Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O quadro apresenta a distribuição dos 4 diferentes alelos do gene A cujas combinações genotípicas são responsáveis pelos padrões de coloração da pelagem de algumas raças caninas.
Adaptado de Dreger D.L.; Schmutz, S. M. A SINE insertion causes the Black – and- tan and Saddle Tan Phenotypes in domestic dogs. Journal of Heredity,volume 102, supplement 1,September/October 2011, S11-S18.
Com base no quadro, a hierarquia de dominância dos diferentes alelos é:
aw > a > ay > at.
ay > at > a > aw.
at > ay > aw > a.
ay > aw > at > a.
aw > ay > a > at.
Uma mulher com cariótipo 47, XXX tem cariótipo anormal. Essa anomalia:
é uma triploidia.
é uma aneuploidia autossômica.
pode ter origem no gameta paterno.
caracteriza-se pela presença de um corpúsculo de Barr.
causa alterações somente em genes exclusivos do sexo feminino.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos mecanismos de mudança evolutiva.
( ) O equilíbrio de Hardy-Weinberg descreve uma situação modelo na qual as frequências alélicas mudam ao longo das gerações. ( ) As mutações são fonte de variabilidade, pois ocorrem em taxas elevadas para a maioria dos locos estudados. ( ) O movimento de gametas entre populações, referido como fluxo gênico, pode alterar as frequências alélicas de uma população. ( ) Quando uma população passa por um evento de gargalo populacional, a variação genética pode ser reduzida por deriva genética.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – V.
V – F – V – F.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
V – F – F – V.
Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato.
I - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum. II - As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros. III - A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Analise o quadro abaixo que apresenta os componentes de uma cadeia alimentar aquática e de uma terrestre.
Sobre as cadeias alimentares acima citadas, assinale a afirmativa correta.
O caramujo, o peixe, o rato e a cobra formam o segundo nível trófico.
A garça e a cobra são consumidores terciários.
Uma onça-pintada pode ocupar o lugar do rato na cadeia acima.
A garça e o gavião ocupam o quarto nível trófico.
Uma planta carnívora pode ocupar o lugar da cobra.
Os meses que antecedem a primavera são os que apresentam mais focos de queimadas no Brasil. Os biomas Amazônia e Cerrado apresentam o maior número de focos de queimadas mensal, com 3490 casos (59%) e 1673 casos (28,3%), respectivamente. Fonte: <www.inpe.br/queimadas/sitAtual.php>. Acesso em: 06 set. 2014.
Os meses que antecedem a primavera são os que apresentam mais focos de queimadas no Brasil. Os biomas Amazônia e Cerrado apresentam o maior número de focos de queimadas mensal, com 3490 casos (59%) e 1673 casos (28,3%), respectivamente.
Fonte: <www.inpe.br/queimadas/sitAtual.php>. Acesso em: 06 set. 2014.
Sobre os biomas acima citados, considere as seguintes afirmações.
I - A expansão da fronteira agrícola, aliada à queima da vegetação para produção de carvão, são fatores que agravam a degradação do Cerrado. II - A vegetação do Cerrado caracteriza-se por apresentar cobertura predominante de gramíneas e árvores de grande porte com folhas grandes. III - As regiões atingidas pelas queimadas no bioma Amazônia são as florestas inundadas, denominadas de Matas de Igapó, que abrigam as árvores mais altas da floresta.
Apenas I.
Apenas II e III.
Em relação à produção e ao uso de fertilizantes sintéticos utilizados em lavouras, considere as seguintes afirmações.
I - O fosfato de amônia é um ingrediente básico de fertilizantes, sendo o fósforo obtido principalmente a partir de rochas de fosfato de cálcio. II - A água da chuva carrega fertilizantes para os cursos de água, provocando o aumento do volume de nutrientes e da população de plantas e de organismos que delas se alimentam, como os moluscos. III - O uso excessivo de fertilizantes para a produção de biocombustíveis pode contribuir mais para o aquecimento global do que o benefício trazido pela economia de combustíveis fósseis.
Observe a figura abaixo.
Em relação à figura apresentada, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O uso de lixões a céu aberto nas cidades causa problemas ao ambiente e à saúde pública. Alternativas a essa prática, para resíduos especiais como os hospitalares, como ........ e ........ podem reduzir o impacto ambiental.
coleta seletiva – deposição em tonéis
impermeabilização do solo – introdução de bactérias decompositoras
coleta seletiva – compostagem
aterros sanitários – incineração
recolhimento do chorume – compostagem
Diamante e grafite são variedades alotrópicas do elemento carbono cujas densidades são, respectivamente,
d (Cdiamante) = 3,5 g/cm3 d (Cgrafite) = 2,3 g/cm3
Em um conto de fadas, uma jovem foi a um baile com um anel de diamante de 1,75 quilates cuja pedra tem um volume V1 e, à meia-noite, esse diamante transformou-se em grafite. (dado: 1 quilate=0,20 g)
O volume final dessa “pedra de grafite” será, aproximadamente:
0,4 V1
0,7 V1
1,5 V1
2,3 V1
3,5 V1
Considere dois béqueres, contendo quantidades diferentes de duas amostras líquidas homogêneas A e B , a 25 ºC, que são submetidos a aquecimento por 30 min, sob pressão de 1 atm, com fontes de calor equivalentes. A temperatura do líquido contido em cada béquer foi medida em função do tempo de aquecimento, e os dados obtidos foram registrados nos gráficos abaixo.
Sobre esses dados, são feitas as afirmações abaixo.
I - Se TA = TB, então a amostra A e a amostra B provavelmente são a mesma substância pura. II - Se as amostras A e B são constituídas pela mesma substância, então o volume da amostra B é menor que o volume de amostra A. III - A amostra A é uma mistura em que o líquido predominante é aquele que constitui a amostra B.