Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), considere as afirmações abaixo.
I - Caracterizou-se pela chamada “guerra de trincheiras”, que resultou em um nível de mortandade sem precedentes na história europeia, como demonstrado na Batalha do Somme, ocorrida na França. II - Valeu-se da chamada “guerra química”, com a utilização de substâncias letais como o gás mostarda e o fosgênio, amplamente empregada tanto pela Tríplice Aliança como pela Tríplice Entente. III - Caracterizou-se como o primeiro conflito em que a aviação militar e a guerra aérea tiveram um papel fundamental.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Observe a figura abaixo.
Adaptado de: CARUSO, Chico. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategiasensino/uma-revisao-sobre-era-vargas.htm>. Acesso em: 31 ago. 2014.
A charge de Chico Caruso faz alusão a diversos momentos da vida política de Getúlio Vargas. Entre as diferentes posições políticas das quais ele se aproximou, pode-se mencionar o:
comunismo.
socialismo.
bolivarianismo.
trabalhismo.
neoliberalismo.
Adaptado de: <http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_Brasileira>. Acesso em: 26 ago. 2014.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento político da década de 1930.
( ) Tentou um golpe de estado, em 11 de maio de 1938, contra o governo Getúlio Vargas, no episódio conhecido como “Intentona Integralista”. ( ) Foi fundada em 1932, por Plínio Salgado, e tinha por base ideológica o socialismo democrático e o internacionalismo. ( ) Era profundamente nacionalista e rejeitava tanto o liberalismo econômico quanto o comunismo, inspirando-se nos partidos da extrema-direita europeia de então. ( ) Reorganizou-se, após o fim do Estado Novo, no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V.
F – V – F – V.
V – V – F – F.
F – F – V – V.
V – F – V – F.
Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu.
Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.
a tomada de Monte Castello, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.
o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.
a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.
a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Leia as afirmações abaixo, sobre as Leis de Nüremberg, conjunto de textos legais decretados pela ditadura nazista alemã em 1935.
I - A Lei de Proteção do Sangue e Honra Alemães proibia o casamento entre judeus e “arianos”. II - A Lei de Cidadania do Reich proibia a concessão de cidadania alemã aos judeus e a outros grupos considerados “não arianos”, estabelecendo limitações à vida cívica e política desses indivíduos. III - As Leis de Nüremberg representavam a sistematização legal da já existente e violenta perseguição aos judeus na Alemanha nazista.
O período da chamada República Populista (1945-1964) foi marcado por uma série de crises políticas, das quais o Golpe Preventivo, realizado pelo Marechal Henrique Lott, em novembro de 1955, é um exemplo.
O principal objetivo desse golpe era:
afastar o presidente Jânio Quadros e instaurar uma ditadura militar no país.
garantir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek, hostilizado pelos setores conservadores da sociedade civil e das Forças Armadas.
derrubar o vice-presidente João Goulart e substituí-lo por um político mais próximo à ala conservadora das Forças Armadas.
prevenir uma possível vitória do Partido Comunista Brasileiro nas eleições de 1955.
substituir o presidente Juscelino Kubitschek por Carlos Lacerda, candidato vitorioso no pleito daquele ano.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os episódios relativos ao golpe civil-militar de 1964 e ao posterior regime ditatorial no Brasil.
( ) No dia 19 de março de 1964, foi realizada, em São Paulo, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, como resposta às reformas de base anunciadas pelo Presidente João Goulart. ( ) Após a mobilização das tropas do General Olímpio Mourão Filho, e seu deslocamento para o Rio de Janeiro, em 31 de março de 1964, o Congresso Nacional votou pela permanência de João Goulart na presidência. ( ) Durante o governo de Artur da Costa e Silva, implementou-se, em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional nº. 5, que fortaleceu a chamada “linha dura” do regime militar com cassação de mandatos parlamentares e repressão aos movimentos sociais de resistência. ( ) Após a ampla participação popular no movimento das “Diretas Já”, a ditadura chegou ao fim em 1985, com as eleições diretas que elegeram para a presidência da república a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.
V – V – V – F.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
F – F – F – V.
Leia as afirmações abaixo, sobre o processo de redemocratização na América do Sul.
I - Na Argentina, o retorno à democracia ocorreu após a derrota do país na Guerra das Malvinas, com o julgamento dos integrantes da Junta Militar que governou o país entre 1976 e 1983. II - No Chile, a transição democrática ocorreu de forma negociada com o ex-ditador Augusto Pinochet, que se manteve como comandante das Forças Armadas até 1998. III - No Uruguai, a redemocratização ocorreu após a guerra civil, quando os Tupamaros venceram as forças do governo militar.
Leia as afirmações abaixo, sobre os Acordos de Oslo, estabelecidos entre o governo de Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1993.
I - Proibiu a construção de novos assentamentos israelenses em Gaza e na Cisjordânia. II - Houve o entendimento mútuo, entre o Estado de Israel e a OLP, de que o primeiro reconheceria a autoridade política da segunda, e a OLP se comprometeria a abandonar a luta armada. III - Foi criada a Autoridade Palestina, com função de governo limitado dos territórios palestinos, ocupados por Israel, após a Guerra dos Seis Dias (1967).
Apenas II.
Adaptado de: <http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=24670>. Acesso em: 26 ago. 2014.
Em 1995, com a assinatura do Acordo de Dayton, a Guerra da Bósnia, uma das chamadas Guerras Iugoslavas, chegou ao fim.
O confronto, um dos mais sangrentos da história europeia na segunda metade do século XX, foi resultado do processo de:
desmembramento da antiga Iugoslávia e ressurgimento de nacionalismos radicais na região.
invasão da Iugoslávia pela União Soviética, após o colapso do regime comunista no país.
formação de um Estado islâmico em Kosovo e sua posterior política expansionista.
manutenção da rivalidade entre a República Checa e a Eslováquia nos Bálcãs.
ascensão de Josep Broz Tito e sua política de unificação da chamada “Grande Sérvia”.