Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O ozônio, O3, é uma substância que pode ser benéfica ou prejudicial ao meio ambiente. Por exemplo, na estratosfera, a camada de ozônio atua como filtro de radiação ultravioleta, enquanto, na troposfera (próximo à superfície da terra), essa substância é um poluente perigoso. Sobre o ozônio, identifique as afirmativas corretas:
A estrutura eletrônica do ozônio é representada pelas formas de ressonância:
A molécula de ozônio é formada por ligações iônicas.
O ozônio é um isótopo do oxigênio.
A molécula de ozônio apresenta geometria angular.
O número total de elétrons de valência na molécula de ozônio é 18.
A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:
Populações, tecidos e átomos.
Populações, moléculas e órgãos.
Moléculas, átomos, e órgãos.
Moléculas, organismos e células.
Células, tecidos e organismos.
Em uma aula prática de histologia animal, o professor entregou aos seus alunos quatro lâminas histológicas com material preparado a partir dos seguintes tecidos animais:
Após observarem ao microscópio de luz, os alunos identificaram nas lâminas 1, 2, 3 e 4, respectivamente, os seguintes tipos celulares:
Melanócitos, gliócitos, miócitos e condroblastos.
Gliócitos, miócitos, condroblastos e melanócitos.
Miócitos, condroblastos, melanócitos e gliócitos.
Condroblastos, melanócitos, gliócitos e miócitos.
Miócitos, gliócitos, condroblastos e melanócitos.
Após a fecundação, a célula-ovo inicia o processo de divisões celulares sucessivas, originando várias células iguais, que, pelo processo de diferenciação celular, irão originar os diversos tecidos do futuro organismo. Esse processo é denominado de totipotência, principal característica das células-tronco embrionárias. Considere que um grupo de pesquisadores desenvolve estudos com células-tronco não-embrionárias e necessita utilizar células com potencial de originar diferentes tipos celulares. Para o sucesso dessa pesquisa, dentre os tipos celulares citados abaixo, o mais recomendado é o de:
células do epitélio intestinal
células da glia
células adiposas
células da medula óssea vermelha
células musculares
Graças ao desenvolvimento da Biologia Molecular, sabe-se que, no interior das mitocôndrias, existem moléculas de ácido desoxirribonucléico (DNA), com alguns genes relacionados à síntese de proteínas envolvidas nas etapas da respiração celular.
Mutações ocorridas nos genes mitocondriais estão associadas ao aparecimento de doenças humanas, como o mal de Alzheimer, diabetes melito e muitas outras enfermidades.
Nesses casos, essas doenças são transmitidas apenas pelas mães aos seus descendentes porque:
essas enfermidades só ocorrem no sexo feminino.
a quantidade de mitocôndrias é maior nos óvulos do que nos espermatozóides.
as mitocôndrias dos espermatozóides desintegram-se no citoplasma dos óvulos após a fecundação.
as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia nas células.
as mitocôndrias nos indivíduos do sexo masculino não possuem DNA.
No zigoto de um anfioxo, após a primeira divisão mitótica, tem início o desenvolvimento embrionário, que pode ser dividido em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese. Acerca dessas etapas do desenvolvimento, identifique as afirmativas corretas:
A segmentação é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre a diferenciação dos tecidos e dos órgãos a partir dos três folhetos germinativos.
A gastrulação é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre o surgimento dos três folhetos germinativos.
A segmentação é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre o surgimento da blástula.
A organogênese é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre a formação dos tecidos e órgãos.
A organogênese é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre a formação do ectoderma, do mesoderma e do endoderma.
A figura, a seguir, representa uma célula eucariótica com detalhe para o núcleo e seus constituintes.
De acordo com as funções desempenhadas pelos constituintes indicados na figura, identifique as afirmativas corretas:
O envoltório nuclear comunica-se com o retículo endoplasmático granular.
A síntese de proteínas será afetada, se o nucléolo for experimentalmente removido ou impedido de funcionar.
Os poros permitem a passagem da cromatina para o citosol, fenômeno indispensável para que ocorra a síntese de proteínas.
A cromatina é constituída pelas moléculas de DNA associadas a proteínas.
Os poros permitem a entrada das subunidades dos ribossomos para o núcleo.
A figura abaixo representa uma célula, durante o período G1 do ciclo celular, com número diplóide de cromossomos igual a quatro (2n=4).
A seguir estão esquematizadas três anáfases possíveis, em A, B e C, caso essa célula se divida por meiose ou mitose.
De acordo com os esquemas, identifique as afirmativas corretas:
As três anáfases esquematizadas ocorrem durante a meiose.
A anáfase esquematizada em A representa a anáfase I da meiose.
A anáfase esquematizada em B representa a anáfase II da meiose.
A anáfase esquematizada em A apresenta oito moléculas de DNA.
A anáfase esquematizada em C corresponde à anáfase da mitose.
O MERCOSUL e outros blocos econômico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.
Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:
A atual parceria entre o MERCOSUL e a União Européia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.
A aproximação entre o MERCOSUL e a União Européia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.
Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Européia aos seus agricultores, aumentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do MERCOSUL.
O Produto Nacional Bruto (PNB) do MERCOSUL, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.
As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o MERCOSUL, os EUA e a União Européia.
O Brasil é, atualmente, uma potência econômica regional que segue o mesmo padrão de desenvolvimento dos países ricos, fundamentado na produção e no consumo de bens duráveis e não-duráveis. De acordo com o exposto, identifique a afirmativa que apresenta uma contraposição ao modelo de desenvolvimento neoliberal:
O país deve adotar o modelo econômico que aproveite ao máximo os recursos naturais e humanos, pois eles são abundantes, e todos os cidadãos têm direito ao consumo irrestrito.
O modelo econômico mais apropriado ao país deve ser orientado para as exportações, que trazem as divisas necessárias ao crescimento econômico.
O país deve adotar um modelo econômico que aumente a renda da população, estimule as exportações, o consumo de bens importados não-duráveis e a produção de bens duráveis.
O modelo de desenvolvimento econômico apropriado ao país deve estimular a produção interna de alimentos, bens e serviços, promover a justiça social e a preservação dos recursos naturais.
O país deve adotar um modelo de desenvolvimento econômico alternativo, semelhante ao da China, cuja mão-de-obra barata estimula o aumento da produção de bens não-duráveis.