Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A figura abaixo representa um cromossomo hipotético, em que estão assinaladas as posições de 5 genes (aqui chamados de able, binor, clang, ebrac e fong), e a tabela na seqüência mostra a distância entre eles.
Com base nos estudos sobre mapeamento genético, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Para não se perderem na floresta, João e Maria resolveram fazer marcas nas árvores pelas quais passavam. A marca consistia em cortar com uma faca um anel do tronco, na altura dos seus olhos. Na volta para casa algum tempo depois, ficaram surpresos ao observar que algumas das árvores que tinham marcado estavam morrendo. Considere o esquema do caule das árvores apresentado abaixo e assinale a alternativa que explica o que ocorreu.
Ao cortarem o anel das árvores, João e Maria removeram o felogênio, o que resultou na falta de produção de parênquima cortical necessário à manutenção do tronco.
Embora o corte tenha atingido apenas a camada 1, os troncos perderam sua proteção natural, o que levou à morte das árvores.
As árvores teriam sobrevivido se o corte chegasse somente até a região do câmbio, pois ficariam preservadas as estruturas essenciais a sua sobrevivência: a camada 4 e o cerne.
Quando foram cortadas, as árvores que estão morrendo perderam a estrutura 3, responsável pela distribuição de nutrientes.
Pequenos ferimentos causados na estrutura 2 já são suficientes para matar as árvores, pois essa estrutura é responsável pela proteção contra a dessecação do tronco.
Segundo o modelo atômico de Niels Bohr, proposto em 1913, é correto afirmar:
No átomo, somente é permitido ao elétron estar em certos estados estacionários, e cada um desses estados possui uma energia fixa e definida.
Quando um elétron passa de um estado estacionário de baixa energia para um de alta energia, há a emissão de radiação (energia).
O elétron pode assumir qualquer estado estacionário permitido sem absorver ou emitir radiação.
No átomo, a separação energética entre dois estados estacionários consecutivos é sempre a mesma.
No átomo, o elétron pode assumir qualquer valor de energia.
Um solução saturada de Ag3PO4, a 25 °C, contém 1,2 miligramas desse sal por litro de solução.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as concentrações, em mol.L-1, dos íons Ag+ e PO43- e o valor da constante produto de solubilidade (Kps) do Ag3PO4.
Massas molares: Ag = 107,9 g.mol-1; P = 31,0 g.mol-1; O = 16,0 g.mol-1.
8,7 x 10-6, 2,9 x 10-6 e 7,6 x 10-11.
2,9 x 10-6, 2,9 x 10-6 e 8,4 x 10-12.
2,9 x 10-6, 2,9 x 10-6 e 7,1 x 10-23.
2,9 x 10-6, 8,7 x 10-6 e 8,4 x 10-12.
8,7 x 10-6, 2,9 x 10-6 e 2,0 x 10-21.
O gráfico a seguir descreve as variações das concentrações das espécies presentes num sistema reacional, em função do tempo, para a reação hipotética:
Com base no gráfico, assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta os coeficientes x, y e z e indica se o valor de Kc é maior ou menor que 1.
1, 1, 2, <1.
1, 1, 2, >1.
1, 3, 2, <1.
1, 3, 2, >1.
2, 1, 1, >1.
10,00 mL de uma solução de (NH4)2SO4 foram tratados com excesso de NaOH. O gás NH3 liberado foi absorvido em 50,00 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de HCℓ. O HCℓ que sobrou foi neutralizado por 21,50 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de NaOH. Qual a concentração da solução de (NH4)2SO4 em mol.L-1?
0,28
0,14
0,32
0,42
0,50
O gráfico a seguir corresponde à tendência da primeira energia de ionização em função do número atômico do elemento, do hidrogênio (Z = 1) ao radônio (Z = 86). A energia de ionização corresponde à energia necessária para remover um elétron do átomo neutro.
Acerca do tema, considere as afirmativas a seguir:
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
A dureza da água é um problema que afeta residências e indústrias por gerar acúmulo mineral nas tubulações e dificultar a formação de espumas de sabão e detergentes. Relacione os elementos da coluna da esquerda, que apresenta as constantes de produto de solubilidade de carbonatos, com as afirmativas da coluna da direita.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
3 – 4 – 1 – 2.
3 – 2 – 1 – 4.
4 – 2 – 3 – 1.
3 – 1 – 4 – 2.
2 – 4 – 1 – 3.
Num experimento demonstrativo, foi realizada a queima de um fio de magnésio, reação que libera grande quantidade de calor e luz. Um aluno tomou nota de alguns dados. Examinou o fio de magnésio utilizado, constatando que pesava 2,43 g. Além disso, procurou numa tabela e anotou a densidade do magnésio (d = 1,74 g.cm-3). Após a queima do fio de magnésio, sobraram cinzas que o aluno recolheu e pesou, obtendo o valor de 4,03 g. Compactando-as em um canudo, o volume das cinzas foi estimado em 1,1 cm³. A partir dos dados anotados pelo aluno, é correto concluir:
A densidade do óxido de magnésio é menor que a densidade do metal.
A densidade do óxido de magnésio é aproximadamente o dobro da densidade do metal.
A densidade do óxido de magnésio é igual à densidade do metal.
Na queima do fio, a soma das massas dos reagentes não é igual à dos produtos.
A densidade do óxido de magnésio é quatro vezes maior que a do metal.
Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar:
Os ventos monçônicos resultam das bruscas variações diurnas de temperatura.
Durante a atuação do fenômeno La Niña, o Sul do Brasil costuma ser afetado por índices pluviométricos superiores à média climática, que provocam enchentes e inundações, enquanto o Nordeste permanece seco.
O movimento rotacional é o principal fator das mudanças climáticas ao longo do ano em todas as regiões da Terra
Apesar da variabilidade dos fatores climáticos, se for conhecida a latitude de certo local, é possível determinar o seu clima.
O hemisfério Norte apresenta mais contrastes climáticos do que o hemisfério Sul, posto que neste há uma menor concentração de terras e, conseqüentemente, uma maior influência das massas oceânicas.