Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2018 - C. Gerais. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Os ciclos de vida de organismos com reprodução sexuada têm características em comum, como a meiose e a fertilização. O que acontece entre esses dois eventos pode variar dependendo do tipo de ciclo de vida. Considerando os tipos de ciclo de vida dos seres com reprodução sexuada, é correto afirmar:
A meiose zigótica, característica do ciclo de vida diplobionte (alternância de gerações), ocorre em plantas e algas multicelulares.
No ciclo de vida haplobionte haplonte, comum em fungos, a meiose é gamética.
Animais apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte, caracterizado por meiose gamética.
Em plantas, a meiose espórica produz gametas haploides, caracterizando o ciclo de vida haplobionte haplonte.
A meiose zigótica ocorre em animais que apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte.
Uma coruja caça durante a noite e captura um morcego. Ambos são capturados por uma rede armada por pesquisadores. Após análise cuidadosa da coruja e do morcego, os pesquisadores encontraram, sob as penas da coruja, ácaros e piolhos, e sob os pelos do morcego, moscas hematófagas. As interações interespecíficas entre a coruja e o morcego, entre os ácaros e os piolhos e entre as moscas hematófagas e o morcego são denominadas, respectivamente:
predação, parasitismo e inquilinismo.
predação, mutualismo e parasitismo.
parasitismo, competição e predação.
predação, competição e parasitismo.
competição, inquilinismo e parasitismo.
Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto à cor da pelagem:
9 pretos – 3 marrons – 4 albinos.
9 pretos – 4 marrons – 3 albinos.
3 pretos – 1 albino.
1 preto – 2 marrons – 1 albino.
3 pretos – 1 marrom.
A bomba de sódio-potássio:
1. é caracterizada pelo transporte de íons potássio de um meio onde se encontram em menor concentração para outro, onde estão em maior concentração. 2. é uma forma de transporte passivo, fundamental para igualar as concentrações de sódio e potássio nos meios extra e intracelular. 3. está relacionada a processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos. 4. é fundamental para manter a concentração de potássio no meio intracelular mais baixa do que no meio extracelular. 5. é uma forma de difusão facilitada importante para o controle da concentração de sódio e potássio no interior da célula.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Considerando a fotossíntese e a respiração celular aeróbica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Quando a taxa de fotossíntese é maior que a taxa de respiração celular, há maior disponibilidade de carboidratos para a planta. ( ) Em plantas, a taxa de fotossíntese é sempre superior à taxa de respiração celular aeróbica. ( ) As taxas de fotossíntese e de respiração celular podem se equivaler, de modo que todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese. ( ) A fotossíntese produz carboidratos, que são utilizados na respiração celular, e a respiração celular transforma os carboidratos em dióxido de carbono, que é utilizado na fotossíntese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
V – V – F – V.
F – F – F – V.
V – F – F – F.
Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:
gera mutações específicas para os ambientes ao norte e ao sul do rio.
promove a competição entre roedores brancos e castanhos.
aumenta a probabilidade de sobrevivência apenas dos roedores brancos.
promove a cooperação entre roedores brancos e castanhos.
favorece diferentes fenótipos ao norte e ao sul do rio.
A microinjeção pronuclear de óvulos fertilizados é o método mais amplamente utilizado para a produção de camundongos transgênicos. Esse método consiste na injeção de uma solução de DNA contendo o transgene de interesse no pronúcleo de um óvulo recém-fertilizado. Os óvulos são então transferidos para os ovidutos de uma fêmea, onde se desenvolvem. Considerando a técnica de microinjeção pronuclear de óvulos fertilizados, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O transgene será expresso nas células somáticas e germinativas dos indivíduos transgênicos. ( ) A expressão do transgene ocorrerá pela tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do transgene. ( ) O transgene será transmitido para a descendência do camundongo transgênico de forma mendeliana. ( ) O camundongo transgênico produzirá descendentes com o código genético modificado.
F – V – F – F.
V – V – V – F.
F – F – V – V.
Decisão de Trump gera onda de críticas no mundo. “Grande decepção”, “irresponsável”, “equivocada”: as reações ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, de que vai retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima foram negativas em todo o mundo. (Fonte: <http://istoe.com.br>.)
A notícia acima menciona as reações de outros países após o presidente dos EUA anunciar que não respeitará o acordo firmado entre 195 países para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável.
O objetivo do acordo é voltado à redução na emissão principalmente do gás:
dióxido de nitrogênio.
dióxido de carbono.
clorofluorcarboneto.
dióxido de enxofre.
ozônio.
O desenho abaixo ilustra como ocorre uma transformação química em que a espécie A (esferas cinzas) reage com a espécie B (esferas pretas), de modo a formar uma nova substância.
Qual é a equação química que descreve de maneira correta a reação que está esquematizada no desenho?
A2 + B → A2B
A2 + 4B → 2AB2
2A + B4 → 2AB2
A + B2 → AB2
A4 + B4 → 4AB
Na mitocôndria, ocorre o processo final das vias de degradação oxidativa, chamado de cadeia de transporte de elétrons. Nesse processo, os elétrons provindos do NADH e FADH2 são transportados por complexos proteicos dispostos espacial e energeticamente, de modo que formem um gradiente de energia livre, em que o fluxo de elétrons vai do componente de maior energia livre para o de menor. O receptor final dos elétrons é a molécula de oxigênio, que é convertida em água. O potencial redox está relacionado com a energia livre através da relação ΔG = nF(-ΔE), em que ΔG é a variação de energia livre, ΔE é a variação de potencial, n é número de elétrons e F é a constante de Faraday. Na tabela abaixo, são fornecidos alguns componentes presentes na cadeia de transporte de elétrons e os respectivos valores de potencial de redução.
Respeitando o gradiente de energia livre, o fluxo de elétrons deve percorrer a sequência mostrada em:
I→II→IV→III→V→VI.
II→III→IV→VI→V→I.
I→IV→VI→III→V→II.
VI→II→IV→III→V→I.
VI→I→V→II→IV→III.