Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2014 - C. Gerais. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A equação geral dos gases ideais é uma equação de estado que correlaciona pressão, temperatura, volume e quantidade de matéria, sendo uma boa aproximação ao comportamento da maioria dos gases.
Os exemplos descritos a seguir correspondem às observações realizadas para uma quantidade fixa de matéria de gás e variação de dois parâmetros. Numere as representações gráficas relacionando-as com as seguintes descrições.
1. Ao encher um balão com gás hélio ou oxigênio, o balão apresentará a mesma dimensão. 2. Ao encher um pneu de bicicleta, é necessária uma pressão maior que a utilizada em pneu de carro. 3. O cozimento de alimentos é mais rápido em maiores pressões. 4. Uma bola de basquete cheia no verão provavelmente terá aparência de mais vazia no inverno, mesmo que não tenha vazado ar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na numeração das representações gráficas.
1 – 3 – 4 – 2.
2 – 3 – 4 – 1.
4 – 2 – 1 – 3.
4 – 3 – 1 – 2.
2 – 4 – 3 – 1.
As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.
No modelo atômico de Bohr:
1. O elétron circula em órbita com raio definido. 2. O elétron é descrito por uma função de onda. 3. Para descrever o elétron num orbital são necessários 4 números quânticos. 4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.
Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:
1 e 2 apenas.
2 e 3 apenas.
2, 3 e 4 apenas.
1 e 4 apenas.
1, 3 e 4 apenas.
“Fórmula para fraudar leite no Sul era vendida a R$ 10 mil, diz Promotoria. Para cada 9 litros de leite, o fraudador misturava um litro de água e adicionava 10 gramas de ureia industrializada, que mascarava a dissolução. Essa substância continha formol, produto cancerígeno, que o MPE [Ministério Público Estadual] informou estimar ter contaminado 100 milhões de litros de leite em um ano.” (Notícia disponível em <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/05/11/formula-para-fraudar-leite-no-sul-era-vendida-a-r-10-mil-diz-mp.htm> acesso em 08 ago. 2013.)
O texto extraído da notícia informa que o produto utilizado para fraudar o leite continha ureia e formol, compostos que possuem estruturas semelhantes, como mostrado a seguir.
Com base nas estruturas, analise as seguintes afirmações:
1. O número de oxidação do carbono na ureia é maior (mais positivo) que do carbono no formol. 2. A carga formal do carbono da ureia é maior (mais positivo) que do carbono no formol. 3. Em ambos os casos a hibridização do carbono é sp2. 4. Formol é um álcool.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
O dióxido de nitrogênio, proveniente da queima de combustíveis fósseis, é uma das espécies que mais contribui para o efeito da chuva ácida. A reação química que provoca a diminuição do pH da água da chuva é representada pelo equilíbrio a seguir:
Num ensaio em laboratório, foram acondicionados num sistema fechado N2(g), O2(g), NO2(g) e vapor de água que está em equilíbrio com água líquida. A partir desses dados, considere as seguintes afirmações:
1. O aumento na pressão total do sistema tenderá a diminuir o pH da solução dentro do sistema. 2. Um aquecimento brando tenderá a aumentar o pH da solução dentro do sistema. 3. A adição de excesso de água líquida no sistema tenderá a deslocar o equilíbrio, diminuindo o pH da solução dentro do sistema. 4. A contribuição do ácido nitroso (HNO2) para o pH da solução dentro do sistema é desprezível.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As principais substâncias utilizadas no doping no esporte são classificadas como estimulantes, esteroides e diuréticos. São exemplos dessas classes, respectivamente, metanfetamina, testosterona e hidroclorotiazida, cujas estruturas são mostradas a seguir.
A partir das estruturas das três substâncias, analise as afirmativas a seguir:
1. A testosterona possui seis carbonos quirais. 2. A metanfetamina possui dois isômeros ópticos. 3. A hidroclorotiazida possui isômeros geométricos. 4. As três substâncias utilizadas em doping apresentam algum tipo de isomeria.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Sobre as substâncias utilizadas em doping, apresentadas na questão anterior, considere as seguintes afirmativas:
1. A metanfetamina possui uma amina secundária. 2. A testosterona é um composto aromático. 3. A testosterona possui função cetona. 4. A hidroclorotiazida é um sal.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
A coloração de Gram é um importante método empregado na microbiologia, que permite diferenciar bactérias em duas classes – as Gram-positivas e Gram-negativas – em função das propriedades químicas da parede celular. As bactérias Gram-positivas possuem na parede celular uma camada espessa de peptideoglicano, que é uma rede polimérica contendo açúcares (N-acetilglicosamina e ácido N-acetilmurâmico) e oligopeptídeos, enquanto que as bactérias Gram-negativas contêm uma camada fina. Na coloração de Gram utiliza-se o cristal violeta (cloreto de hexametilpararoanilina), que interage com o peptideoglicano. A adição de iodeto causa a precipitação do corante e as partículas sólidas ficam aprisionadas na rede polimérica, corando a parede celular. Abaixo estão esquematizadas a rede polimérica do peptideoglicano e as estruturas das espécies envolvidas.
A partir das informações fornecidas, é correto afirmar que a principal interação entre o cristal violeta e a parede celular é:
ligação de hidrogênio.
interação íon-dipolo.
interação íon-dipolo instantâneo.
interação dipolo-dipolo.
interação dipolo-dipolo instantâneo.
A pólvora negra, utilizada como propelente em armas de fogo, consiste numa mistura de enxofre, carvão vegetal e salitre. A reação que causa a propulsão e lançamento do projétil é descrita por:
Dados: M(g/mol): C = 12, S = 32; O = 16, N = 14, K = 39
Para formular uma mistura baseada na estequiometria da reação, a proporção em massa dos constituintes enxofre, carvão vegetal e salitre na mistura deve ser, respectivamente:
12%, 13%, 75%.
32%, 12%, 56%.
33%, 17%, 50%.
35%, 11%, 54%.
40%, 20%, 40%.
A troca do gás oxigênio entre o ar atmosférico, presente nos alvéolos pulmonares, e os capilares sanguíneos pode ser expressa pela fórmula:
Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, e o ar atmosférico torna-se mais rarefeito. Ao escalar uma montanha, o alpinista percebe que sua respiração vai ficando mais difícil. Essa dificuldade é ocasionada porque um dos fatores, expresso na fórmula, está alterado. Qual é esse fator?
Área alveolar.
Coeficiente de difusão do gás.
Distância entre o tecido epitelial do alvéolo pulmonar e o capilar sanguíneo.
Diferença de pressão entre o ar alveolar (ar atmosférico) e o capilar sanguíneo.
Produto entre a área alveolar pela distância entre o alvéolo pulmonar e o capilar sanguíneo.
Nas figuras 1 e 2, abaixo, estão representados os ciclos de duas endemias que ocorrem no Brasil.
Quais são, respectivamente, as doenças representadas nas figuras 1 e 2?
Raiva e febre amarela.
Leptospirose e dengue.
Raiva e malária.
Leptospirose e febre amarela.
Leishmaniose e dengue.