Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra do Vietnã.
I - Os Estados Unidos envolveram-se no conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul após o chamado “incidente do golfo de Tonkin”, em que um de seus navios militares foi atacado pela marinha norte-vietnamita.
II - Uma das justificativas para a intervenção norte-americana na região era a chamada “Teoria do Dominó”, que postulava que uma possível vitória comunista no conflito levaria à propagação do comunismo porto do o Sudeste Asiático.
III - O conflito encerrou-se com a vitória das tropas norte-americanas diante dos norte-vietnamitas e, consequentemente, com a divisão entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte que perdura até os dias de hoje.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considere as afirmações abaixo, sobre a história da América Central no século XX.
I - Na década de 1930, uma rebelião camponesa liderada por Farabundo Martí foi reprimida pelo governo militar de El Salvador, com o apoio da oligarquia latifundiária local, ocasionando a morte demais de trinta mil camponeses.
II - Após uma breve e violenta guerra civil na Costa Rica, na década de 1940, a junta vitoriosa aboliu as forças armadas permanente se abriu espaço para um longo ciclo de governos democráticos e reformistas.
III - No contexto da Guerra Fria, na Guatemala,o governo reformista de Jacobo Árbenz foi deposto por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, após a tentativa de implementar uma modesta reforma agrária no país.Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas I e III.
Assinale a alternativa correta sobre a história política brasileira, durante o período entre 1945 e 1964.
A chamada “Terceira República”, considerada a primeira experiência democrática na história brasileira, foi marcada pela liberdade de atuação de todos os partidos políticos nacionais.
O governo de Getúlio Vargas desenvolveu um projeto estatal, criando empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento científico e econômico do país.
A União Democrática Nacional, de matriz ideológica liberal, notabilizou-se como um partido político comprometido com os princípios da democracia representativa.
A política externa brasileira, durante o governo de Jânio Quadros, definiu-se pelo alinhamento restrito aos Estados Unidos e pelo fechamento de embaixadas localizadas em países do bloco socialista.
O período compreendido entre o suicídio de Getúlio Vargas e a deposição de João Goulart foi caracterizado pela ausência de atuação política dos setores militares.
Considere as seguintes afirmações sobre o fim da ditadura civil-militar brasileira, nos anos 1980.
I - Entre as principais consequências da ditadura, estão os altos índices de inflação, de endividamento externo e de concentração de renda.
II - Com o sucesso da política social elaborada pelo governo Sarney, houve um processo de apaziguamento dos conflitos rurais, que marcou a chamada “paz no campo”.
III - Com a função de elaborar uma nova constituição para o país, a Assembleia Nacional Constituinte foi formada por cidadãos que não ocupavam mandatos legislativos.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as relações entre arte, política e sociedade no século XX.
( ) Pablo Picasso denunciou o regime franquista ao retratar as consequências do bombardeio aéreo na cidade de Guernica, no período da Guerra Civil espanhola.
( ) A arte, durante o Nazismo na Alemanha, foi vinculada aos aspectos étnicos do povo alemão, com a condenação de expressões artísticas consideradas inferiores ou degeneradas.
( ) O chamado “Cinema Novo” no Brasil notabilizou-se por uma estética classicista, pela linguagem parnasiana e pelo predomínio de temáticas urbanas.
( ) Os grupos paramilitares, durante o acirramento das perseguições políticas no Brasil, na ditadura civil-militar, organizaram ações violentas contramanifestações artísticas consideradas “de esquerda”, como o ocorrido no teatro onde era encenada a peça Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – V – F – F.
V – F – V – F.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a diversos acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1968.
( ) Na Polônia, a chamada “crise de março”, quando ocorreram greves e protestos estudantis contra o governo comunista, levou a União Soviética a invadir o país e a auxiliar na repressão das manifestações contra o regime.
( ) Nos Estados Unidos, o presidente Lyndon Johnson recusou-se a assinar o Ato dos Direitos Civis e manteve o amplo apoio do governo à legalidade da segregação racial em todo o país.
( ) No México, a violenta repressão do governo (Partido Revolucionário Institucional) aos protestos dos estudantes reunidos na Praça das Três Culturas causou a morte de manifestantes, no episódio conhecido como “Massacre de Tlateloco”.
( ) No Brasil, a “Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro, levou manifestantes às ruas em protesto contra a ditadura civil-militar e pelo restabelecimento das liberdades democráticas.
F – V – F – V.
Leia o segmento abaixo.
Milton Friedman aprendeu a explorar os choques e crises de grande porte em meados da década de 1970, quando atuou como conselheiro do ditador chileno, o general Augusto Pinochet. Enquanto os chilenos se encontravam em estado de choque logo após o violento golpe de Estado, o país sofria o trauma de uma severa hiperinflação. Friedman aconselhou Pinochet a impor uma reforma econômica bastante rápida - corte de impostos, livre-comércio, serviços privatizados, corte nos gastos sociais e desregulamentação. (...). Foi a estratégia mais extrema de apropriação capitalista jamais tentada em qualquer lugar, e ficou conhecida como a "revolução da Escola de Chicago" (...).
KLEIN, Naomi. A Doutrina de Choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 17.
O segmento faz menção à política econômica imposta pela ditadura de Augusto Pinochet no Chile (1973-1990), sob a orientação dos economistas da chamada “Escola de Chicago”, entre eles Milton Friedman.
Assinale a alternativa que indica essa política e suas características.
Adoção de uma política econômica socialista de democratização da renda nacional, com a realização de reformas, como a agrária e a bancária, e o aumento de salários para os trabalhadores.
Implementação de uma política econômica neoliberal de transferência de serviços públicos a empresas privadas, de contração da renda dos trabalhadores e de abertura econômica ao capital financeiro internacional.
Favorecimento a um programa econômico de reforço do capital industrial nacional e de conciliação entre os interesses de grupos empresariais, proprietários rurais e trabalhadores do campo e da cidade.
Incentivo a uma política nacionalista de substituição de importações no setor industrial, com a reestatização de diversas empresas que haviam sido privatizadas na década anterior.
Aplicação de medidas liberais em diversas áreas da vida econômica do país, com a manutenção das proteções e reformas sociais implementadas pelos governos anteriores.
Considere as afirmações abaixo, sobre a história da África contemporânea.
I - Em alguns países, a recente ascensão de grupos fundamentalistas, como o Boko Haram, a Al-Qaeda e o Al-Shabbab, tem favorecido a desestabilização política na região.
II - No Sul do continente, a vitória recente das guerrilhas socialistas contra os governos de Moçambique e Angola significou uma recolonização formal da região pela China.
III - Em países como Serra Leoa e Libéria, a mineração e o comércio de diamantes foram fundamentais para o maior desenvolvimento econômico e a estabilidade de seus regimes democráticos.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos processos eleitorais ocorridos nos últimos dez anos, nas Américas e na Europa.
( ) No pleito presidencial francês de 2017, houve um avanço político das forças de extrema-direita, representado pela conquista da presidência pela Frente Nacional de Marine Le Pen.
( ) Nas eleições presidenciais do Chile, em 2010, e da Argentina, em 2015, foram vitoriosas as forças conservadoras-liberais, representadas, respectivamente, pelas candidaturas de Sebastian Piñera e Mauricio Macri.
( ) Nos Estados Unidos, o Partido Democrata, no governo desde 2008, logrou manter a presidência da república e o controle do Congresso Nacional após as eleições gerais ocorridas em 2016.
( ) Nas eleições parlamentares alemãs de 2017, a extrema-direita nacionalista, representada pelo partido Alternativa pela Alemanha, retornou ao Parlamento após um período de mais de sete décadas de ausência.
V – F – F – V.
Leia abaixo a letra da música As caravanas, de Chico Buarque, lançada em 2017.
Considerando a realidade brasileira contemporânea, a composição faz referência
ao aquecimento global.
ao aumento da população islâmica no Rio de Janeiro.
às doenças causadas pela exposição ao sol.
ao caráter pacífico e cordial do cidadão brasileiro.
às formas de exclusão social e racial no Brasil.