Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2016. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considere as afirmações abaixo, sobre o Sistema de Posicionamento e Navegação Global, mais conhecido pela sigla em inglês GPS.
I - O sistema é composto por três segmentos: espacial (os satélites em torno da Terra); controle terrestre (estações de monitoramento e recepção na superfície) e usuários (através de aparelhos receptores exclusivos ou incorporados em outros). II - O desenvolvimento do sistema de telefonia móvel (celular) foi o grande impulsionador para a criação de GPSs, uma vez que, sem smartphones, esses sistemas provavelmente não existiriam ou teriam aplicação extremamente limitada. III - Os satélites de GPS possuem órbita fixa e sua disposição permite ao aparelho, na mão do usuário, captar informação de, pelo menos, quatro deles, permitindo assim o cálculo das coordenadas geográficas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Assinale a alternativa que apresenta somente países de baixa densidade demográfica.
Noruega, Canadá e Austrália.
Estados Unidos, Índia e Austrália.
Nigéria, Brasil e Canadá.
Rússia, Austrália e China.
Brasil, Paquistão e Argentina.
O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de:
migração pendular.
migração internacional.
migração interestadual.
emigração.
êxodo rural.
Fonte: Organização Mundial do Comércio (OMC), International Trade Statistics, www.wto.org.
Considere as afirmações abaixo, sobre o mapa.
I - Os países industrializados costumam exportar grandes volumes de produtos agrícolas e alimentícios. II - As trocas comerciais intrarregionais ainda são maiores do que as trocas inter-regionais do mundo. III - A África tem saldo positivo com as demais regiões quanto ao comércio de produtos agrícolas e alimentícios, pois exporta mais do que importa.
Apenas I e II.
Observe o mapa abaixo.
Considere as informações abaixo, contidas no mapa, sobre Mulheres Economicamente Ativas em 2010 no mundo.
I - Os países mais ricos têm, proporcionalmente, maior quantidade de mulheres que participam do mercado de trabalho. II - O mapa mostra que a participação da mulher nas atividades econômicas está presente na maior parte dos países. III - Os países considerados menos desenvolvidos possuem a maior participação relativa das mulheres na população economicamente ativa.
Fonte: Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR): <http://www.unhcr.org/54aa91d89.html>. Acesso em: 05 out. 2015.
Considere as afirmações abaixo, sobre a questão dos refugiados.
I - Os refugiados procuram principalmente países considerados ricos e desenvolvidos. II - Estados Unidos, Alemanha e França são os países que mais recebem refugiados. III - O maior número de refugiados localiza-se em países da África e da Ásia.
Apenas III.
Observe as figuras abaixo.
Adaptado de: VALVERDE, O. Recursos naturais e o equilibrio das estruturas regionais. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.
Considere as afirmações sobre uso da terra e morfologia agrária.
I - O plantio de café, na figura A, é conveniente, porque diminui a erosão do solo. II - O terraceamento, mostrado na figura B, minimiza o processo erosivo. III - A manutenção da vegetação nativa nas encostas, como mostrado na figura B, é uma morfologia agrária aconselhável.
Observe a figura abaixo.
Fonte: <reurb.blogspot.com>. Acesso em: 07 jul. 2015.
O fenômeno representado na figura é chamado de:
Chuva Ácida.
Efeito Estufa.
Ilha de Frescor.
Ilha de Calor.
Inversão Térmica.
Observe o gráfico abaixo, sobre as estimativas das populações residentes nos municípios brasileiros, divulgado pelo IBGE, com data de referência de 1º de julho de 2015.
Fonte: <http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2972>. Acesso em: 12 set. 2015.
Considere as afirmações sobre a distribuição da população nos municípios brasileiros.
I - Mais da metade da população brasileira, 56%, vive em apenas 5,5% dos municípios, que são aqueles com até 100 mil habitantes, indicando que as pessoas concentram-se em grandes centros urbanos. II - Apenas 6,3% da população residem em 44% dos municípios com até 10.000 habitantes. III - Somente 10% da população brasileira concentram-se em municípios de 100.001 a 500.000 habitantes.
Observe o mapa abaixo, sobre o aumento percentual da população da região metropolitana de Porto Alegre, entre os Censos de 2000-2010.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Elaboração: DID Metroplan. Acesso em: 12 set. 2015.
I - O crescimento populacional apresentado no mapa é a demonstração de que a urbanização brasileira, especialmente nas áreas metropolitanas, não apresenta nenhum padrão identificável, o que configura um crescimento aleatório. II - O padrão de crescimento populacional apresentado no mapa, devido às peculiaridades do Rio Grande do Sul, como baixo crescimento populacional e baixo crescimento econômico na última década, difere do encontrado em outras metrópoles brasileiras, pois é sabido que as grandes cidades crescem de forma explosiva em termos populacionais. III - O padrão de crescimento populacional apresentado no mapa corresponde ao observado em outras metrópoles brasileiras: tendência de crescimento populacional maior em municípios periféricos do que no núcleo metropolitano.