,0g de Ferro reage com 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g de Ferro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto;
IV. a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de Ferro reagem com dois mols de Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mols de Ferro reagirão com três mols de Oxigênio para formar Óxido Férrico.
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa II está correta.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
A afirmativa III está correta.
O conceito de “Revolução Científica” envolve as novas concepções sobre a natureza e os métodos de investigação das ciências naturais que predominam a partir do século XVII. Assinale a opção que combina dois marcos da “Revolução Científica”.
A teoria da evolução, de Charles Darwin, e o desenvolvimento da tabela periódica dos elementos, por Dmitri Mendeleev.
A teoria do eletromagnetismo, de James Clerk Maxwell, e as leis da hereditariedade, de Gregor Mendel.
A teoria geocêntrica de Ptolomeu e o teorema de Pitágoras.
A teoria atomística de Demócrito e a medicina científica de Hipócrates.
A teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico e a lei da gravitação universal, de Isaac Newton.
No período da “Revolução Científica”, a humanidade assiste a uma das maiores invenções da Matemática que irá revolucionar o conceito de número: o número complexo. Rafael Bombelli (1526 – 1572), matemático italiano, foi o primeiro a escrever as regras de adição e multiplicação para os números complexos.
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que indica uma afirmação incorreta.
o conjugado de (1 + i) é (1-i)
|1 + i| = √2
(1 + i) é raiz da equação z² - 2z + 2 = 0
(1 + i) -1 = (1 - i)
(1 + i) ² = 2i
O uso de células-tronco oriundas de embriões congelados, obtidos pelas técnicas de fertilização in vitro, foi recentemente aprovado pelo Supremo Tribunal Federal para o estudo do tratamento de doenças atualmente incuráveis. As células-tronco embrionárias são totipotentes e a partir delas pode ser obtido qualquer tipo de célula do organismo, permitindo a possível regeneração de tecidos lesionados e/ou em processo de degeneração. Até o momento, os cientistas utilizam em seus experimentos embriões congelados formados por aproximadamente 200 células. De acordo com sua fase de desenvolvimento, esses embriões podem ser classificados como:
zigoto
mórula
gástrula
nêurula
blástula
No cuidado com o planeta, a reciclagem é uma das estratégias mais eficientes. Um técnico guardou três resistores iguais de um Ω. Assinale o valor de resistência que ele não será capaz de obter, utilizando todos os três resistores.
1/3Ω
2/3Ω
1Ω
3/2Ω
3Ω