Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Consider the following propositions for rephrasing the fragment of sentence the south tower after burning for an hour and two minutes (l. 06-07).
I - the south tower after having been burning for an hour and two minutes
II - the south tower after it was burning for an hour and two minutes
III - the south tower after it had been burning for an hour and two minutes
If applied to the text, which ones would be correct and keep the literal meaning?
Only I.
Only II.
Only I and III.
Only II and III.
I, II and III.
Consider the following propositions for rephrasing the sentence The attacks were masterminded by Osama bin Laden in an attempt to intimidate the United States and unite Muslims for a restoration of the caliphate (l. 09-12).
I - Attempting to intimidate the United States and unite Muslims for a restoration of the caliphate, Osama bin Laden has masterminded the attacks.
II - Osama bin Laden masterminded the attacks in an attempt to intimidate the United States and unite Muslims for a restoration of the caliphate.
III - In an attempt to intimidate the United States and unite Muslims for a restoration of the caliphate, the attacks have been masterminded by Osama bin Laden.
Only III.
Consider the following propositions for rephrasing the clause It could be arguedthat the answer is one (l. 19).
I - One might argue that the answer is one.
II - You could say that the answer is one.
III - They should argue that the answer is one.
Only I and II.
Which of the alternatives below could replace the phrase closing in on (l. 34) as used in the text?
drawing nearer to.
blowing up against.
crashing onto.
folding itself into.
hoovering above.
What does the phrase splitting hairs (l. 41) mean, as used in the text?
Changing one’s opinion about something after something serious has taken place.
Having mixed feelings about a problem or situation.
Getting desperate in view of a serious event or calamity.
Debating about small and unimportant details.
Not giving importance to something serious.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 03, 30 e 54, nessa ordem.
porque – dissociadas – compensassão
por que – dissossiadas – compenssação
por que – dissociadas – compensassão
porque – dissociadas – compensação
porque – dissossiadas – compensação
Assinale a afirmação que está de acordo com a argumentação defendida pelo autor no texto.
O autor defende um ponto de vista objetivo de análise que trate da relação entre a obra e o condicionamento social, por meio de intepretação exacerbada da realidade, concebida como verdade, para chamar a atenção do leitor.
O autor defende que o valor e o significado de uma obra são dependentes de sua relação com a realidade e que este aspecto constitui o essencial da análise literária, por agregar uma história sociologicamente orientada, com a valorização dos aspectos externos à obra.
O autor defende uma análise unicamente sociológica da obra para que se configure uma interpretação assimilada à realidade, que conceda uma validade maior ao ângulo sociológico e se chegue à verdade no processo interpretativo.
O autor defende uma interpretação coerente e estética, que considere o aspecto externo (social) como interno e como fator de arte agregado a outros elementos, com a consideração da importância de dado fator como dependente de cada obra em análise.
O autor defende que, para se chegar a uma interpretação coerente que valorize o texto e o contexto externo, deve-se atribuir o mesmo grau de importância aos fatores externos (sociais) e internos (psicológicos ou linguísticos).
Considere as seguintes afirmações sobre a síntese de cada parágrafo do texto.
I - O primeiro parágrafo situa a problemática relacionada à relação da obra com o seu condicionamento social, com a apresentação de duas posições.
II - O segundo parágrafo apresenta os modos de abordagem da relação entre a obra e a realidade, constituídos no tempo.
III - O terceiro parágrafo procura separar as diferentes posições acerca da análise literária para inserir a relação entre obra e realidade como um fator de arte.
Quais estão de acordo com o texto?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considere as seguintes propostas de substituição de nexos do texto e assinale com 1 aquelas que mantêm o sentido do texto e com 2 aquelas que alteram.
( ) Mas (l. 03) por sobretudo.
( ) De fato (l. 15) por No entanto.
( ) portanto (l. 43) por todavia.
( ) pois (l. 56) por porque.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
1 – 2 – 1 – 1.
1 – 1 – 2 – 2.
2 – 1 – 2 – 1.
2 – 2 – 1 – 1.
2 – 2 – 2 – 1.
Considere as seguintes afirmações sobre ouso de pronomes no texto.
I - O pronome a (l. 04) faz referência à expressão a reação indispensável (l. 04).
II - A forma pronominal la (l. 07) faz referência à expressão uma verdade (l. 02).
III - O pronome se (l. 42) faz referência à expressão o externo (l. 39).
Quais das afirmações acima estão corretas?
Apenas II.
Apenas I e III.