Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2016. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Nos gráficos I e II abaixo, p representa a pressão a que certa massa de gás ideal está sujeita, T a sua temperatura e V o volume por ela ocupado.
Escolha a alternativa que identifica de forma correta as transformações sofridas por esse gás, representadas, respectivamente, em I e II.
Isobárica e isocórica.
Isotérmica e isocórica.
Isotérmica e isobárica.
Isocórica e isobárica.
Isocórica e isotérmica.
Uma máquina térmica, representada na figura abaixo, opera na sua máxima eficiência, extraindo calor de um reservatório em temperatura Tq = 527 ºC, e liberando calor para um reservatório em temperatura Tf = 327 ºC.
Para realizar um trabalho (W) de 600 J, o calor absorvido deve ser de:
2400 J.
1800 J.
1581 J.
967 J.
800 J.
Uma esfera condutora e isolada, de raio R, foi carregada com uma carga elétrica Q. Considerando o regime estacionário, assinale o gráfico abaixo que melhor representa o valor do potencial elétrico dentro da esfera, como função da distância r < R até o centro da esfera.
O gráfico abaixo apresenta a curva corrente elétrica i versus diferença de potencial V para uma lâmpada de filamento.
Sobre essa lâmpada, considere as seguintes afirmações.
I - O filamento da lâmpada é ôhmico. II - A resistência elétrica do filamento, quando ligado em 6 V, é 6 Ω. III- A potência dissipada pelo filamento, quando ligado em 8 V, é 0,15 W.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
No esquema da figura abaixo, o fio F, horizontalmente suspenso e fixo nos pontos de suporte P, passa entre os polos de um ímã, em que o campo magnético é suposto horizontal e uniforme. O ímã, por sua vez, repousa sobre uma balança B, que registra seu peso.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Em dado instante, a chave C é fechada, e uma corrente elétrica circula pelo fio. O fio sofre uma força vertical, ........, e o registro na balança ........ .
para baixo – não se altera.
para baixo – aumenta.
para baixo – diminui.
para cima – aumenta.
para cima – diminui.
Observe a figura abaixo que representa um anel condutor que cai verticalmente na direção de um fio fixo que conduz uma corrente elétrica i.
Considerando que o plano do anel e o fio são coplanares, conforme representa a figura, a corrente elétrica induzida no anel terá sentido ........ e a força magnética resultante sobre ela ........ .
horário – aponta para o topo da página
horário – aponta para o pé da página
anti-horário – aponta para o topo da página
anti-horário – aponta para o pé da página
anti-horário – será nula
Observe a figura abaixo.
Na figura, E representa um espelho esférico côncavo com distância focal de 20 cm, e O, um objeto extenso colocado a 60 cm do vértice do espelho. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A imagem do objeto formada pelo espelho é ........, ........ e situa-se a ........ do vértice do espelho.
real – direita – 15 cm
real – invertida – 30 cm
virtual – direita – 15 cm
virtual – invertida – 30 cm
virtual – direita – 40 cm
Um feixe de luz branca incide em uma das faces de um prisma de vidro imerso no ar. Após atravessar o prisma, o feixe emergente exibe um conjunto de raios de luz de diversas cores. Na figura abaixo, estão representados apenas três raios correspondentes às cores azul, verde e vermelha.
O fenômeno físico responsável pela dispersão da luz branca, ao atravessar o prisma, é chamado:
difração.
interferência.
polarização.
reflexão.
refração.
A figura abaixo representa uma onda estacionária produzida em uma corda de comprimento L = 50 cm.
Sabendo que o módulo da velocidade de propagação de ondas nessa corda é 40 m/s, a frequência da onda é de:
40 Hz.
60 Hz.
80 Hz.
100 Hz.
120 Hz.
Considere as afirmações sobre radioatividade nuclear.
I - Todos os núcleos atômicos são radioativos. II - Todos os núcleos radioativos em uma dada amostra, depois de duas meias-vidas, já se desintegraram. III- No decaimento ɣ , um núcleo em um estado excitado decai para um estado de menor energia pela emissão de um fóton.
Apenas I e II.