Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFMS 2010. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Com relação à obra O cortiço, de Aluísio Azevedo, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
O escritor propõe uma pesquisa voltada apenas para o caráter das personagens e não para suas manias, taras e vícios.
Baseada em métodos científicos, faz crítica à organização da família de forma pessoal e subjetiva.
As personagens femininas surgem como objetos no romance, descartáveis quando vistas, pelos homens, como estorvo ou obstáculo.
De estilo ágil, jornalístico, apresenta léxico e sintaxe consoantes com o caráter objetivo da narração, que assinala a língua culta brasileira até a chegada do Modernismo.
O narrador evidencia o comportamento humano condicionado pelo meio, momento e raça.
A respeito da Obra de Aluísio Azevedo chamada O Cortiço, as proposições corretas são: 4, 8 e 16.
A proposição 1 está incorreta, pois o autor propõe uma abordagem psicológica das personagens, ressaltando além de seu caráter, também suas manias, suas taras e seus vícios. Esta era uma abordagem típica do naturalismo.
A proposição número 2 também está incorreta, ao afirmar que o autor faz uma crítica subjetiva e pessoal à organização da família, baseando-se em métodos científicos.
Baseando-se em métodos científicos como a observação, por exemplo, o autor busca comprovar sua tese de que o cortiço seria como um organismo vivo que cresce e se desenvolve, determinando o caráter moral de quem nele habita. A crítica não é feita à família, mas ao meio social em que as pessoas vive, e não é uma crítica pessoal e subjetiva, é uma crítica contundente e coerente de uma realidade corrompida. O narrador apresenta as personagens e faz julgamentos e tenta comprová-los mostrando as influências do meio, da raça e do momento histórico.
Com relação a Urupês, de Monteiro Lobato, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
“Velha praga” e “Urupês” são ensaios nos quais o narrador delineia o comportamento do caboclo em relação ao meio ambiente e critica a idealização com que o caboclo fora retratado até então.
Não se entreveem, na obra, as circunstâncias socioeconômicas que tornam o brasileiro do campo um alienado.
As características morais, físicas e sociais do Jeca Tatu mostram um personagem em estado natural, vítima de uma civilização que desconhece e que o oprime.
A novidade estilística dos contos está na reprodução da oralidade e do coloquialismo da fala do homem brasileiro, tanto o rural quanto o citadino.
De maneira singular, o livro é um documento a favor de uma estética passadista, academizante.
As proposições verdadeiras com relação ao livro Urupês, de Monteiro Lobato, são: 1 e 4.
A proposição 2 está incorreta, pois a obra é resultado da revolta do autor contra os sertanejos do Brasil, aos quais ele responsabiliza pelos incêndios constantes no campo. O tempo todo ele faz críticas às circunstâncias socioeconômicas em que vivem as pessoas caipiras.
A proposição 8 está incorreta, pois o autor reproduz a oralidade e o coloquialismo somente do homem rural, retratando pessoas típicas da região.
A proposição 16 está incorreta, pois o Modernismo, estética da qual faz parte o livro Urupês, na verdade veio combater a estética passadista e academizante, e propor uma nova forma de fazer literatura, expressando melhor a linguagem popular e coloquial, e no caso de Monteiro Lobato, a linguagem regional.
A membrana plasmática da célula desempenha diversas funções, apresentando importantes especializações além de capacidade seletiva. Em relação à membrana plasmática, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Estruturas lipídicas, ligadas à membrana citoplasmática com função de redução da coesão entre as células, são denominadas desmossomos.
A passagem de soluto pela membrana plasmática contra um gradiente de concentração, com gasto de energia pela célula, é denominada transporte ativo.
Osmose é a passagem de soluto de um meio hipertônico para um meio hipotônico por uma membrana permeável.
As microvilosidades são especializações da membrana plasmática que aumentam a superfície de absorção celular, a exemplo das células de revestimento da mucosa intestinal.
Na difusão facilitada, ocorre a passagem de soluto sem gasto de energia pela membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado com o auxílio de permeases presentes na membrana plasmática.
Hemácias humanas, mergulhadas em meio hipotônico, apresentam redução de volume.
As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
O colágeno é a proteína menos abundante no corpo humano apresentando forma globular como a maioria das proteínas.
A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro aminoácido.
A ptialina, enzima produzida pelas glândulas salivares, atua na digestão de proteínas.
A anemia falciforme, causada por fatores nutricionais, é atribuída ao rompimento das hemácias em função da desnaturação da molécula protéica de hemoglobina em decorrência do aumento da temperatura corporal.
A insulina, envolvida no metabolismo da glicose, é um exemplo de hormônio protéico.
As proteínas caseína e albumina são encontradas no leite e na clara do ovo, respectivamente.
A galactosemia é uma doença que leva a problemas na metabolização da galactose e é causada por um gene autossômico recessivo. Para análise, considere “G” para o alelo dominante e “g” para o alelo recessivo. Nesse sentido, um homem heterozigoto (Gg) casou-se com uma mulher também heterozigota (Gg). Em relação às probabilidades de os descendentes desse casal apresentarem galactosemia, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Espera-se que nenhum dos descendentes apresente galactosemia.
Espera-se que 50 % dos descendentes sejam galactosêmicos.
Espera-se que todos os descendentes apresentem galactosemia.
Espera-se que 25 % dos descendentes sejam normais homozigotos (GG).
Espera-se que 100 % dos descendentes sejam normais heterozigotos (Gg).
Espera-se que 25 % dos descendentes apresentem galactosemia.
Em relação às seguintes estruturas celulares:
I. Mitocôndrias II. Lisossomos III. Peroxissomos IV. Cloroplastos V. Complexo Golgiense VI. Ribossomos
Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A estrutura II está relacionada com a heterofagia e com a autofagia celular.
A estrutura VI està relacionada à síntese protéica.
A doença Silicose e a doença de Tay-Sachs estão relacionadas à estrutura I.
A estrutura V é abundante em células secretoras como as células das glândulas que produzem enzimas digestivas.
O processo de fotossíntese está relacionado à estrutura IV.
A estrutura III está relacionada ao transporte de substâncias e à síntese de esteróides na célula.
Considere os seguintes organismos: anfioxo (animal A); galinha (animal B); jacaré (animal C); aranha (animal D); sapo (animal E) e cão (animal F). Em função da quantidade e da distribuição do vitelo nos óvulos, é correto afirmar:
O animal C apresenta óvulo do tipo alécito.
O animal B apresenta óvulo do tipo telolécito.
O animal A apresenta óvulo do tipo heterolécito.
O animal D apresenta óvulo do tipo centrolécito.
O animal E apresenta óvulo do tipo heterolécito.
O animal F apresenta óvulo do tipo telolécito.
Em relação às doenças parasitárias que afetam o homem, é correto afirmar:
O nematódeo Necator americanus é causador da oxiurose no homem.
O popular “bicho-geográfico” é causado por larvas do nematódeo Ancylostoma duodenale que penetram na pele humana causando intensa coceira e deixam linhas sobre o corpo semelhantes a traçados de mapas.
O trematódeo Schistosoma mansoni provoca no homem a esquistossomose, caracterizada por aumento abdominal, popularmente conhecido como “barriga d’água”.
No Brasil, o nematódeo Wuchereria bancrofti causa a filariose doença também conhecida como “elefantíase”.
No caso da teníase no homem, o bovino é hospedeiro intermediário da Taenia solium, e o suíno é hospedeiro intermediário da Taenia saginata.
A doença ancilostomíase, conhecida por “amarelão”, é causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides.
Observe a figura abaixo que representa um tecido epitelial glandular, a seguir analise as proposições e assinale a(s) correta(s).
A glândula salivar é um exemplo de glândula como ilustrado em C.
Para formação das glândulas pelo tecido epitelial, ocorre a proliferação e a penetração das células do tecido epitelial no tecido conjuntivo, como ilustrado em A.
O produto de secreção da glândula, ilustrado em C, é liberado diretamente na circulação sanguínea.
A glândula tireóide é um exemplo de glândula como ilustrado em B.
O pâncreas, por apresentar atividade endócrina e exócrina, é considerado uma glândula mista.
As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio que as originou, e seus produtos são eliminados para o meio exterior pelo ducto até a superfície do corpo, ou até uma cavidade interna de um órgão, como ilustrado em B.
Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta em uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a idéia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superfícial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar."
Fonte: Agência FAPESP (http://www.agencia.fapesp.br/materia/ 679/divulgacao-cientifica/sapo-sem pulmao-e-descoberto.htm)
Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.
Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.
Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é animal endotérmico, como todos os anfíbios.
Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.
Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.
O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade.