Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2016. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.
A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latino-americano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional. CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.
A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latino-americano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional.
CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.
O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.
Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.
Industrialização por substituição de importações, modelo econômico que se tornaria predominante na região até os anos 1980.
Dependência das exportações do setor primário, com a consequente ampliação das monoculturas nos países latino-americanos.
Desindustrialização local decorrente do colapso do comércio internacional com os Estados Unidos, principais compradores dos manufaturados latino-americanos.
Adoção de políticas neoliberais, como privatizações de empresas públicas e cortes de gastos sociais, no período subsequente à Grande Depressão.
Transformação da América Latina na região mais industrializada do globo, a partir do colapso completo das indústrias europeias e norte-americanas, durante a década de 1930.
Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.
I - Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada”, no caso de uma guerra aberta entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre eles. II - Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década. III - Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Em 1955, foram eleitos Juscelino Kubitschek (JK), para presidência da República, e João Goulart, para a vice-presidência.
Com relação ao contexto dessas eleições e ao governo JK, considere as seguintes afirmações.
I - Descontentes com o resultado das eleições, Carlos Lacerda e políticos ligados à União Democrática Nacional (UDN) tentaram impugnar as eleições, gerando uma crise política que ativou setores golpistas da sociedade civil e das forças armadas. II - O Plano de Metas previa investimentos do Estado em infraestrutura, visando à modernização social e ao desenvolvimento do setor industrial. III - O governo de JK caracterizou-se por instabilidade política, devido à inexistência de maioria parlamentar no Congresso, o que acabou atrasando a construção de Brasília.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução dos Cravos em Portugal.
( ) Uma das metas do movimento revolucionário foi a defesa da continuidade do regime salazarista, então vigente e no poder desde 1933. ( ) A Revolução foi um movimento eminentemente civil de oposição ao Estado Novo português, e não contou com apoio algum das Forças Armadas do país. ( ) Uma das suas consequências foi o fim da Guerra Colonial na África e a evacuação das tropas portuguesas de Angola e Moçambique. ( ) A Revolução, com inclinação socialista, buscava depor o Estado Novo português e instaurar um regime democrático no país.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – V – F.
V – V – F – F.
V – F – V – F.
F – F – V – V.
F – V – F – V.
Considerando a história das relações entre sociedade e religião no Brasil, é correto afirmar que:
a Contra-Reforma católica atuou na colônia a partir de visitas inquisitoriais que visavam moralizar os colonos e coibir os chamados crimes de fé.
a presença da religião islâmica no Brasil é bastante recente, iniciada a partir da Primeira República, com a vinda de famílias árabes.
as práticas religiosas afro-brasileiras não se manifestaram no país, ao longo do período imperial, em razão de proibições legais e da perseguição policial.
o surgimento das vertentes evangélicas ocorreu a partir da chamada onda neopentecostal que se manifestou no Brasil, na década de 1950.
as relações entre Estado e Igreja no Brasil contemporâneo foram sempre marcadas pela indistinção das esferas política e religiosa, motivada pelo reconhecimento constitucional do Catolicismo como religião oficial do Estado.
Considere as afirmações abaixo, sobre a Operação Condor, estabelecida clandestinamente e em conjunto pelas ditaduras do Cone Sul, a partir de 1975.
I - Os Estados Unidos assumiram apoio e suporte à operação, ainda na década de 1970. II - A meta da operação era a eliminação dos principais opositores das ditaduras do Cone Sul. III - O sequestro de militantes de esquerda uruguaios, em 1978, na cidade de Porto Alegre, foi uma de suas ações mais famosas.
Considere as afirmações abaixo, sobre a Revolução Iraniana de 1979 e suas consequências.
I - A revolução iniciou como um amplo movimento de contestação à monarquia do xá Reza Pahlevi e acabou cooptada por setores islâmicos radicais, representados pelo aiatolá Khomeini, que se tornaria Líder Supremo do país. II - A República Islâmica, fundada após a vitória da revolução, logo entrou em uma longa guerra contra a União Soviética e foi finalmente derrotada em 1989. III - Um grupo de jovens radicais islâmicos, em novembro de 1979, iniciou uma longa tomada de reféns na embaixada norte-americana do país, em retaliação ao apoio dos Estados Unidos ao xá deposto que duraria até 1981.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.
( ) A expressão “Pacote de Abril” refere-se ao conjunto de decretos editados durante o governo Geisel que adiou para 1982 a eleição indireta para governadores, modificou a composição do colégio eleitoral e reforçou a presença do partido governista (ARENA). ( ) O governo de José Sarney foi marcado pela aprovação do mandato presidencial de quatro anos, pelo controle rígido da inflação com o Plano Cruzado e pela estatização das telecomunicações no Brasil. ( ) O Brasil passou por um processo de integração política, social e econômica com países da América Latina, após o período da transição democrática e da definição de uma nova carta constitucional em 1988. ( ) A estabilidade monetária alcançada a partir do governo de Itamar Franco foi a principal causa para o fim dos conflitos fundiários no Brasil, na década de 1990, contexto de democratização de acesso à terra.
Considere os dados estatísticos apresentados abaixo.
Taxa de homicídio por cor ou raça (2002-2009) *Em 100 mil habitantes
Fonte: IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, nº. 20. Brasília, 2012, p. 317.
Rendimento médio real por hora dos ocupados na indústria da transformação por cor e escolaridade. Regiões metropolitanas – biênio 2011-2012 *Em reais de junho de 2013
Fonte: DIEESE. Os negros no trabalho, nº. 1, São Paulo, 2013, p. 11.
Com base nas informações fornecidas nos gráficos, assinale abaixo a alternativa correta sobre a atualidade histórico-social brasileira.
A violência, no Brasil contemporâneo, é um fenômeno exclusivamente cultural que atinge toda a população de maneira equânime.
O fim da escravidão, no século XIX, ocasionou a igualdade de condições sociais para as diferentes raças que constituem a sociedade brasileira.
A democracia racial é um dos fundamentos que constituem as relações sociais no Brasil e assegura condições igualitárias entre negros e brancos.
O rendimento dos empregados na indústria de transformação no Brasil atual varia somente de acordo com o nível de escolaridade dos indivíduos.
A existência de desigualdades raciais é um fato histórico da sociedade brasileira.
Considere as afirmações abaixo, sobre a atual crise social e econômica da Grécia.
I - A crise, que se estende desde 2009, causou o desemprego de, pelo menos, um quarto da população economicamente ativa do país. II - A insatisfação da população grega com a elite política do país levou à eleição de um governo de esquerda em janeiro de 2015, liderado pelo partido Syriza. III - O referendo, realizado em junho de 2015, aprovou o pacote de medidas imposto ao país, pela União Europeia e o FMI, o que levou a Grécia a sair da União Europeia.