Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2016. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Com base no seguinte quadro de entalpias de ligação, assinale a alternativa que apresenta o valor da entalpia de formação da água gasosa.
– 243 kJ mol–1
– 134 kJ mol–1
+ 243kJ mol–1
+ 258 kJ mol–1
+ 1532 kJ mol–1
O Prêmio Nobel da Química de 2015 foi concedido ao sueco Tomas Lindahl, ao americano Paul Modrich e ao turco Aziz Sancar, por suas contribuições no mapeamento dos mecanismos biomoleculares naturais com os quais as células reparam erros no DNA e preservam sua informação genética.
A desoxirribose presente no DNA pertence a uma classe de moléculas muito importantes biologicamente, classificadas como:
lipídios.
fosfatos orgânicos.
bases nitrogenadas.
aminoácidos.
glicídios.
Observe o mapa abaixo.
Sobre a localização geográfica dos pontos marcados no planisfério, é correto afirmar que:
o ponto C está no hemisfério ocidental.
os pontos C e E têm aproximadamente a mesma distância longitudinal do Meridiano de Greenwich.
o ponto B está no paralelo 0º.
o ponto A está em maior latitude que o ponto D.
o ponto E está em menor longitude que o ponto A.
A coluna da esquerda abaixo apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a da direita, alguns desses fenômenos.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
1- Rotação ( ) Afélio e Periélio 2- Translação ( ) Desvios dos ventos ( ) Movimento aparente do Sol ( ) Estações do ano
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 1 – 2.
1 – 2 – 1 – 2.
1 – 2 – 2 – 1.
2 – 2 – 1 – 1.
1 – 1 – 2 – 2.
Observe a figura abaixo.
Fonte<http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_2_a_localizacao_no_espaco_e_os_sistemas_de_informacoes_geograficas_files/image046.gif>. Acesso em: 26 ago. 2015.
Considere as afirmações sobre a posição geográfica de Natal (Brasil) e Murmansk (Rússia) e suas médias anuais de temperatura.
I - Murmansk localiza-se em altas latitudes (zona glacial), onde os raios solares atingem a superfície de forma muito inclinada, registrando baixas temperaturas ao longo do ano. II - Natal localiza-se na zona temperada, onde os raios solares atingem a superfície verticalmente, elevando as temperaturas. III - A curvatura da superfície da Terra e a inclinação do eixo de rotação em relação aos raios solares são fatores que, combinados, explicam a diferença nas médias anuais de temperatura entre Natal e Murmansk.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Observe os gráficos de temperatura e precipitação do mês de julho em Porto Alegre, entre os anos de 2010 e 2015.
Fonte:<http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2015/07/media-das-temperaturas-minimas-de-julho-na-capital-foi-amais-alta-dos-ultimos-cinco-anos-4813418.html>. Acesso em: 13 set. 2015.
Assinale a alternativa que explica corretamente o que está representado.
O fenômeno La Niña, forte no último inverno, aumenta a nebulosidade e os volumes de precipitação, o que causa aquecimento da atmosfera e aumento das temperaturas.
O aumento das médias de temperatura e de precipitação explica-se pela atuação do fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano Pacífico.
O aquecimento global aumenta a nebulosidade e mantém a atmosfera aquecida, elevando as temperaturas mínimas e mantendo as máximas mais baixas.
A poluição atmosférica crescente causa o aumento da temperatura nos meses de inverno, pela pouca dispersão dos poluentes, e aumenta as precipitações.
O aumento das médias de temperatura e de precipitação deve-se ao aquecimento das águas do oceano Atlântico e ao maior aporte de umidade trazido pela massa tropical atlântica.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.
Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.
I - O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas. II - A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará. III - Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.
Apenas II e III.
Observe o gráfico abaixo.
Fonte: MARTINELLI, M. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998. p. 75.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo climático representado e suas características.
Clima temperado, com temperaturas acima de 30 ºC no verão e abaixo de 10 ºC no inverno, com chuvas regulares durante o ano.
Clima semiárido, com chuvas abaixo de 20 mm, durante todo o ano.
Clima tropical, com verão chuvoso e temperaturas acima de 20 ºC, inverno seco com temperaturas mais amenas.
Clima equatorial, com temperaturas elevadas, durante todo o ano, e precipitações regulares.
Clima subtropical com inverno chuvoso e temperaturas amenas, verão seco com temperaturas acima de 20 ºC.
Observe o mapa abaixo, com representação em curvas de nível.
Considere as afirmações sobre o relevo em que estão localizados os indivíduos A, B e C.
I - O indivíduo A está sobre um relevo de cuesta com o front voltado para sudoeste. II - O indivíduo B está sobre um ponto mais íngreme da vertente, se comparado ao indivíduo C. III - As formas de relevo assemelham-se quanto à altitude, porém diferenciam-se quanto à simetria.
Júlio Verne, ao escrever Viagem ao Centro da Terra, trouxe para a ficção o conhecimento científico que estava sendo desenvolvido na época. Assim, a escolha da Islândia como cenário para sua narrativa justifica-se pelas suas características geográficas, mas também pela sua posição na crosta terrestre. Considere as afirmações sobre a Islândia e sobre as camadas da Terra.
I - A Islândia, localizada em área de afastamento de placas tectônicas, possui vulcões ativos, áreas geotermais e uma falha que corta o país de norte a sul. II - O manto localizado sob a crosta terrestre é fluido e se movimenta através de correntes convectivas que se formam pela diferença de temperatura existente no interior do planeta. III - O núcleo, que apresenta uma parte interna sólida e uma parte externa líquida, é a camada mais quente da Terra, e estima-se que sua temperatura pode atingir 6000 ºC.