Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Com relação aos processos pelos quais as substâncias atravessam as membranas biológicas, pode-se afirmar:
I. A solução que apresenta maior concentração de soluto, na osmose, é chamada hipotônica.
II. A bomba de sódio-potássio trabalha contra o gradiente de concentração dos referidos íons.
III. A difusão é um mecanismo altamente eficiente de distribuição de pequenas moléculas e íons a curta distância, por não haver gasto aparente de energia nesse processo.
Está(ão) correta(s):
I, II e III
Apenas I e II
Apenas II
Apenas I e III
Apenas II e III
O tecido muscular é caracterizado por apresentar células altamente contráteis. Nos vertebrados, há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Embora, basicamente, todos apresentem o mesmo mecanismo contrátil, existem diferenças importantes que os adaptam às suas funções particulares. Sobre esses três tipos de tecido muscular, são feitas as seguintes afirmativas:
I. As células do tecido muscular estriado cardíaco apresentam ramificações e estão unidas entre si por estruturas típicas e especializadas da membrana citoplasmática: os discos intercalares.
II. As células do tecido muscular liso, típicas dos órgãos viscerais, são geralmente uninucleadas e fusiformes. Pela ausência dos filamentos de actina e miosina em seu citoplasma, não apresentam as estriações características das células musculares estriadas cardíacas e estriadas esqueléticas.
III. As células do tecido muscular estriado esquelético, também denominadas fibras musculares, caracterizam-se por serem alongadas e possuírem muitos núcleos, uma vez que derivam da fusão de diversas células durante a fase embrionária.
Apenas I
Considerando os processos de proliferação, divisão e diferenciação celular ocorridos durante a espermatogênese, é correto afirmar que o número cromossômico é
23, nos espermatócitos primários.
46, nos espermatócitos primários, e 23, nos espermatócitos secundários.
46, nos espermatócitos primários e secundários, e 23, nas espermátides.
23, nos espermatócitos primários e secundários.
23, nos espermatócitos secundários, e 46, nas espermátides.
No processo de espermatogênese, cada espermátide passa por intensa diferenciação e origina o espermatozóide. Sobre as estruturas desse tipo celular, pode-se afirmar:
I. O acrossomo formou-se a partir da fusão de cisternas repletas de enzimas digestivas, pertencentes ao complexo golgiense das espermátides.
II. O núcleo e as mitocôndrias são transmitidos ao zigoto, durante o processo de fecundação.
III. O flagelo tem a mesma organização interna dos cílios e é responsável pela locomoção dos espermatozóides.
Apenas III
Um estudante observou uma lâmina contendo células de moscas de fruta (drosófilas), cujo número diplóide de cromossomos é 2n=8. Sobre quatro dessas células, A, B, C e D, em processo de divisão celular, esse estudante fez as seguintes observações:
De acordo com as observações feitas pelo estudante, é correto afirmar que a(s) célula(s)
D é diplóide e está na metáfase da segunda divisão meiótica.
C é haplóide e está na metáfase mitótica.
A e B são diplóides e estão na prófase da primeira divisão meiótica.
A e B são haplóides e estão na prófase da primeira divisão meiótica.
A e B são diplóides e estão na prófase mitótica.
(Adaptado) O Brasil é comumente considerado, em sua espacialidade, uma nação marcada por grandes disparidades sociais e econômicas entre suas regiões. “Essas disparidades sociais e regionais em geral agravaram-se com o tipo de modernização ocorrido no país desde meados do século XX, com um crescimento industrial paralelo à maior concentração das riquezas e à integração nacional, e a formação de um espaço geográfico unificado.” (VESENTINI, José William. Geografia – série Brasil, 2005, p. 284).
Nesse sentido, o espaço regional brasileiro caracteriza-se, conforme o mapa a seguir.
(Adaptado de: Atlas Geográfico Escolar. IBGE, 2004, p. 160).
A partir do texto e do mapa, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
As disparidades provocadas pela consolidação industrial e pelas rápidas modificações no espaço configuram a regionalização brasileira apresentada, sob o ponto de vista econômico.
A industrialização do Brasil e sua concentração geográfica, na região R1, criaram um modelo do tipo centro-periferia. Essa organização do espaço coliga-se a uma divisão inter-regional do trabalho: a referida região especializou-se em produção industrial, e as demais fornecem matérias-primas, gêneros agrícolas e mão-de-obra.
A região R3, denominada Amazônia, caracteriza-se pela produção industrial. Isso é resultado da implantação da Zona Franca de Manaus que provocou, em toda a região, um acentuado processo de urbanização e concentração de cidades médias.
A região R2, denominada Polígono das Secas, estende-se ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e ao sudeste de Goiás, integrando a divisão tripartite. Essa foi a primeira região de povoamento europeu e principal região econômica do Brasil colonial por cerca de três séculos.
O problema econômico nordestino intensificou-se a partir do ano de 1950, não apenas pelo declínio de sua incipiente atividade industrial, mas, sobretudo, pela retração da cultura canavieira, principal produto agrícola, e da cultura algodoeira, outro importante recurso dessa região.
(Adaptado) A consolidação do MERCOSUL seguiu a tendência mundial de integração das nações com a criação dos blocos econômicos regionais. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o tratado de Assunção, que constituiu o MERCOSUL. Nesse mesmo ano, instalou-se uma zona de livre-comércio, isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nesses quatro países podia ser comercializada internamente, sem a cobrança de tarifas de importação. Com base nesse enunciado, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
O MERCOSUL, formado por dois países emergentes e por outros dois produtores e exportadores de matéria-prima, já apresenta uma estrutura econômica sólida e definitiva.
Os EUA não têm interesse na consolidação do MERCOSUL, pois isso poderia pôr em risco o projeto ALCA.
A crise econômica da Argentina, em 2001, foi um dos maiores obstáculos, até hoje, para o MERCOSUL, repercutindo negativamente nos países integrantes e ameaçando o futuro do próprio bloco.
O Brasil e a Argentina já tiveram problemas nas discussões relativas aos setores automotivo e sucro-alcooleiro, o que não impediu o avanço em outras negociações dentro do MERCOSUL.
A crise argentina, em 2001, causou acentuada queda do PIB dos países do MERCOSUL, mesmo assim a economia brasileira manteve-se estável, aumentando, consideravelmente, suas exportações para o Uruguai e o Paraguai.
A organização do território de um espaço nacional, assim como as relações de produção, refletem a natureza do sistema social e político, que comanda as relações de produção desse território. Nesse sentido, é correto afirmar:
A organização do espaço brasileiro, para ser entendida, requer a compreensão tanto do processo de desenvolvimento do capitalismo internacional em sua expansão quanto das especificidades desse sistema na formação social brasileira.
Todas as alterações nas formas de dependências, que o poder latino-americano conhece, estão ligadas ao rompimento dos laços construídos historicamente, porém, somente a dependência econômica se mantém.
O subdesenvolvimento latino-americano é conseqüência direta da característica tipicamente tropical desse continente e do estágio primitivo de suas populações autóctones.
O desenvolvimento econômico, social e político do território brasileiro tem sua origem nas políticas nacionalistas, implantadas no período colonial.
O território está formado por uma sociedade constituída, principalmente, por uma maioria com alto poder aquisitivo e uma minoria com baixo poder aquisitivo.
Na organização do território paraibano, a partir da distribuição populacional, especificamente nas regiões localizadas entre o Litoral e o Sertão (o Agreste e o Brejo), observa-se o predomínio de uma intensa densidade demográfica correspondente a 100 e a 300 hab/km2 respectivamente. Nesse contexto, sobre o Agreste e o Brejo paraibano, pode-se afirmar:
I. A origem da ocupação territorial está fundamentada na divisão da propriedade privada da terra em minifúndios, onde impera a agricultura familiar responsável por um índice significativo de emprego no campo.
II. O avanço do capital na pecuária passa a ditar uma nova organização territorial: as áreas de lavouras passam a ser plantadas com palma ou capim para alimentar o gado, o que prejudica o trabalhador rural, que fica sem terra e torna-se migrante.
III. A distribuição territorial da população mantém-se alta em função dos projetos agropecuários implantados pelo poder público e destinados exclusivamente à expansão pastoril em minifúndios, visando fazer cumprir a função social da terra.
Está(ão) correta(s) apenas:
I
II e III
II
I e III
I e II
Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar:
I. É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
II. Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e conseqüente emissão de gases.
III. Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.