Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2016. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Observe o gráfico abaixo.
Fonte: IBGE – Censo demográfico 2010
Sobre a distribuição da população mostrada pelo gráfico, é correto afirmar que:
a base estreita é o resultado da baixa fecundidade atual no Brasil, ao mesmo tempo em que se percebe a expectativa de vida maior das mulheres.
a base estreita é o resultado da alta taxa de natalidade, ao mesmo tempo em que se percebe a baixa expectativa de vida da população.
a base estreita é o resultado da alta taxa de mortalidade, ao mesmo tempo em que se percebe a igualdade entre os sexos.
a base estreita é o resultado da alta taxa de mortalidade infantil, ao mesmo tempo em que se percebe a maior quantidade de população masculina.
as causas da base estreita da pirâmide, com os dados disponíveis atualmente no país, não podem ser determinadas.
Observe o gráfico abaixo, sobre a fecundidade no Brasil.
Considerando as informações contidas no gráfico, é correto afirmar que:
o Brasil é um país onde os casais têm muitos filhos, colocando os estudiosos em alerta quanto à possibilidade de explosão populacional.
o declínio da taxa de fecundidade deve-se ao aumento da mortalidade infantil, observado nos últimos anos.
a quantidade de filhos no Brasil é compatível com a caracterização de país de Terceiro Mundo, pois pobres têm muitos filhos.
o gráfico é demonstração exemplar do poder das mulheres sobre seus corpos.
o declínio da fecundidade para um patamar inferior a 2 coloca o Brasil com índice abaixo da taxa de reposição da população, significando que, nos próximos anos, a população nascida no país deve diminuir.
Sobre os conflitos de terra que envolvem os povos indígenas brasileiros, é correto afirmar que:
a expansão das grandes empresas rurais esbarra no processo de demarcação de terras indígenas, o que tem motivado violentos confrontos armados no Centro-Oeste do país.
as áreas destinadas aos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, estado que possui a segunda maior população indígena do país, representam mais da metade do território do estado.
os conflitos do Centro-Oeste são recentes, fruto da expansão da agroindústria nos anos 2000.
os conflitos na região norte praticamente não existem mais, uma vez que as empresas rurais estão concentradas nos estados do Centro-Oeste.
menos da metade dos índios brasileiros vive em terras indígenas reconhecidas pelo governo.
Observe o infográfico sobre o nível de instrução dos brasileiros com 10 anos ou mais.
Nível de instrução dos 161.981.299 habitantes do Brasil com 10 anos ou mais de idade em 2010
Com base no infográfico, é correto afirmar que:
os brancos predominam no grupo de pessoas sem instrução e ensino fundamental incompleto.
as mulheres são maioria entre aqueles que possuem nível superior completo.
o número de pardos e pretos que têm o ensino fundamental completo é menor do que aqueles que têm o ensino médio completo.
mais da metade da população brasileira tem o ensino fundamental completo.
mulheres são minoria entre os indivíduos com ensino fundamental completo.
Leia o segmento abaixo.
Após oscilar entre leves subidas e descidas, o dólar fechou em alta, o que renova o valor máximo desde 2002 nesta sexta-feira (11 de setembro), aproximando-se mais cedo dos R$ 3,90. Fonte:.<http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/09/apos-leves-variacoes-dolarfecha-em-alta-e-renova-maxima-dede-2002.html>. Acesso em: 14 set. 2015.
Após oscilar entre leves subidas e descidas, o dólar fechou em alta, o que renova o valor máximo desde 2002 nesta sexta-feira (11 de setembro), aproximando-se mais cedo dos R$ 3,90.
Fonte:.<http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/09/apos-leves-variacoes-dolarfecha-em-alta-e-renova-maxima-dede-2002.html>. Acesso em: 14 set. 2015.
Considere as afirmações sobre as consequências da alta do valor do dólar na economia brasileira.
I - O turismo nacional pode ser impulsionado pela vinda de turistas estrangeiros, atraídos pelo real mais baixo, bem como pelos turistas brasileiros que trocam os roteiros internacionais pelos nacionais. II - A indústria que importa matéria-prima em dólar tem custo de produção elevado, o que aumenta os preços dos produtos para não haver perdas, contribuindo para pressionar a inflação. III - A indústria que gasta em reais para produzir e vende em dólares beneficia-se com o aumento da moeda, pois os preços dos produtos ficam mais competitivos no exterior.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Em suas viagens de estudo pelo Rio Grande do Sul, o padre jesuíta Balduíno Rambo, autor de A fisionomia do Rio Grande do Sul , conheceu muitos lugares, como identificado no mapa abaixo, pela sequência 1, 2 e 3.
Fonte: Adaptado de VERDUM et al. Rio Grande do Sul Paisagens e Territórios em transformação. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta dos compartimentos geomorfológicos do relevo por onde passou o padre Rambo.
Planície Litorânea, Escudo Sul-riograndense e Cuesta de Haedo.
Depressão Central, Planalto Meridional e Escudo Sul-rio-grandense.
Planalto Meridional, Escudo Sul-riograndense e Cuesta de Haedo.
Planície Litorânea, Planalto Meridional e Depressão Central.
Planície Litorânea, Planalto Meridional e Cuesta de Haedo.
Com relação à história dos grupos sociais da Antiguidade, assinale a alternativa correta.
Os povos etruscos habitavam uma zona fluvial de inundações periódicas, no vale entre os rios Tigre e Eufrates, e tinham economia baseada em produtos agrícolas que dependiam dos períodos de cheias dos rios.
A difusão da escrita cuneiforme pelos gregos, no século VIII a.C., permitiu o registro dos fatos memoráveis do passado, criando as condições propícias para o desenvolvimento da tragédia grega que teve em Homero seu principal precursor.
A ausência de uma codificação jurídica que permitisse a unificação das diversas regiões da Mesopotâmia, sob o domínio dos reis babilônicos, está entre as principais causas da queda do Império da Babilônia.
A civilização hebraica caracterizou-se por uma estrutura matriarcal de sociedade, pelo politeísmo como crença religiosa e pela recusa do uso do trabalho escravo.
O reino de Kush, com forte influência egípcia, serviu como elo de ligação entre a África central e o mundo mediterrâneo, além de estabelecer rotas comerciais entre o baixo e o alto vale do Nilo.
Sobre a história da Idade Média, assinale a alternativa correta.
A criação do Sacro Império Romano Germânico no Ocidente, no contexto da expansão carolíngia do século VIII, resultou na conversão dos francos ao cristianismo.
A Igreja permitia o ingresso feminino apenas nas ordens regulares, enquanto as seculares eram reservadas somente aos homens.
A aristocracia exercia atividade guerreira, embora não fosse detentora de terras ou de direitos senhoriais.
A criação dos relógios mecânicos públicos, a partir do século XIII, reforçou o monopólio eclesiástico no controle do tempo pela Igreja.
A presença islâmica no Mediterrâneo, a partir do século VII, caracterizou-se pela destruição dos mecanismos de administração urbana nas cidades europeias.
Considere as seguintes afirmações sobre a história do republicanismo no Ocidente.
I - A organização política da República Romana compreendia um corpo de magistrados vitalícios, senadores oriundos da aristocracia com função consultiva, e assembleias populares que constituíam o centro decisório do sistema. II - O humanismo cívico, na Florença do século XV, ofereceu novas compreensões sobre o ideal republicano, conciliando uma perspectiva de vida pública com a manutenção dos princípios morais da religião cristã. III - A publicação do Manifesto Republicano, em 1870, no Rio de Janeiro, assinala a primeira manifestação do republicanismo no Brasil.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a crise do século XIV na Europa, durante a Baixa Idade Média.
( ) A principal causa da crise foi uma combinação entre a Guerra dos Trinta Anos, as revoltas continentais contra o absolutismo e a propagação da peste bubônica por todo o continente. ( ) A Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra foi o principal conflito militar associado à crise e teve por resultado a vitória francesa diante dos ingleses. ( ) A crise enfraqueceu política e economicamente os senhores feudais, dando início a uma gradual transferência de poder para as monarquias europeias nos séculos seguintes. ( ) A crise destruiu o absolutismo monárquico como sistema político e abriu caminho para a descentralização de poder, típica do período medieval tardio.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V.
F – F – V – V.
V – V – F – F.
F – V – V – F.
F – V – F – V.