Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2017. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considere que uma pedra é lançada verticalmente para cima e atinge uma altura máxima H. Despreze a resistência do ar e considere um referencial com origem no solo e sentido positivo do eixo vertical orientado para cima.
Assinale o gráfico que melhor representa o valor da aceleração sofrida pela pedra, desde o lançamento até o retorno ao ponto de partida.
Um atleta, partindo do repouso, percorre 100 m em uma pista horizontal retilínea, em 10 s, e mantém a aceleração constante durante todo o percurso. Desprezando a resistência do ar, considere as afirmações abaixo, sobre esse movimento.
I - O módulo de sua velocidade média é 36 km/h. II - O módulo de sua aceleração é 10 m/s2. III - O módulo de sua maior velocidade instantânea é 10 m/s.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s.
Qual o valor, em kg, da massa m?
5
4
3
2
1
Em voos horizontais de aeromodelos, o peso do modelo é equilibrado pela força de sustentação para cima, resultante da ação do ar sobre as suas asas. Um aeromodelo, preso a um fio, voa em um círculo horizontal de 6 m de raio, executando uma volta completa a cada 4 s. Sua velocidade angular, em rad/s, e sua aceleração centrípeta, em m/s2, valem, respectivamente:
π e 6π2 .
π/2 e 3π2/2.
π/2 e π2/4.
π/4 e π2/4.
π/4 e π2/16.
A figura abaixo representa dois planetas, de massas m1 e m2, cujos centros estão separados por uma distância D, muito maior que os raios dos planetas.
Sabendo que é nula a força gravitacional sobre uma terceira massa colocada no ponto P, a uma distância D/3 de m1, a razão m1/m2 entre as massas dos planetas é:
1/4.
1/3.
1/2.
2/3.
3/2.
A figura (i) esquematiza a trajetória de duas partículas, 1 e 2, em rota de colisão inelástica, a ocorrer no ponto P; a figura (ii) representa cinco possibilidades de trajetória do centro de massa do sistema após a colisão.
As massas e módulos das velocidades das partículas 1 e 2 são, respectivamente, m e 2v0, e 2m e v0.
Na figura (ii), a trajetória que melhor descreve o movimento final é a de número:
I
II
III
IV
V
Sendo a colisão perfeitamente inelástica, o módulo da velocidade final das partículas é:
4v0senθ.
4v0cosθ.
v0tanθ.
(4/3)v0senθ.
(4/3)v0cosθ.
Uma partícula de 2 kg está inicialmente em repouso em x = 0 m. Sobre ela atua uma única força F que varia com a posição x, conforme mostra a figura abaixo.
Qual o trabalho realizado pela força F, em J, quando a partícula desloca-se desde x = 0 m até x = 4 m?
24
12
6
Os valores da energia cinética da partícula, em J, quando ela está em x = 2 m e em x = 4 m, são, respectivamente:
0 e 12.
0 e 6.
6 e 0.
6 e 6.
6 e 12.
A figura abaixo mostra um fluido incompressível que escoa com velocidade v1 através de um tubo horizontal de seção reta A1 e atravessa, com velocidade v2, um trecho estrangulado de seção reta A2 = A1/4.
Nessa situação, a razão entre os módulos das velocidades v2/v1 é:
4.
2.
1.