Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Uma barra metálica de 1 m de comprimento é submetida a um processo de aquecimento e sofre uma variação de temperatura.
O gráfico abaixo representa a variação Δl, em mm, no comprimento da barra, em função da variação de temperatura ΔT, em ºC.
Qual é o valor do coeficiente de dilatação térmica linear do material de que é feita a barra, em unidades 10-6 /ºC?
0,2.
2,0.
5,0.
20.
50.
Uma quantidade de calor Q = 56.100,0 J é fornecida a 100 g de gelo que se encontra inicialmente a -10 ºC.
Sendo
o calor específico do gelo cg = 2,1 J/(gºC),
o calor específico da água ca = 4,2 J/(gºC) e
o calor latente de fusão CL = 330,0 J/g,
a temperatura final da água em ºC é, aproximadamente,
83,8.
60,0.
54,8.
50,0.
37,7.
A velocidade máxima do vento no furacão Irma em setembro/2017 chegou a 346 km/h, o que o classifica como um furacão de categoria 5.
Segundo um modelo teórico desenvolvido no MIT (Massachuttes Institute of Thecnology), um furacão pode ser tratado como uma máquina de calor de Carnot. A tempestade extrai calor do oceano tropical quente (água como fonte de calor) e converte parte do calor em energia cinética (vento).
Nesse modelo, a velocidade máxima Vmáx pode ser obtida da equação
Nessa equação, Toce e Tatm são, respectivamente, a temperatura da superfície do oceano e a temperatura no nível do topo da nuvem acerca de 12 a 18 km, ambas em K, e E corresponde à taxa de transferência de calor do oceano para a atmosfera.
Considere, no modelo, os seguintes processos.
I - Diminuição da temperatura na superfície do oceano.
II - Aumento na diferença de temperatura entre a superfície do oceano e o topo da nuvem na atmosfera.
III - Diminuição na taxa de transferência de calor.
Quais processos contribuem para o aumento da velocidade máxima do vento em um furacão?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Utilizados em diversas áreas de pesquisa, balões estratosféricos são lançados com seu invólucro impermeável parcialmente cheio de gás, para que possam suportar grande expansão à medida em que se elevam na atmosfera.
Um balão, lançado ao nível do mar, contém gás hélio à temperatura de 27 ºC, ocupando um volume inicial Vi. O balão sobe e atinge uma altitude superior a 35 km, onde a pressão doar é 0,005 vezes a pressão ao nível do mar e a temperatura é -23 ºC.
Considerando que o gás hélio se comporte como um gás ideal, qual é, aproximadamente, a razão Vf/Vi, entre os volumes final Vf e inicial Vi ?
426.
240.
234.
167.
17.
Uma carga negativa Q é aproximada de uma esfera condutora isolada, eletricamente neutra. A esfera é, então, aterrada com um fio condutor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Se a carga Q for afastada para bem longe enquanto a esfera está aterrada, e, a seguir, for desfeito o aterramento, a esfera ficará ........ .
Por outro lado, se primeiramente o aterramento for desfeito e, depois, a carga Q for afastada, a esfera ficará ........ .
eletricamente neutra – positivamente carregada
eletricamente neutra – negativamente carregada
positivamente carregada – eletricamente neutra
positivamente carregada – negativamente carregada
negativamente carregada – positivamente carregada
Uma fonte de tensão cuja força eletromotriz é de 15 V tem resistência interna de 5 Ω. A fonte está ligada em série com uma lâmpada incandescente e com um resistor. Medidas são realizadas e constata-se que a corrente elétrica que atravessa o resistor é de 0,20 A, eque a diferença de potencial na lâmpada é de 4 V. Nessa circunstância, as resistências elétricas da lâmpada e do resistor valem, respectivamente,
0,8 Ω e 50 Ω.
20 Ω e 50 Ω.
0,8 Ω e 55 Ω.
20 Ω e 55 Ω.
20 Ω e 70 Ω.
Na figura abaixo, está representada a trajetória de uma partícula de carga negativa que atravessa três regiões onde existem campos magnéticos uniformes e perpendiculares à trajetória da partícula.
Nas regiões I e III, as trajetórias são quartos de circunferências e, na região II, a trajetória é uma semicircunferência. A partir da trajetória representada, pode-se afirmar corretamente que os campos magnéticos nas regiões I, II e III, em relação à página, estão, respectivamente,
entrando, saindo e entrando.
entrando, saindo e saindo.
saindo, saindo e entrando.
entrando, entrando e entrando.
saindo, entrando e saindo.
A figura abaixo representa um experimento em que um ímã está sendo aproximado com velocidade V de uma bobina em repouso, ligada em série com um galvanômetro G.
A seguir, três variantes do mesmo experimento estão representadas nas figuras I, II e III.
Assinale a alternativa que indica corretamente as variantes que possuem corrente elétrica induzida igual àquela produzida no experimento original.
Um feixe de luz monocromática, propagando-se em um meio transparente com índice de refração n1, incide sobre a interface com um meio, também transparente, com índice de refração n2.
Considere θ1 e θ2, respectivamente, os ângulos de incidência e de refração do feixe luminoso.
Haverá reflexão total do feixe incidente se ........ e se o valor do ângulo de incidência for tal que ........ .
n1 < n2 − sen θ1 < n2/n1
n1 < n2 − sen θ1 > n2/n1
n1 = n2 − sen θ1 = n2/n1
n1 > n2 − sen θ1 < n2/n1
n1 > n2 − sen θ1 > n2/n1
Muitas pessoas não enxergam nitidamente objetos em decorrência de deformação no globo ocular ou de acomodação defeituosa do cristalino.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados a seguir, na ordem em que aparecem.
Para algumas pessoas a imagem de um objeto forma-se à frente da retina, conforme ilustrado na figura I abaixo. Esse defeito de visão é chamado de ........ , e sua correção é feita com lentes ........ .
Em outras pessoas, os raios luminosos são interceptados pela retina antes de se formar a imagem, conforme representado na figura II abaixo. Esse defeito de visão é chamado de ........ , e sua correção é feita com lentes ........ .
presbiopia − divergentes − hipermetropia − convergentes
presbiopia − divergentes − miopia − convergentes
hipermetropia − convergentes − presbiopia − divergentes
miopia − convergentes − hipermetropia − divergentes
miopia − divergentes − hipermetropia − convergentes