Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considere, a partir dos gráficos abaixo, as afirmações seguintes sobre a população brasileira de pretos e pardos ao longo dos anos.
I - Os pretos e pardos atualmente representam a maior parte da população brasileira. II - Os dois gráficos apresentam um aumento mais expressivo dessa população, do que sua inserção no ensino superior. III - O aumento expressivo dessa população ocorre a partir de 2005, assim como a estagnação do ingresso no ensino superior.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Observe a figura abaixo.
Disponível em: <http://www.alagoasnanet.com.br/v3/alagoas-lidera-numero-de-homicidiosentre-populacao-jovem/>. Acesso em: 12 set. 2014.
Com base na figura, considere as afirmações abaixo, sobre a violência entre jovens no Brasil.
I - Os três estados que apresentaram maior número de homicídios de jovens em 2010, mantendo a posição de 2000, foram Alagoas, Espírito Santo e Bahia. II - Os homicídios que, em 2000, aconteciam predominantemente em estados com maior concentração populacional, passaram, em 2010, a outros estados, caracterizando o fenômeno chamado interiorização dos homicídios. III - As taxas de mortalidade de jovens, entre os anos 2000 e 2010, nas regiões Sul e Sudeste do país, revelam uma melhoria em relação à violência.
Apenas I e II.
Tá vendo aquele edifício, moço Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas prá ir, duas prá voltar Hoje depois dele pronto Olho prá cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado "Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou prá casa entristecido Dá vontade de beber E prá aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer... Fonte: Zé Ramalho. Cidadão.
Tá vendo aquele edifício, moço Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas prá ir, duas prá voltar Hoje depois dele pronto Olho prá cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado "Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar?” Meu domingo tá perdido Vou prá casa entristecido Dá vontade de beber E prá aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer...
Fonte: Zé Ramalho. Cidadão.
A letra da música trata de um setor da economia fortalecido nos últimos anos, em decorrência do crescimento econômico brasileiro.
Considere as afirmações relativas a esse setor.
I - É chamado de setor primário e abrange, além das atividades ligadas à construção civil, os serviços de marketing e a venda de imóveis. II - É caracterizado pela desigualdade econômica e social, vivida pelos trabalhadores. III - Ampliou a procura por operários, com contratação, inclusive, de mulheres.
Apenas II e III.
A política para o desenvolvimento do governo Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, priorizou:
a tecnificação da agricultura para exportação.
a promoção da indústria de base, a exemplo da siderurgia.
a estatização dos meios de comunicação, com o surgimento da Embratel.
a produção de bens de consumo, a exemplo da indústria automotiva.
a privatização dos setores industriais de base.
Assinale a alternativa que indica a correta relação entre a região brasileira, a atividade econômica existente, o uso de tecnologia e o relevo em que se desenvolve.
Região Sul – pecuária – melhoria genética – chapadões
Região Centro-oeste – agricultura comercial – irrigação – chapadões
Região Nordeste – pecuária extensiva – melhoria genética – planície costeira
Região Centro-oeste – agricultura de subsistência – sementes modificadas – serras
Região Sul – agricultura comercial – terraceamento – planície costeira
Assinale a alternativa abaixo que apresenta exemplos de produção agrícola, oriunda da agricultura familiar, que se integram à agroindústria e são estimulados pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Fumo e soja
Hortigranjeiros e arroz
Uva e cana de açúcar
Aves e algodão
Suínos e leite
O Rio Grande do Sul é formado por três grandes regiões hidrográficas: a do Uruguai, a do Guaíba e a Litorânea. A quantidade e a qualidade de suas águas têm sido alteradas pelas atividades humanas. Sobre essas regiões hidrográficas, é correto afirmar que:
na região do Uruguai, predominam as atividades agrícolas e pastoris, que fazem reduzir a quantidade de sedimentos na água e aumentar a contaminação por coliformes fecais.
na região Litorânea, há intensa ocupação nos meses de verão, embora a infraestrutura adequada para atender esse contingente populacional não acarrete alteração nas condições de balneabilidade das praias, rios e lagos.
na região do Guaíba, concentram-se as maiores áreas urbanas e industriais do Estado, apresentando os maiores índices de poluição, no que se refere tanto aos dejetos orgânicos, quanto aos industriais.
na bacia do Rio Jacuí, a carga de sedimentos oriundos de processos erosivos não é considerada prejudicial para a qualidade de água do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos.
na região do Guaíba, que abrange a maior parte do Estado, há ocupação de mais de 50% do território rio-grandense.
Observe o mapa de precipitação média anual abaixo e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada.
Disponível em<http://www.scp.rs.gov.br/atlas/conteudo.aspcod_menu_filho=791&cod_menu=790&tipo_menu=APRESENTACAO&cod_conteudo=1332#>. Acesso em: 14 set. 2014.
As chuvas no Rio Grande do Sul concentram-se no sul do estado, devido à entrada constante de frentes polares.
Os valores elevados de precipitação no norte do estado devem-se à influência da massa equatorial continental que traz umidade da Amazônia.
O maior volume de chuva no norte do estado explica-se pela altitude do planalto sul-riograndense associado à trajetória das frentes polares no sentido SW-NE.
O menor volume de chuvas no sudoeste deve-se à Cordilheira dos Andes que barra a entrada de umidade vinda de oeste.
O aumento crescente das chuvas para o norte deve-se à influência da maritimidade.
Com relação à vida social e política na Grécia clássica, assinale a alternativa correta.
A democracia grega foi instituída no século VI a.C. por Clístenes, colocando fim a um período de governo tirânico e criando os princípios da República.
A decadência da pólis grega no período arcaico, entre os séculos VIII a.C. e VI a.C., e o surgimento do Império ateniense permitiram o florescimento cultural nas cidades antigas.
O desenvolvimento de uma filosofia fundada na razão ocorreu com o fim do período micênico na Grécia, o que implicou a passagem do politeísmo para o monoteísmo.
Os habitantes tinham direitos políticos e eram considerados cidadãos nas cidades-estado, com exceção das mulheres e dos escravos.
A união política entre atenienses e espartanos contra os avanços do exército persa ocorreu no contexto da Guerra do Peloponeso.
Considere as seguintes afirmações acerca das relações entre o Oriente e o Ocidente no mundo medieval.
I - Uma das causas da queda do Império Romano do Ocidente foi a expansão do islamismo pelo território da Europa ocidental. II - A cultura árabe legou para as sociedades europeias estudos sobre autores como Platão e Aristóteles, estabelecendo um elo de ligação entre o mundo antigo pagão e o mundo moderno cristão. III - A península ibérica foi profundamente marcada pela presença muçulmana, que se estendeu entre os séculos VIII e XV, produzindo reflexos na cultura lusitana e hispânica.