Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O ferro é um dos mais importantes metais, utilizado pelo homem desde a antiguidade. São dadas as seguintes informações sobre o elemento ferro.
1 - O ferro tem 4 isótopos estáveis naturais: 54Fe, 56Fe, 57Fe e 58Fe. 2 - O ferro pode ocorrer nos compostos na forma de cátions Fe2+ ou Fe3+. 3 - O ferro pode apresentar formas alotrópicas diferentes, tais como o Feα e o Feϒ
Considerando os princípios químicos e as informações apresentadas, é correto afirmar que:
apenas o isótopo 56Fe é capaz de formar cátion Fe2+.
o Feα é formado pelos isótopos 54Fe e 56Fe, enquanto o Feϒ é formado pelos isótopos 57Fe e 58Fe.
os cátions Fe2+ ou Fe3+ são originados de átomos de ferro com diferentes números atômicos.
o Feα origina os cátions Fe2+, e o Feϒ origina os cátions Fe3+.
os diferentes isótopos do ferro podem ser encontrados tanto no Feα como no Feϒ.
Um aficcionado do seriado TBBT, que tem como um dos principais bordões a palavra Bazinga, comprou uma camiseta alusiva a essa palavra com a representação dos seguintes elementos.
Em relação a esses elementos, considere as afirmações abaixo.
I - Zinco apresenta raio atômico maior que o bário. II - Zn2+ e Ga3+ são isoeletrônicos. III - Bário é o elemento que apresenta menor potencial de ionização.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Postar fotos em redes sociais pode contribuir com o meio ambiente. As fotos digitais não utilizam mais os filmes tradicionais; no entanto os novos processos de revelação capturam as imagens e as colocam em papel de fotografia, de forma semelhante ao que ocorria com os antigos filmes. O papel é então revelado com os mesmos produtos químicos que eram utilizados anteriormente.
O quadro abaixo apresenta algumas substâncias que podem estar presentes em um processo de revelação fotográfica.
Sobre essas substâncias, é correto afirmar que os átomos de:
prata no AgBr e no AgNO3 estão em um mesmo estado de oxidação.
enxofre no Na2S2O3 e no Na2SO3 estão em um mesmo estado de oxidação.
sódio no Na2S2O3 estão em um estado mais oxidado que no Na2SO3.
enxofre no Na2S2O3 estão em um estado mais oxidado que no Na2SO3.
oxigênio no KAl(SO4)2 estão em um estado mais oxidado que no AgNO3.
Em ambientes fechados, tais como submarinos e espaçonaves, há necessidade de eliminar o gás carbônico produzido pela respiração. Para evitar esse acúmulo de gás carbônico, podem ser utilizados diferentes métodos.
Abaixo são apresentados dois desses métodos, com suas respectivas reações.
Método 1 : uso de hidróxido de lítio CO2 + 2 LiOH → Li2CO3 + H2O
Método 2 : reação com óxido de cálcio CO2 + CaO → CaCO3
Sobre as reações e os reagentes envolvidos nesses métodos, pode-se afirmar que:
ambas reações originam sais insolúveis em água.
todas as substâncias participantes dessas reações são iônicas.
o carbonato de lítio é uma substância que, quando dissolvida em meio aquoso, produz solução básica.
todos os compostos participantes dessa reação são óxidos.
ambas reações produzem a mesma massa de sal, quando consomem iguais quantidades de CO2.
Abaixo são apresentadas as descrições de três tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, em que os elementos são representados por números romanos.
1 - As lâmpadas de vapor de I emitem uma luz amarelada e são muito utilizadas em iluminação pública. 2 - As lâmpadas halógenas apresentam uma maior eficiência energética. Em algumas dessas lâmpadas, ocorre, no interior do bulbo, uma série de reações que podem ser denominadas ciclo do II. 3 - As lâmpadas fluorescentes são carregadas internamente com gases inertes à baixa pressão como o III. Nesse caso, o tubo de vidro é coberto internamente com um material à base de IV que, quando excitado com a radiação gerada pela ionização dos gases, produz luz visível.
Os elementos I, II, III e IV podem ser, respectivamente:
sódio – nitrogênio – argônio – mercúrio
sódio – iodo – argônio – fósforo
flúor – fósforo – nitrogênio – sódio
mercúrio – nitrogênio – criptônio – potássio
flúor – iodo – mercúrio – sódio
Na coluna numerada de 1 a 5, abaixo, estão listadas informações relativas a cinco substâncias diferentes. Na coluna com os parenteses, são apresentadas propriedades relacionadas a essas informações.
Associe adequadamente os números aos parenteses.
1 - As moléculas da substância 1 são tetraédricas com átomos idênticos ligados ao átomo central. 2 - A substância 2 tem massa molar semelhante à da água e interações intermoleculares do tipo Van der Waals. 3 - A substância 3 sofre ionização quando dissolvida em água. 4 - As moléculas da substância 4 são trigonais planas com átomos de diferentes eletronegatividades, ligados ao átomo central. 5 - A substância 5 tem massa molar e densidade maior que a da água.
( ) A substância é mais volátil que água pura. ( ) A substância é solúvel em solventes polares. ( ) A substância é solúvel em solventes apolares. ( ) A substância forma soluções aquosas eletrolíticas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 4 – 5.
2 – 4 – 1 – 3.
3 – 1 – 2 – 5.
5 – 2 – 4 – 1.
5 – 2 – 1 – 3.
Os modelos de forças intermoleculares são utilizados para explicar diferentes fenômenos relacionados às propriedades das substâncias.
Considere esses modelos para analisar as afirmações abaixo.
I - As diferenças de intensidade das interações intermoleculares entre as moléculas da superfície de um líquido e as que atuam em seu interior originam a tensão superficial do líquido, responsável pelo arredondamento das gotas líquidas. II - A pressão de vapor da água diminui, ao dissolver um soluto em água pura, pois é alterado o tipo de interação intermolecular entre as moléculas de água. III - A grande solubilidade da sacarose em água deve-se ao estabelecimento de interações do tipo ligação de hidrogênio entre os grupos hidroxila da sacarose e as moléculas de água.
Apenas I e III.
Nas tecnologias de energias renováveis, estudos têm sido realizados com tintas fotovoltaicas contendo nanopartículas de dióxido de titânio, TiO2. Essas tintas são capazes de transformar a energia luminosa em energia elétrica.
O dióxido de titânio natural pode ser obtido da ilmenita, um óxido natural de ferro e titânio minerado a partir das areias de praia. A reação de obtenção do dióxido de titânio, a partir da ilmenita, é representada pela reação abaixo já ajustada.
A massa de dióxido de titânio que pode ser obtida, a partir de uma tonelada de areia bruta com 5% de ilmenita, é, aproximadamente:
(Dados: TiO2 = 80 g.mol-1 e FeTiO3= 152 g.mol-1)
16 kg.
26,3 kg.
52,6 kg.
105,2 kg.
210,4 kg.
Em 1851, um crime ocorrido na alta sociedade belga foi considerado o primeiro caso da Química Forense. O Conde e a Condessa de Bocarmé assassinaram o irmão da condessa, mas o casal dizia que o rapaz havia enfartado durante o jantar. Um químico provou haver grande quantidade de nicotina na garganta da vítima, constatando assim que havia ocorrido um envenenamento com extrato de folhas de tabaco.
Sobre a nicotina, são feitas as seguintes afirmações.
I - Contém dois heterociclos. II - Apresenta uma amina terciária na sua estrutura. III - Possui a fórmula molecular C10H14N2.
Apenas I e II.
Na série Breaking Bad, o personagem Professor Walter White começou a produzir metanfetamina a partir da extração de pseudoefedrina de remédios contra resfriados. A estrutura da (1S,2S)-pseudoefedrina é mostrada abaixo.
O número possível de isômeros espaciais oticamente ativos para a pseudoefedrina é:
0.
2.
3.
4.
6.