Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que flutuações na taxa de desocupação podem ser causadas por “mudanças na probabilidade de um ocupado perder a ocupação, de um desocupado encontrar uma ocupação ou de indivíduos saírem e entrarem na força de trabalho, a População Economicamente Ativa (PEA)”.
Observe a tabela abaixo.
Considerando os dados da tabela, assinale a alternativa correta sobre a mudança da taxa de desocupação no RS.
A transição "da ocupação para a desocupação" permaneceu inalterada no período entre o primeiro trimestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2017.
O componente mais representativo, na explicação da mudança da taxa de desocupação para mulheres, foi “da ocupação para a desocupação”, com 32,6%.
O percentual da população que apresenta a mudança “de fora da PEA para a ocupação” é maior para mulheres do que para homens.
O componente mais representativo, na explicação da mudança da taxa de desocupação para homens, foi “de desocupação para fora da PEA”.
O percentual da população que apresenta a mudança “de fora da PEA para a desocupação” é maior para homens do que para mulheres.
Observe a charge abaixo.
Assinale a alternativa que indica a correta relação, ilustrada pelos dois quadros.
O êxodo rural causou a redução dos empregos no campo, intensificou a urbanização do Brasil e gerou o crescimento desorganizado das cidades.
A mecanização das áreas rurais gerou desemprego no campo, mas propiciou melhores ofertas de trabalho e condições de vida nas áreas urbanas.
Os latifúndios contribuíram para uma melhor distribuição das terras nas áreas rurais, redistribuindo a população nas áreas urbanas.
As cidades atraíram os trabalhadores rurais que optaram por oportunidades de trabalho mais vantajosas.
A política agrária modernizou o trabalho no campo, concentrou a posse da terra e gerou, em condições precárias, o êxodo rural dos migrantes para as cidades.
As violações dos direitos humanos relacionadas à orientação sexual e à identidade de gênero, que vitimizam fundamentalmente a população LGBT, constituem um padrão que envolve diferentes espécies de abusos e discriminações.
Observe os dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para os anos de 2012 e 2013.
A partir dos dados acima, é correto afirmar que
as maiores quedas percentuais no número de denúncias ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Amapá.
o registro de denúncias diminuiu em todo o país.
a maior variação percentual ocorreu nos casos de denúncias coletivas, com vítima difusa, representados na tabela por “NA”.
os estados do Nordeste tiveram uma variação percentual inferior à média nacional.
os estados do Sul pouco variaram suas taxas, mantendo os mesmos números de denúncias.
Observe a tabela abaixo, sobre obesidade no Brasil.
A partir dos dados, é correto afirmar que
a obesidade é maior entre os jovens adultos nos anos 2006 e 2016.
a obesidade aumentou entre aqueles com níveis de estudo médio e alto, embora a prevalência seja maior entre as pessoas com menor escolaridade.
menos da metade da população adulta está acima do peso.
a população de idosos com obesidade representa um quarto da população no ano de 2016.
a obesidade é maior entre pessoas mais jovens com média escolaridade.
Considere as afirmações sobre as desigualdades materializadas na paisagem urbana e representadas na charge.
I - O intenso crescimento urbano permite a maior integração entre as pessoas, gerando espaços comuns a todos onde é possível usufruir de serviços eficientes, como segurança e saúde.
II - As desigualdades entre diferentes grupos e classes sociais geram maiores disparidades de moradia, de acesso aos serviços públicos, de qualidade de vida e de segregação social.
III - O medo da violência urbana impulsionou a criação de condomínios fechados, acentuando a exclusão social e reduzindo espaços urbanos públicos, o que propiciou o crescimento de espaços privados e de circulação restrita.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.
I - O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.
II - Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas com a Ásia.
III - A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre o período da chamada Idade Média.
( ) A prática da vassalagem foi incorporada pelo império carolíngio e definiu uma das características principais do feudalismo.
( ) Os servos, de origem camponesa, eram submetidos aos vilões, indivíduos residentes nas cidades, para quem era devido o tributo conhecido como corveia.
( ) O chamado “movimento das cruzadas” articulou interesses religiosos da Igreja com motivações econômicas da nobreza feudal, na busca de riquezas e conquistas de territórios.
( ) O desenvolvimento dos núcleos urbanos e das práticas comerciais acarretou transformações nas formas da educação, com o aparecimento das primeiras universidades voltadas para a formação de profissionais em áreas como medicina e direito.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – V – F – F.
V – F – V – V.
V – F – V – F.
F – F – V – V.
F – V – F – V.
Após a Conquista da América, o governo espanhol implementou a “encomienda”, um sistema de exploração do trabalho indígena em benefício da emergente elite conquistadora.
Assinale a alternativa que indica características da "encomienda".
Divisão do território conquistado em pequenas propriedades a serem trabalhadas deforma conjunta por ameríndios e espanhóis.
Escravização comercial dos ameríndios através do incentivo ao tráfico transatlântico de cativos indígenas, organizado pelo Coroa espanhola.
Permissão para a utilização do trabalho compulsório indígena e extração de tributos dos ameríndios por parte dos espanhóis.
Implementação de grandes propriedades rurais onde estava formalmente proibida a utilização do trabalho compulsório indígena.
Consolidação de relações laborais, baseadas na adoção do trabalho assalariado como forma mais comum de exploração da mão de obra ameríndia.
Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que
os estudos empíricos sobre a natureza,realizados no Renascimento, contribuíram para o desenvolvimento da ciência europeia.
o abandono do dogma cristão pelo pensamento humanista motivou a criação dos tribunais do Santo Ofício para combater as heresias.
a filosofia foi marcada por uma completa ruptura em relação à visão de mundo, elaborada durante a antiguidade.
a Reforma Protestante caracterizou-se pela reafirmação dos valores institucionais da Igreja e pela defesa do papado.
a rígida separação social entre a elite letrada e a população camponesa impedia o desenvolvimento de práticas culturais populares.
Leia o texto abaixo.
Linguisticamente, a Europa tornou-se o lar dos ‘arianos’, falantes de línguas indo-europeias advindas da Ásia. A Ásia Ocidental, por outro lado, foi o lar dos povos nativos de línguas semitas, um ramo da família afro-asiática que inclui a língua falada pelos judeus, fenícios, árabes, coptas, berberes, e muitos outros do norte da África e Ásia. Foi essa divisão entre arianos e outros, incorporada mais tarde nas doutrinas nazistas, que, na história popular da Europa, tendeu a encorajar o subsequente menosprezo das contribuições do Oriente para o crescimento da civilização.
GOODY, Jack. O roubo da história. Como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2015. p. 38-39.
Assinale a alternativa que indica a visão de mundo aludida no texto.
Antropocentrismo
Eurocentrismo
Paganismo
Isolacionismo
Humanismo