Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Célula a combustível é uma alternativa para a produção de energia limpa. As semirreações da célula são:
H2 → 2H+ + 2e- ½ O2 + 2H+ + 2e- → H2O
Sobre essa célula, pode-se afirmar que:
H2 é o gás combustível e oxida-se no cátodo.
eletrólise da água ocorre durante o funcionamento da célula.
H2O e CO2 são produzidos durante a descarga da célula.
célula a combustível é um exemplo de célula galvânica.
O2 é o gás comburente e reduz-se no ânodo.
Para a obtenção de um determinado produto, realiza-se uma reação em 2 etapas.
O caminho dessa reação é representado no diagrama abaixo.
Considere as afirmações abaixo, sobre essa reação.
I - A etapa determinante da velocidade da reação é a etapa 2. II - A reação é exotérmica. III - A energia de ativação da etapa 1 é maior que a energia de ativação da etapa 2.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Recentemente, cientistas conseguiram desenvolver um novo polímero que, quando cortado ao meio, pode regenerar-se. Esse material foi chamado de Terminator, em alusão ao T-1000 do filme Exterminador do Futuro 2, que era feito de uma liga metálica que se autorreparava. No polímero Terminator, a união das cadeias poliméricas é feita por dissulfetos aromáticos. Esses dissulfetos sofrem uma reação de metátese reversível à temperatura ambiente e sem a necessidade de catalisador. A autorreparação acontece quando a reação de metátese ocorre entre duas unidades que foram cortadas.
I - A reação de metátese nunca chega ao equilíbrio porque é reversível. II - A adição de catalisador leva a uma alteração no valor da constante do equilíbrio. III - A quantidade de material autorregenerado permanece inalterada em função do tempo, quando atingir o estado de equilíbrio.
Apenas I e III.
Trinta e duas seleções participaram da Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil, nos meses de junho e julho de 2014, final do equinócio de outono e início do solstício de inverno em quase a totalidade do território nacional.
Assinale a alternativa que contém os países cujas seleções vieram de uma condição de iluminação solar oposta à que encontraram na maior parte do Brasil.
Holanda, Argentina e Argélia
Rússia, Alemanha e Croácia
Colômbia, México e Austrália
Chile, Gana e Costa do Marfim
Argentina, Camarões e Coreia do Sul
Na Copa do Mundo de Futebol 2014, jogaram Japão e Costa do Marfim no dia 14 de junho, às 22 horas (horário de Brasília), na Arena Pernambuco. Em Tóquio, o horário do jogo foi:
às 22 horas do dia anterior.
às 10 horas do dia anterior.
às 10 horas do mesmo dia.
às 10 horas do dia seguinte.
às 22 horas do dia seguinte.
Um menino que mora em uma cidade localizada sobre a linha do Equador (latitude 0º) quer construir uma casa para a morada de pássaros, de forma que possa aproveitar melhor a entrada de raios de Sol. O menino deve colocar a entrada da casa orientada no sentido:
norte, pois assim terá Sol na maior parte do ano.
oeste, pois terá sempre o Sol da manhã nas estações de inverno e verão.
sul, pois terá sempre o Sol na estação do inverno, mas não no verão.
norte, pois terá sempre o Sol na estação do inverno, mas não no verão.
leste, pois sempre terá o Sol da manhã nas estações de inverno e verão.
Observe o trecho abaixo.
Chovia meses inteiros, anos inteiros. A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno. (...) Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento. Pablo Neruda. Confesso que vivi: memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 7-8.
Chovia meses inteiros, anos inteiros. A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno. (...) Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento.
Pablo Neruda. Confesso que vivi: memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 7-8.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a massa de ar responsável pelo regime de precipitação descrito acima e o país onde ele ocorre.
massa de ar polar pacífica; Chile
massa de ar polar atlântica; Paraguai
massa de ar polar pacífica; Colômbia
massa de ar tropical continental; Uruguai
massa de ar tropical atlântica; Argentina
Observe o mapa abaixo.
Assinale a alternativa que indica a extensão aproximada, em metros, da pista A do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro.
5
1,375
500
1150
1375
Considere as afirmações abaixo, sobre os domínios morfoclimáticos propostos pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, os quais resultam da interação de clima, relevo e vegetação e constituem paisagens próprias.
I - Domínio dos Mares de Morros: onde predomina o relevo mamelonar e a Mata Atlântica. II - Domínio das pradarias: onde predomina o clima subtropical, o relevo de coxilhas e a vegetação herbácea dos campos. III - Domínio das Caatingas: predominante no interior do nordeste brasileiro, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.
Escavando a partir da superfície, um geólogo encontrou os seguintes depósitos nesta ordem: argila, areia, argila com fósseis de vegetais, cascalhos e argila com fósseis de peixes.
A respeito dessas descobertas, foram feitas as afirmações abaixo.
I - Os fósseis de peixes formaram-se sobre a camada de cascalho. II - Os sedimentos cronologicamente mais recentes são a camada de argila seguida pela de areia. III - Os fósseis de vegetais encontrados são mais antigos que os fósseis de peixes.