Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2019 - C. Gerais. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Pode-se representar o número de indivíduos de cada nível trófico por uma pirâmide de números. O diagrama abaixo representa uma pirâmide de números.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os organismos indicados no diagrama.
1 = árvore – 2 = pulgão – 3 = joaninha – 4 = pássaro.
1 = capim – 2 = pulgão – 3 = joaninha – 4 = pássaro.
1 = árvore – 2 = pássaro – 3 = joaninha – 4 = pulgão.
1 = bezerro – 2 = capim – 3 = homem – 4 = parasita intestinal do homem.
1 = capim – 2 = bezerro – 3 = homem – 4 = parasita intestinal do homem.
No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.
A febre amarela é uma doença bacteriana e sua transmissão ocorre pela picada de mosquito do gênero Aedes.
Sarampo e tuberculose são doenças provocadas por vírus e transmitidas por gotículas eliminadas por tosse e espirro.
Febre amarela e sarampo são doenças causadas por vírus, e para ambas a prevenção pode ser realizada por meio de vacinação.
A tuberculose é causada pelo vírus de Koch, e a prevenção pode ser feita por meio da vacina tríplice viral.
Tuberculose e sarampo são doenças bacterianas, e para ambas a prevenção pode ser realizada por meio de vacinação.
Sobre a divisão celular, é correto afirmar:
Ao final da mitose ocorre redução da ploidia da célula por meio da separação das cromátides-irmãs.
Os gametas haploides são originados por meio da separação dos cromossomos homólogos que ocorre na meiose I.
A segregação dos cromossomos homólogos ocorre durante a mitose I, originando gametas haploides.
A meiose origina gametas haploides por meio da separação das cromátides-irmãs.
O crossing over ocorre durante a mitose, podendo produzir gametas recombinantes.
Em relação às espermatófitas, é correto afirmar:
Gimnospermas e angiospermas apresentam embriões unicelulares que se desenvolvem dentro de sementes envolvidas por frutos.
Nas angiospermas, a geração esporofítica (2n) é dominante, enquanto nas gimnospermas a geração gametofítica (n) é dominante.
Nas espermatófitas, a semente é bitegumentar e envolvida por fruto.
As espermatófitas apresentam grão de pólen haploide que corresponde ao gametófito masculino.
Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas possuem embrião multicelular bem como sementes, motivo pelo qual são denominadas espermatófitas.
A lactase é uma enzima presente no intestino delgado que converte lactose em galactose e glicose. Algumas pessoas apresentam níveis baixos da enzima lactase e, por isso, podem ter dificuldade em digerir a lactose presente no leite. O diagnóstico dessa deficiência de lactase pode ser feito por meio de exames de sangue: são colhidas amostras de sangue e medidos os níveis de glicemia após 12 horas de jejum e após 30 e 60 minutos da ingestão de lactose dissolvida em água. Nos pacientes com níveis normais de lactase, ocorre aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais em pelo menos um dos intervalos de tempo (30 e 60 minutos). Em pacientes com níveis baixos de lactase, o aumento da glicemia nas duas dosagens após a ingestão de lactose é menor que 20 mg/dL. Considerando a deficiência de lactase e o teste descrito no texto, é correto afirmar:
Devido à deficiência de lactase, a glicose chega inalterada ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases e ácido láctico.
Um aumento de pelo menos 20 mg/dL na glicemia indica que o paciente tem deficiência de lactase, pois houve acúmulo de lactose no sangue.
Em pacientes com deficiência de lactase, a lactose ofertada no teste é convertida somente em galactose, motivo pelo qual não há aumento da glicemia.
Em pacientes sem deficiência de lactase, um aumento de pelo menos 20 mg/dL na glicemia indica síntese adequada de lactose pela ação da lactase.
Se houver aumento da glicemia maior que 20 mg/dL após a ingestão de lactose, significa que houve conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.
Sobre o processo evolutivo, é correto afirmar:
As mutações genéticas ocorrem com o objetivo de promover adaptação dos organismos ao ambiente.
Alterações na sequência de aminoácidos do DNA dos organismos podem ser vantajosas, neutras ou desvantajosas para seus portadores.
Em uma população, uma característica vantajosa tende a aumentar de frequência na geração seguinte pela ação da seleção natural.
Os organismos de uma população biológica são idênticos entre si, potencializando a ação da seleção natural.
Os organismos atuais estão se modificando geneticamente para se adaptar às mudanças climáticas, como o aquecimento global.
Em relação às trocas gasosas que os animais realizam com o meio externo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Brânquias, pulmões e traqueias são estruturas especializadas para trocas gasosas.
( ) As trocas gasosas podem ocorrer por difusão através da superfície corporal, caracterizando as trocas tegumentares ou cutâneas.
( ) Os túbulos de Malpighi são estruturas que realizam as trocas gasosas nas aves.
( ) O gás carbônico (CO2) e o oxigênio (O2) são gases importantes para as trocas gasosas.
( ) As traqueias são estruturas relacionadas com a respiração em ambientes aquáticos e ocorrem em peixes e anfíbios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – F – V – F.
V – F – F – V – V.
F – V – V – F – V.
F – V – V – V – F.
V – F – F – F – V.
Diana pretende distribuir 6 litros de geleia em 25 potes iguais. Cada pote possui internamente o formato de um paralelepípedo de base quadrada com 5 cm de lado. Dividindo igualmente a geleia em todos os potes, qual é a altura interna que a geleia atingirá em cada recipiente?
6,0 cm.
7,5 cm.
9,6 cm.
15,0 cm.
24,0 cm.
Giovana deseja fazer um painel usando folhas de papel de tamanhos carta e A4. O painel será composto por duas faixas, cada uma contendo apenas folhas inteiras de um tipo dispostas lado a lado (sem sobreposição e sem espaço entre elas), formando uma figura retangular, sem sobras e sem cortes de papel. As folhas do tipo carta (1) serão dispostas na posição vertical, e as folhas do tipo A4 (2) serão dispostas na posição horizontal, conforme ilustra a figura abaixo:
Sabendo que as folhas A4 têm tamanho 210 mm por 297 mm e que as folhas carta têm tamanho 216 mm por 279 mm, a menor quantidade total de folhas de papel (incluindo A4 e carta) que Giovanna precisa usar para conseguir atender às exigências do enunciado é:
12.
19.
21.
57.
88.
Suponha que a carga suportada por uma viga seja diretamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua espessura e inversamente proporcional ao seu comprimento. Sabendo que uma viga de 2 m de comprimento, 15 cm de largura e 10 cm de espessura suporta uma carga de 2.400 kg, qual é a carga suportada por uma viga de 20 cm de largura, 12 cm de espessura e 2,4 m de comprimento?
2.880 kg.
3.200 kg.
3.456 kg.
3.840 kg.
4.608 kg.