Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Observe, a seguir, uma imagem européia, do século XII, mostrando um cruzado em luta com um muçulmano, representado com traços animalescos. Os árabes também viam os cristãos como selvagens, a exemplo das palavras de um soldado muçulmano: “os europeus são animais que possuem as virtudes da coragem e da luta, mas nada mais”.
(CRAWFORD, Paul. Deadly Give and Take, Christian History, n. 74, 2002, p. 19).
A respeito das Cruzadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os árabes conquistaram Jerusalém em 638, construindo um dos seus locais mais sagrados, a mesquita no Monte do Templo. Nos séculos seguintes, muçulmanos, cristãos e judeus conviveram em razoável harmonia, situação alterada em 1071, quando os turcos (muçulmanos, mas não árabes) tomaram a cidade e massacraram cristãos e judeus. Considera-se esse fato como uma das causas imediatas das Cruzadas.
II. As Cruzadas foram um movimento bastante impopular entre os camponeses e outros indivíduos pobres na Europa. As pessoas eram obrigadas a juntarem-se aos exércitos, abandonando suas famílias e correndo o risco de que suas terras fossem tomadas pelos nobres. Por outro lado, os reis europeus também foram contrários às Cruzadas, porque percebiam nelas uma fonte de fortalecimento do poder do Papa.
III. As Cruzadas, embora não tenham alcançado seu objetivo principal (a conquista da Terra Santa), trouxeram consideráveis conseqüências para a Europa. As cidades comerciais italianas alcançaram uma grande riqueza, transportando cruzados e peregrinos para a Palestina. A Igreja Católica também se fortaleceu, pois utilizou os cruzados para combater as heresias dentro da própria Europa.
Está(ão) correta(s) apenas:
III
I e III
II e III
I
II
Entre 1348 e 1350, a Europa sofreu um abalo demográfico, provocado pela Peste Negra, com graves repercussões na organização social e econômica de várias regiões. Sobre essa terrível doença e seus impactos históricos, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s).
A Peste Negra, iniciada na China, chegou à Europa por volta de meados do século XIV. Essa doença foi levada por comerciantes e viajantes que cruzavam as rotas comerciais do Império Mongol.
A Península Ibérica, devido ao seu isolamento, foi a única região da Europa não atingida pela calamidade. Por isso, tornou-se área de refúgio de religiosos e grandes proprietários de outras regiões.
A Peste Negra, como impacto especificamente demográfico, eliminou de 25 a 35% do conjunto da população européia. No entanto, devido a seus efeitos desiguais, algumas regiões sofreram perdas de mais de 60% de seus habitantes.
A Peste Negra foi mais forte no campo do que nas cidades, mas curiosamente não atingiu as comunidades religiosas. Esse fator contribuiu para o maior fortalecimento do poder da Igreja.
Durante a Baixa Idade Média, o sistema feudal, também conhecido como feudalismo, entrou em crise e terminou por se desagregar. Sobre a crise do sistema feudal, é correto afirmar:
A resistência da Igreja Católica contra as monarquias nacionais, francesa e inglesa, e a forte aliança entre França e Inglaterra contra a Igreja, durante a Guerra dos Cem Anos, foram fundamentais para a crise da ordem feudal.
A invasão dos povos germânicos, com seus hábitos urbanos, aliada à forte presença de muçulmanos, com suas práticas comerciais, foram fatores determinantes para a crise do mundo feudal.
A implantação da corvéia, do censo e das banalidades contribuiu, de modo decisivo, tanto para o Renascimento comercial e urbano como para a desagregação do sistema feudal.
As Cruzadas, ao garantirem a conquista da Palestina e da Península Ibérica, provocaram a perda de importância econômica das cidades italianas de Gênova e Veneza e, por extensão, o enfraquecimento do feudalismo.
A forte instabilidade social desencadeada por diversos fatores, entre eles, o clima, as oscilações demográficas, a falta de alimentos e a peste, constituiu um elemento de peso na crise feudal.
Uma atleta participou das três provas de uma determinada competição. Suas notas, nas duas últimas provas, foram, respectivamente, o dobro e o triplo da nota da primeira. Sabendo-se que a média aritmética das três notas foi 28,6pontos, é correto afirmar que a nota da primeira prova foi:
12
9,2
10,5
15
14,3
O feldspato é representado pela fórmula geral (AB4O8), onde A pode ser os elementos Ca, Na ou K, e B pode ser Al e/ou Si. Em relação aos símbolos Ca, Na, K, Al, Si, é correto afirmar que eles representam respectivamente:
Cálcio, nitrogênio, criptônio, alumínio, silício.
Cálcio, sódio, potássio, alumínio, selênio.
Cálcio, sódio, potássio, alumínio, silício.
Cádmio, sódio, criptônio, prata, silício.
Cádmio, sódio, potássio, alumínio, silício.
Nos feldspatos alcalinos, os átomos de oxigênio possuem estado de oxidação –2. Assim, é correto afirmar que, no feldspato de fórmula KAlSi3O8, os elementos K, Al e Si possuem, respectivamente, os seguintes estados de oxidação:
+1, +3,+4
+2, +3, -3
-2, +2, +3
+1, -3, +4
+1, +3, +2
No Sulfato de cálcio (CaSO4), os átomos de oxigênio apresentam estado de oxidação –2 e o Ca, estado de oxidação +2. A partir dessas informações, é correto afirmar:
O íon Ca+2 possui configuração eletrônica 1s22s22p63s23p2.
O íon Ca+2 possui 20 prótons e 20 elétrons.
O íon O–2 possui 8 prótons e 6 elétrons.
O íon O–2 possui configuração eletrônica 1s22s22p4.
Os elétrons mais energéticos do O–2 possuem números quânticos, principal e secundário, iguais a 2 e 1, respectivamente.
No que diz respeito aos níveis de organização em Biologia, considera-se correta a definição:
População biológica é o conjunto de indivíduos de espécies diferentes que vivem em uma certa região geográfica, interagindo direta ou indiretamente.
Comunidade biológica é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam uma determinada região geográfica.
Sistema é o conjunto integrado de tecidos funcionais dos seres vivos multicelulares complexos.
Biosfera é o conjunto das populações biológicas existentes na superfície da Terra.
Ecossistema é a interação entre o conjunto formado pelos organismos de um determinado habitat, como uma lagoa ou uma floresta, e pelo ambiente físico (biótopo) desse local.
Com relação às características gerais dos seres vivos, é incorreto afirmar:
Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana plasmática.
Apenas as células eucarióticas apresentam ribossomos.
A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie.
O processo de degradação de substâncias complexas em substâncias simples é conhecido como catabolismo.
As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de suas vidas, podem levar a um processo de evolução.
(Adaptado) Acerca da membrana plasmática e da parede celular, assinale a(s) altenativa(s) verdadeira(s).
Os fosfolipídios são constituintes importantes das membranas plasmáticas e possuem regiões hidrofílicas e hidrofóbicas.
Os carboidratos não fazem parte da composição das membranas plasmáticas.
A membrana plasmática das células animais pode apresentar um envoltório externo chamado glicocálix.
Celulose e lignina são os principais componentes da parede secundária da célula vegetal.
A parede primária, nas células vegetais, fica depositada entre a membrana plasmática e a parede secundária.