Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2019. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Um homem sai da sua casa e caminha 50 metros na direção norte. Vira à esquerda e caminha 20metros. Vira 45º à esquerda novamente e caminha mais 17 metros. Ao parar, ele olha para trás.
Para que direção esse homem está olhando?
Norte.
Noroeste.
Nordeste.
Sul.
Sudoeste.
Observe a sequência de imagens abaixo.
Considerando a sequência das imagens acima, de A a D, pode-se dizer que
a escala das imagens diminui, pois mais detalhes podem ser vistos na sequência.
os detalhes das imagens diminuem na sequência de A a D, e aumenta a área representada.
a escala aumenta na sequência das imagens, uma vez que há, na imagem D, uma área maior.
o detalhamento da imagem A é maior, portanto sua escala é menor que a das imagens posteriores.
a escala pouco muda, pois há a mesma área representada de A a D.
Um avião partiu de Los Angeles (EUA), coordenadas geográficas 34° N; 118° O, para Tóquio (Japão), sobrevoando o oceano Pacífico. Precisará parar para reabastecer durante o voo.
Assinale a alternativa que indica as coordenadas geográficas aproximadas de um local possível para o reabastecimento.
20º N; 155º O
28º N; 16º O
51º S; 59º O
23º S; 45º L
60º N; 60º L
Considere as afirmações abaixo, sobre as variações no ângulo de incidência da luz solar e na duração do dia nos diferentes hemisférios, conforme a latitude ao longo do ano.
I - O solstício de verão no Hemisfério Sul corresponde ao dia mais longo do ano devido à maior duração da exposição solar. Nessa data, há insolação durante 24 horas nas latitudes ao sul do Círculo Polar Antártico.
II - A duração do inverno em Porto Alegre se altera a cada ano, pois o ângulo solar é diferente no solstício de inverno no Hemisfério Sul e no solstício de inverno no Hemisfério Norte.
III - A duração do dia e da noite, nas datas dos solstícios, é exatamente igual em Porto Alegre. A duração da exposição solar ao norte do Círculo Polar Ártico, no solstício de verão no Hemisfério Norte, e ao sul do Círculo Polar Antártico, no solstício de verão no Hemisfério Sul, é maior do que a recebida no Equador no Equinócio.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Observe a figura abaixo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O registro ígneo observado ........ corresponde à província chamada Paraná-Etendeka e está relacionado à ........ de placas tectônicas.
nos cones vulcânicos em Morrinhos (RS) – divergência
na Torre da Guarita em Torres (RS) – divergência
nos cânions em Caçapava do Sul (RS) – convergência
nas montanhas na Serra do Corvo Branco (SC) – convergência
nas Cataratas do Iguaçu (PR) – convergência
Assinale a afirmação correta sobre o relevo da superfície terrestre e sua constante transformação.
O relevo terrestre é o resultado da ação de tectonismo, chuva, vento, cursos d'água, mares, geleira, sem envolver a ação antrópica.
A ação do agente de erosão fluvial é considerada predominante em ambientes de climas com elevado regime de precipitação e gera formas de relevo chamadas fiordes.
A ação do vento em ambientes desérticos e costeiros promove um processo deposicional contínuo e a ausência de processos erosivos.
O intemperismo químico das rochas é responsável pelo processo progressivo de dissolução e pela ação da chuva e dos cursos d'água.
As planícies envolvem elevações superiores a 200 metros e são diferenciadas das depressões, as quais estão relacionadas a prolongados processos de erosão em sua gênese.
Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.
A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.
A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.
Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
As temperaturas, na troposfera, aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e reirradia em ondas longas.
A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.
Leia o texto abaixo que apresenta as condições climáticas ideais para o cultivo do mirtilo.
O mirtilo necessita de acúmulo de frio hibernal, para as espécies do tipo highbush que varia de 650 a 850 horas de temperatura inferior a 7,2 ºC e até 250 horas para o tipo Southern highbush. Para um bom teor de açúcar na fruta, o mirtilo requer até 50 mm de água, semanalmente, durante o período de desenvolvimento das frutas. O tipo rabbiteye, entretanto, apesar das raízes superficiais, é capaz de sobreviver a períodos de seca, devido a características adaptativas, como resistência estomatal, e ao consequente uso eficiente de água. O crescimento e a produção do mirtilo são consideradas diretamente proporcionais ao teor de matéria orgânica do solo.
Adaptado de: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/32395/1/documento-96.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2018.
Observe o mapa dos tipos climáticos do Brasil.
A partir da leitura do texto e da observação do mapa, assinale a alternativa que apresenta o lugar com as condições mais próximas do ideal para o cultivo do mirtilo do tipo highbush.
Pelotas (RS)
Manaus (AM)
Barretos (SP)
Palmas (TO)
Juazeiro (BA)
Leia o segmento abaixo.
Os 13 membros da equipe de futebol Wild Boar ficaram presos na caverna no dia 23 de junho, após chuvas fortes inundarem a entrada principal do local. Naquela ocasião, os militares tailandeses afirmaram que os jovens teriam aulas de mergulho para conseguir deixar o complexo de cavernas de Tham Luang, localizado em Chiang Rai, no norte da Tailândia, e que é o quarto mais extenso do país, com cerca de 10quilômetros.
Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/verao/noticia/2018/07/03/o-dificil-resgate-de-jovensem-caverna-na-tailandia-2473>. Acesso em: 03 jul. 2018.
As chuvas fortes citadas no texto podem estar diretamente relacionadas
ao efeito da nevasca sazonal.
ao gradiente adiabático sísmico.
às monções tropicais.
à ondulação extratropical.
à circulação termohalina.
Até o fim de 2018, teremos consumido 1,7 planeta Terra, um apetite absolutamente insustentável no longo prazo. Em outras palavras, a humanidade está utilizando a natureza de forma mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. A diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 80. Leia-se 1980.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/o-mundo-inteiro-entra-num-cheque-especial-perigosoneste-1o-de-agosto/>. Acesso em: 05 set. 2018.
Considere as afirmações abaixo, sobre as questões ambientais do planeta.
I - O desequilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e degradação ambiental é tratado desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972.
II - O aumento do consumo e o aumento da população mundial têm levado ao esgotamento dos recursos naturais não renováveis, o que demanda a utilização crescente das energias renováveis geradas pela queima de combustíveis fósseis.
III - Mudanças positivas estão ocorrendo em muitos países, como o Brasil, o qual se destaca pela elevada taxa de reciclagem de materiais e pelo aumento da conscientização da população.