Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O filo Mollusca surgiu no início da era Paleozóica, há cerca de 500 milhões de anos, sendo representado por milhares de espécies. Os mares antigos apresentavam grande biodiversidade, comprovada pelos milhares de fósseis encontrados em seus sedimentos. No litoral Sul do Brasil, são encontrados amontoados de conchas de moluscos, denominados sambaquis. Nesse contexto, identifique as características gerais dos organismos representantes desse filo:
São todos hermafroditas com reprodução cruzada.
Possuem sistema digestório com boca e ânus.
Possuem uma ou mais brânquias, relacionadas com a respiração em ambiente aquático, ou um pulmão, estrutura adaptada à respiração aérea.
Possuem sistema circulatório formado por vasos associados ao coração, e a excreção é feita principalmente por metanefrídios.
Não possuem sistema nervoso ganglionar.
Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas corretas:
Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a gêneros diferentes.
Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo gênero.
Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes diferentes.
Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo filo.
Callonychium brasiliense e Amazonetta brasiliensis pertencem a filos diferentes.