Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Com relação a uma experiência envolvendo espelhos curvos, em um determinado laboratório, considere as afirmativas abaixo:
I. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho convexo, é sempre virtual. II. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho côncavo, é sempre real. III. A distância focal é sempre igual ao raio do espelho. IV. A imagem de um objeto, projetada em um anteparo, é sempre real.
Estão corretas apenas:
III e IV
II e IV
I e IV
II e III
I e II
É antigo o desejo de substituir a energia oriunda de combustíveis fósseis por uma outra fonte, cuja forma de obtenção seja mais eficiente, mais barata e não cause danos ambientais. Uma boa alternativa vem da célula combustível do tipo hidrogênio-oxigênio (figura abaixo), que gera eletricidade através de um processo eletroquímico sem emissão de qualquer poluente, sem barulho ou vibração.
(Adaptada de: CHANG, Raymond, Chemistry 5ed. USA: Mcgraw-Hill, 1994, p. 787).
De acordo com as informações sobre essa célula, é correto afirmar:
A oxidação de O2(g) ocorre no cátodo.
A redução do H2(g) ocorre no ânodo.
O potencial padrão da célula é igual a -0,43V.
A reação eletroquímica da célula é espontânea nas condições padrões.
A reação global do processo eletroquímico é 2H2(g) + O2(g) -> 2H2O(l) + 4e-.
Um mesmo elemento pode apresentar-se de diversas formas na natureza, as quais são chamadas de alotrópicas, e o referido fenômeno conhecido como alotropia. O diamante e o grafite, representados a seguir, são exemplos de formas alotrópicas do carbono.
Em relação ao diamante e ao grafite, é correto afirmar:
Os átomos de carbono possuem o mesmo tipo de hibridização no diamante e no grafite.
Essas formas alotrópicas possuem as mesmas propriedades físicas.
Os átomos de carbono, no diamante, estão separados por ângulos de 109°28'.
Os átomos de carbono possuem hibridização sp2 e sp3, respectivamente, no diamante e no grafite.
Os átomos de carbono formam ligações sigma C - C do tipo sp3 – sp3, tanto no diamante quanto no grafite.
Os químicos, com o objetivo de diminuir impactos negativos para o meio ambiente, têm produzido compostos sintéticos para usá-los como essências na produção de perfumes, substituindo os aromas naturais. Dentre esses compostos, encontram-se o MIRCENO, o CITRAL, o GERANIOL e a CIVETONA, conforme estruturas abaixo. Esses compostos substituem essências extraídas, respectivamente, da verbena, do limão, de rosas e de glândulas de um gato originário do Egito.
Em relação às estruturas desses compostos, é INCORRETO afirmar:
Civetona e Citral são compostos carbonílicos.
Geraniol é um álcool insaturado, com ligações duplas conjugadas.
Mirceno é um trieno que possui ligações duplas conjugadas.
Civetona possui cadeia cíclica, homogênea e insaturada.
Mirceno e Geraniol são, respectivamente, apolar e polar.
A molécula do Paracetamol, estrutura representada abaixo, é o princípio ativo dos analgésicos Tylenol, Cibalena e Resprin.
Em relação à molécula do Paracetamol, é correto afirmar que:
possui um anel ciclo-hexano.
possui apenas átomos de carbono insaturados.
possui apenas átomos de carbono secundários.
possui as funções fenol e amida.
é apolar.
Sabor e aroma são duas sensações que estão resumidas na palavra inglesa FLAVOR. Daí surgiu a palavra FLAVORIZANTE, que significa substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma de alimentos e bebidas industrializadas. Dentre os compostos sintéticos, destacam-se os ésteres da tabela abaixo.
(Adaptada de: FELTRE, Ricardo. Química. 6ªed., São Paulo: Moderna, 2004, v.3, p.103).
Em relação ao nome oficial desses ésteres, é correto afirmar que o éster
III é octanoato de etila.
I é acetato de etila.
V é butil butanoato.
IV é etanoato de butila.
II é etanoato de isopentila.
Um professor de Biologia orientou os estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as características que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:
Em seguida, o professor explicou e caracterizou os diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos, encontra-se na alternativa:
I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra, centopéias, carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra e centopéias V. Carrapatos, aranhas, escorpiões, ca-ranguejos, siris, camarões VI. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
I. Esponjas e estrelas-do-mar II. Minhocas III. Piolhos de cobra e centopéias IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas, piolhos de cobra e centopéias IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
I. Esponjas e estrelas-do-mar II. Minhocas, piolhos de cobra e centopéias III. Carrapatos, aranhas e escorpiões IV. Caranguejos, siris e camarões V. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
De acordo com suas características nutricionais, três tipos de bactérias são descritas a seguir.
Nesse contexto, sobre essas bactérias, é correto afirmar:
I é autotrófica quimiossintetizante, e II e III são heterotróficas fermentadoras.
I, II e III são autotróficas.
I e III são autotróficas quimiossintetizantes, e II é fotossintetizante.
I e II são autotróficas fotossintetizantes, e III é heterotrófica fermentadora.
I é autotrófica quimiossintetizante, II é autotrófica fotossintetizante, e III, heterotrófica fermentadora.
(Adaptado) Acerca dos organismos unicelulares, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s).
Euglenófitas possuem representantes fotossintentizantes e heterotróficos, como também flagelos para locomoção.
Entamoeba histolytica (espécie causadora da amebíase) e representantes do gênero Plasmodium (causadores da malária) são organismos unicelulares heterotróficos.
Diatomáceas são responsáveis pelo fenômeno conhecido como maré vermelha.
Diatomáceas caracterizam-se por utilizarem cílios e flagelos na locomoção e apresentarem frústula ou carapaça impregnada de sílica.
Chlamydomonas possuem zigósporo, que se origina a partir da fusão de indivíduos sexualmente maduros, e, por meiose, dá origem a quatro indivíduos haplóides.
Sobre os representantes do reino Fungi, pode-se afirmar:
I. Ascomicetos possuem hifas cenocíticas e não possuem ascocarpo (estrutura de frutificação). II. Basidiomicetos, além das fases haplóide e diplóide, apresentam uma terceira fase dicariótica. III. Ascomicetos e Basidiomicetos apresentam ciclo de vida haplobionte haplonte.
Está(ão) correta(s) apenas:
I e III
I
II