Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Na figura abaixo, estão indicados, por números, três países do continente asiático.
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre número, denominação do país e característica populacional.
1 – Nepal – alta densidade demográfica
2 – Catar – baixa densidade demográfica
1 – Paquistão – alta densidade demográfica
3 – Indonésia – baixa densidade demográfica
2 – Arábia Saudita – baixa densidade demográfica
Observe a figura abaixo.
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS COLETADOS POR DIA NO BRASIL EM TONELADAS
Disponível em:<http://2020sustentavelresiduossolidosurbanos.blogspot.com.br/2010/09/brasileiro-produz-tanto-lixo-quanto.html>. Acesso em: 11 out. 2014.
Considere as afirmações sobre os resíduos sólidos coletados no Brasil.
I - O aumento do poder de compra dos brasileiros está fazendo com que a população do país gere cada vez mais lixo inorgânico, o que não é acompanhado pela implantação de programas de coleta seletiva e pelo volume de material reciclado. II - A reduzida coleta de resíduos urbanos na região Norte é explicada pela maior preocupação ambiental dos habitantes, que adotam a prática do consumo reduzido e da reciclagem. III - A densa urbanização da região sudeste, associada à maior concentração de renda, explica os dados expressivos de resíduos sólidos urbanos coletados por dia.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema de produção de energia elétrica no Brasil.
I - A maior parte da energia elétrica é gerada pelas hidrelétricas. II - O sistema operacional para complementação da energia elétrica utiliza termelétricas, sempre que necessário. III - As termelétricas, embora de custo mais baixo que as hidrelétricas, são mais poluentes.
Apenas I e II.
Nos últimos tempos, o Brasil tem sido escolhido como destino de emigrantes africanos de diversos países. Segundo dados da Polícia Federal, viviam, em 2000, no Brasil, 1.054 africanos regularizados de 38 nacionalidades, mas o número saltou, em 12 anos, para 31.866 cidadãos legalizados, provenientes de 48 das 54 nações do continente.
Considere as afirmações abaixo, sobre esse fluxo migratório crescente.
I - A imagem de nação emergente no cenário internacional levou o Brasil a ser visto pelos africanos como um destino mais atraente, com maior oferta de empregos e possibilidade de melhoria de renda. II - Uma parcela dos imigrantes que recentemente chegou ao país apresenta formação educacional e profissional qualificada e é economicamente ativa. III - A recente epidemia do vírus ebola nos países da África ocidental gerou a saída de um número expressivo de africanos.
Considere a tabela abaixo, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes.
Com base na tabela, considere as seguintes afirmações.
I - Cuba apresenta expectativa de vida, média de anos de escolaridade e rendimento per capita superiores aos do Brasil. II - Brasil e Zimbábue apresentam, em média, a mesma escolaridade. III - Zimbábue apresenta maior IDH em relação à Etiópia, devido à média de anos de escolaridade.
Apenas II e III.
Observe a charge abaixo.
Disponível em: <http://ronairocha.blogspot.com.br/2006/04>. Acesso em: 25 ago. 2014.
A crítica referida na charge deve-se:
à ampliação da atividade pastoril no Norte do Brasil e à silvicultura de eucalipto no Sul, que acarreta a degradação dos biomas.
às queimadas no Noroeste do país e à recuperação da vegetação original para uso farmacêutico.
à biopirataria e ao plantio de pínus nas áreas desmatadas para utilização comercial.
ao agronegócio que se expande no Norte e ao reflorestamento de áreas de Mata Atlântica para uso na indústria de cosméticos.
à expansão do cultivo de grãos no Norte do país e ao reflorestamento com araucária nas áreas de campo no Sul para uso na indústria moveleira.
Considere as afirmações abaixo, sobre as fronteiras brasileiras.
I - A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) corresponde a 200 milhas marítimas, das quais 12 milhas compreendem o mar territorial. II - A Faixa de Fronteira é a faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, que engloba a área total ou parcial dos municípios brasileiros. III - A legislação brasileira atual considera território nacional as áreas de propriedade de brasileiros natos em países limítrofes ao Brasil.
Observe a imagem abaixo.
Da janela de um avião descendo no aeroporto de Guarulhos, percebe-se que a extensão da malha urbana dificulta a definição dos limites entre os municípios vizinhos ao de São Paulo. O conceito que melhor expressa a unificação da extensão territorial de vários municípios é:
conurbação.
aglomeração.
região metropolitana.
regiões distritais.
desmunicipalização.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A população brasileira, em razão ........ da taxa de ........, deve começar a decrescer a partir de 2040. Essa situação é chamada de ........ . O fenômeno é ........ na cidade que no campo.
da diminuição – natalidade – transição demográfica – menor
da manutenção – mortalidade – declínio demográfico – igual
da diminuição – fecundidade – transição demográfica – maior
da manutenção – natalidade – estabilidade demográfica – maior
do aumento – fecundidade – transição demográfica – menor
Observe os dados abaixo.
Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/populacao-diminui-em-21-dascidades-do-pais-entre-2000-e-2013.html>. Acesso em: 15 set. 2014.
Considere as afirmações abaixo, sobre as cidades.
I - A população das cidades, de uma forma geral, vem diminuindo pela combinação da redução da fecundidade e dos processos migratórios, como nas cidades da Região Sul. II - O maior declínio da população é observado na Região Sudeste, devido, em parte, à emigração para o exterior. III - O menor declínio da população nas cidades da Região Norte deve-se, entre outros fatores, à menor redução da fecundidade e dos processos migratórios.