Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2020 - C. Gerais. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
As cetonas pertencem a uma classe de substâncias empregadas como reagente de partida na síntese de outros compostos orgânicos, contendo diferentes grupos funcionais. No esquema abaixo, estão indicadas cinco rotas de síntese, as quais fornecem cinco produtos diferentes, a partir de uma mesma cetona:
As rotas de síntese que geram produtos pertencentes a uma mesma classe de compostos orgânicos são:
1 e 2.
1 e 3.
2 e 4.
3 e 5.
4 e 5.
O fogo causado pela queima de óleo de cozinha ou gordura é bem mais difícil de se apagar do que o de outros líquidos inflamáveis, o que demandou a criação dos extintores classe K. Tais extintores são preenchidos com uma solução alcalina que causa a saponificação do óleo ou gordura, produzindo uma espuma que abafa a chama. No quadro abaixo, são listadas as propriedades de cinco substâncias.
Qual das substâncias acima é a adequada para se preparar a solução de preenchimento desse tipo de extintor?
Álcool etílico.
Ácido acético.
Acetato de etila.
Cloreto de potássio.
Acetato de potássio.
A estrutura química mostrada abaixo é a de um neurotransmissor que age como inibidor no sistema nervoso central. Quando esse neurotransmissor se liga ao seu receptor cerebral, experimenta-se um efeito calmante, que ajuda em casos de ansiedade, estresse ou medo. Trata-se de um γ-aminoácido comumente conhecido como GABA, do inglês Gamma AminoButyric Acid.
O nome desse composto, segundo a nomenclatura da IUPAC, é:
ácido 1-aminobutanoico.
ácido 2-aminobutanoico.
ácido 3-aminobutanoico.
ácido 4-aminobutanoico.
ácido 5-aminobutanoico.
O ânion perxenato (XeO64-) é um oxidante muito forte, capaz de oxidar Mn(II) a Mn(VII), conforme a equação química abaixo:
Além disso, o XeO64- é um oxidante limpo, pois não introduz produtos de redução no meio da reação, uma vez que oxenônio formado está na forma de gás.
Um experimento foi realizado na temperatura de 300 K e 100 kPa, em que 16 mol de MnSO4 foram totalmente oxidados por Na4XeO6 e todo o gás produzido foi coletado. Nessas condições, o volume de um mol de um gás ideal é igual a 24,9 L.
O volume (em L) de gás coletado nesse experimento foi igual a:
49,8.
125.
199.
249.
398.
Os principais parâmetros que definem a qualidade da água de uma piscina são o pH e a alcalinidade. Para a água ser considerada própria, o pH deve ser mantido próximo de 7,0, para garantir o conforto do banhista e a eficácia dos agentes bactericidas. Já a alcalinidade, expressa em concentração de íon bicarbonato, deve ser em torno de 100 g m-3. A propriedade anfotérica desse íon garante que qualquer substância ácida ou básica introduzida seja prontamente neutralizada, conforme mostram as equações químicas abaixo:
Ao adicionar carbonato de sódio na água de uma piscina, que está em condições consideradas adequadas para o banho, ocorrerá:
pequena diminuição do pH e da alcalinidade.
pequena diminuição do pH e pequeno aumento da alcalinidade.
pequeno aumento do pH e da alcalinidade.
pequeno aumento do pH e pequena diminuição da alcalinidade.
pequena diminuição do pH e nenhuma variação da alcalinidade.
Recentemente, foi divulgada a descoberta de um fóssil de um lobo gigante, pertencente ao período Pleistoceno. A idade do fóssil foi determinada por meio de datação por carbono-14. A quantidade desse isótopo presente no animal vivo corresponde à sua abundância natural. Após a morte, a quantidade desse isótopo decresce em função da sua taxa de decaimento, cujo tempo de meia-vida é de 5.730 anos. A idade do fóssil foi determinada em 32.000 anos. A fração da quantidade de matéria de carbono-14 presente nesse fóssil em relação à sua abundância natural está entre:
Em 2019, é comemorado o aniversário de 150 anos da primeira versão da tabela periódica, proposta por Dmitri Mendeleev. Ele criou um sistema que, além de catalogar os elementos, permitiu prever propriedades em função da posição que o elemento ocupa na tabela. Em 1869, o sódio (Na) e o potássio (K) já constavam da primeira versão da tabela periódica. Na versão atual, esses elementos pertencem ao primeiro grupo, o dos metais alcalinos. Esses metais reagem de maneira violenta com água, na qual se produz gás hidrogênio, conforme esquematizado abaixo:
A propriedade comum a esse grupo, que é responsável pelo comportamento descrito em água, é o:
alto valor de densidade.
baixo valor de energia de ionização.
baixo valor de volume atômico.
alto valor de eletronegatividade.
alto valor de afinidade eletrônica.
Ao tentar identificar todas as possibilidades de fórmulas estruturais do composto 1,2-diclorociclo-hexano, um estudante propôs as quatro estruturas mostradas na figura abaixo. Entretanto, seu professor apontou que havia um engano, porque apenas três estruturas distintas são possíveis.
O estudante propôs uma estrutura a mais porque considerou em sua resposta que:
1 e 2 são moléculas diferentes.
1 e 3 são diasteoisômeros.
1 e 4 não são sobreponíveis.
2 e 3 são isômeros constitucionais.
3 e 4 são enantiômeros.
Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. De acordo com Platão, a dificuldade está em que:
os juízos de Beleza são subjetivos, sendo relativos a quem os enuncia.
o belo e o feio não se distinguem realmente.
é preciso conhecer o que é Beleza para que se possam identificar as coisas belas.
o critério de Beleza não é acessível aos homens, mas apenas aos deuses.
a Beleza é uma mera aparência.
Para os filósofos contratualistas, o Estado é pensado como tendo por origem um contrato entre os indivíduos. Segundo Thomas Hobbes, “é como se cada homem dissesse a cada homem: autorizo e transfiro o meu direito de me governar a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferires para ele o teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações”.
(HOBBES, T. Leviatã, cap. 17, In: MARÇAL, J. CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (org.) Antologia de textos filosóficos, Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 365.)
A partir do enunciado, é correto afirmar que Hobbes recorre à ideia do contrato com o fim de:
descrever como os Estados nacionais surgiram na história.
calcular os deveres e direitos dos indivíduos em relação ao Estado.
convocar os homens a resistirem ao poder do Estado.
mostrar que os homens agem na esperança de contrapartidas.
provar que os homens não sabem governar a si mesmos.