Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2017. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Um grupo de exploradores está pesquisando em um sítio arqueológico, localizado nas coordenadas geográficas 0º e 120º L.
Sobre a localização desse sítio, é correto afirmar que se encontra no:
hemisfério norte.
continente asiático.
continente americano.
hemisfério ocidental.
continente africano.
Considere as afirmações abaixo, sobre os tipos de rochas encontrados na crosta terrestre.
I - Rochas ígneas, formadas pela solidificação do magma em profundidade, são chamadas de vulcânicas. II - Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão. III - Rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de rochas preexistentes, submetidas a grandes pressões e a grandes temperaturas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre a erosão do solo, é correto afirmar que é um processo:
artificial, causado unicamente pela ação predatória humana em relação aos recursos naturais.
de desgaste do solo, causado unicamente pelos agentes ventos, chuvas, rios, geleiras e mares.
causado por agentes naturais e antrópicos que afeta as atividades humanas e acelera a perda de terra fértil no mundo.
favorável à formação de terras adequadas para a agricultura.
relacionado a agentes tanto naturais quanto antrópicos, mas somente a erosão causada pela ação antrópica é importante, pois a erosão natural não afeta atividades humanas.
Considere as afirmações abaixo, sobre o Sistema Aquífero Guarani.
I - É um gigantesco reservatório de água subterrânea, que abrange cerca de 1,2 milhão de km2, espalhando-se por Paraguai, Uruguai, Argentina e oito estados brasileiros. II - Possui 100% de água potável, disponível e suficiente para o abastecimento de todos os moradores da América do Sul pelos próximos 2.500 anos. III - Apresenta heterogeneidade, com relação a sua potencialidade, com poços secos em camadas quase impermeáveis, que isolam outras camadas aquíferas de boa permeabilidade e poços de ótima vazão, o que significa que nem sempre é possível obter água potável de boa qualidade nesse sistema.
Apenas I e III.
Os oceanos são grandes fontes de alimento pela riqueza de sua vida marinha, embora, nos últimos tempos, venham enfrentando problemas ambientais, provocados por ações humanas.
Considere as seguintes afirmações sobre os problemas ambientais dos oceanos.
I - As águas oceânicas recebem todos os produtos derivados de atividades industriais, mas suas grandes extensões reduzem a concentração dos poluentes, não oferecendo grandes riscos à fauna marinha. II - A pesca predatória, em escala industrial, retira do mar milhares de toneladas de peixes sem nenhum controle quanto à seleção das espécies e à época de reprodução de cada uma, o que pode levar cardumes inteiros ao desaparecimento. III - Os acidentes de manutenção nas plataformas de gás e petróleo são responsáveis pela maior parte das descargas de óleo nos oceanos.
Leia o segmento abaixo.
A realidade geográfica apresenta-se então como composta por três elementos fundamentais: um substrato plástico, uma energia de circulação, produzida pelos contatos entre forças opostas, e um conjunto de formas que são como que o efeito desta energia sobre o substrato, justamente sua inscrição. É este último plano, o das inscrições, entendido como fisionomia da Terra, que é o plano propriamente geográfico, aquele onde houve, efetivamente, escrita da Terra. BESSE, J.M. Ver a Terra. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 71.
A realidade geográfica apresenta-se então como composta por três elementos fundamentais: um substrato plástico, uma energia de circulação, produzida pelos contatos entre forças opostas, e um conjunto de formas que são como que o efeito desta energia sobre o substrato, justamente sua inscrição. É este último plano, o das inscrições, entendido como fisionomia da Terra, que é o plano propriamente geográfico, aquele onde houve, efetivamente, escrita da Terra.
BESSE, J.M. Ver a Terra. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 71.
O conceito geográfico referido pelo texto é:
lugar.
território.
espaço.
escala.
paisagem.
Observe as figuras abaixo.
As figuras mostram a proporção de alunos com atraso escolar de 2 anos ou mais, em todo o Ensino Básico, nos anos de 2006 e 2015, no Brasil, por Unidade da Federação (UF).
Assinale a alternativa correta sobre a distorção entre idade e série, no Brasil, entre 2006 e 2015.
Os percentuais de alunos com atraso escolar, em todas as UFs, apresentam redução.
Minas Gerais e Rondônia apresentam as maiores quedas nas suas taxas, o que reduz pela metade o percentual de alunos com atraso escolar.
O Norte do Brasil abriga os maiores percentuais de alunos em defasagem idade-série nos dois anos.
A região Centro-Oeste registrou maior redução do percentual de alunos com defasagem idade-série, exceto o Mato Grosso.
Vários estados não apresentaram mudanças de valores percentuais, o que acarretou pouca diferença no que se refere ao atraso escolar nas UFs.
Uma grande modificação estrutural ocorreu no povoamento regional, agora localizado ao longo das rodovias e não mais ao longo da rede fluvial, e no crescimento demográfico, sobretudo urbano. Processou-se, na região, uma penosa mobilidade espacial, com forte migração e contínua expropriação da terra e, assim, foi marcado o processo de urbanização. Em vista disso, a Amazônia teve a maior taxa de crescimento urbano no país, nas últimas décadas. No censo de 2000, 70% da população da região Norte estavam localizados em núcleos urbanos, embora carentes dos serviços básicos. BECKER, B. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, 19 (53), 2005. p. 73.
Uma grande modificação estrutural ocorreu no povoamento regional, agora localizado ao longo das rodovias e não mais ao longo da rede fluvial, e no crescimento demográfico, sobretudo urbano. Processou-se, na região, uma penosa mobilidade espacial, com forte migração e contínua expropriação da terra e, assim, foi marcado o processo de urbanização. Em vista disso, a Amazônia teve a maior taxa de crescimento urbano no país, nas últimas décadas. No censo de 2000, 70% da população da região Norte estavam localizados em núcleos urbanos, embora carentes dos serviços básicos.
BECKER, B. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, 19 (53), 2005. p. 73.
Sobre a Região Amazônica, é correto afirmar que:
o povoamento regional atual ocorre ao longo da rede fluvial, privilegiando os grandes rios amazônicos.
a região tornou-se uma “floresta urbanizada”, pois a urbanização não se mede só pelo crescimento e surgimento de novas cidades.
a urbanização está ligada diretamente à industrialização da região.
a urbanização estancou o desmatamento, visto que poucas pessoas continuam morando em regiões rurais.
ela é pouco integrada ao espaço brasileiro, e tem sua economia e ligação territorial voltadas para o exterior, devido às grandes distâncias em relação ao centro do país.
Observe a tabela abaixo.
Proporção da população residente de 0 a 14 anos, de 15 a 64 anos e de 65 anos ou mais na população total, por situação do domicílio - Brasil – 1960/2010
Sobre os dados apresentados, é correto afirmar que:
os números indicam o processo de envelhecimento da população brasileira, a subsequente diminuição da população jovem e a entrada do país no período chamado “bônus demográfico”.
a estrutura da população é típica de um país não desenvolvido, com predominância de jovens sobre idosos, devido às taxas de natalidade ainda altas e à baixa expectativa de vida.
a baixa variação apresentada nas porcentagens mostra que nada mudou sobre a estrutura da população, nos últimos 50 anos, no Brasil.
a razão de dependência é extremamente alta nos dois últimos censos, o que provoca pouca arrecadação e problemas para o sistema de previdência social.
a população brasileira está estagnada em seu crescimento, o que se reflete nas porcentagens, ao longo do período de 50 anos, mostradas na tabela.
Observe a figura e o quadro abaixo.
Taxa de homicídios de mulheres por UF no Brasil, em 2013
Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.or.br/pd2015/ MapaViolencia_2015_mulheres.pdf>. Acesso em: 3 out.2016.
Considerando a figura que apresenta a distribuição dos homicídios de mulheres por Unidade da Federação (UF), no Brasil, em 2013, e o quadro que indica variação dessa taxa entre 2006 e 2013, depois de promulgada a Lei Maria da Penha, assinale a alternativa correta.
As taxas de homicídios têm distribuição uniforme nas UFs.
As taxas de homicídios não sofreram redução, uma vez que houve registros de mortes em todas as UFs.
A tendência de violência no Norte do país é evidenciada pelo crescimento uniforme das taxas, em todas as UFs da região.
Acre, Goiás, Alagoas e Espírito Santo apresentaram, em 2013, taxas de homicídios duas vezes maiores que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Cinco UFs registraram quedas nas taxas de homicídios, três delas no Sudeste do país.