Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2019. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Observe a imagem abaixo.
A partir das informações da campanha, considere as afirmações abaixo.
I - O excesso de plástico lançado irregularmente em cursos d'água e oceanos tem impacto na dinâmica ambiental dos oceanos, afetando sobretudo as espécies marinhas.
II - A produção do canudo de plástico, cujo tempo de uso é muito curto, contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável.
III - Canudos são resíduos generalizados mundialmente e levam muito tempo para se decompor.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Observe a tabela abaixo que mostra a extensão da área (em km²) desmatada, por ano, no Bioma Cerrado, de 2001 a 2017 para cada Estado.
Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que
o desmatamento aumentou em todos os Estados, no período entre 2001 e 2017.
o desmatamento aumentou em São Paulo, ao mesmo tempo em que aumentou em Mato Grosso, desde 2013.
o desmatamento, no biênio 2016-2017, foi reduzido quanto à extensão de área desmatada, em relação àquele medido em 2014, em todos os Estados.
o desmatamento, no período 2010-2017, deixou de ocorrer nos Estados do Norte e apenas foi observado nos Estados do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
valores maiores de desmatamento foram obtidos no período 2001-2008, na Bahia e no Tocantins, em comparação ao período 2009-2017.
Leia o texto abaixo.
Pesquisas evidenciam que a linha de praia do delta do Rio Nilo está retrocedendo da costa a uma taxa alarmante. A água marinha ameaça solos agricultáveis e afeta milhões de pessoas.
Assinale a alternativa correta sobre fatores que podem estar relacionados à retração da linha de praia do delta do Rio Nilo.
Urbanização, desmatamento e aumento de áreas úmidas costeiras, como fatores de alteração do escoamento fluvial na bacia hidrográfica.
Aumento médio dos níveis dos mares pelo efeito estufa como única causa da erosão costeira.
Construção de barragens e de canais artificiais para o aumento do sistema distributário natural do rio.
Esforços de recuperação da dinâmica fluvial com a ampliação da retirada de areia do leito.
Manutenção das áreas úmidas costeiras e manguezais.
O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.
Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos>. Acesso em: 09 out. 2018.
Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.
I - Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.
II - As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.
III - As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.
Apenas I e II.
Leia o trecho abaixo.
(...) empreendimentos que elegem certos espaços da cidade, considerados centralidades, e que os transformam em áreas de investimentos públicos e privados (...) culminam na valorização imobiliária, implicando a instalação de comércios com mercadorias acessíveis às classes sociais mais altas e a impossibilidade de permanência de moradores com menores recursos financeiros, que assim são substituídos por moradores com maior poder aquisitivo, o que resulta na elitização do local.
Adaptado de: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. Introdução. De volta à cidade. São Paulo: Annablume, 2006. p.21-58.
O segmento trata do conceito de
conturbação.
gentrificação.
metropolização.
urbanização.
espoliação.
Leia o trecho da música Arrancado de Lá Luanda (Quando Eu Venho de Luanda), do Mestre Toni Vargas.
A letra trata de um deslocamento chamado
migração espontânea.
migração forçada.
transumância.
migração pendular.
êxodo rural.
Considere as seguintes afirmações sobre as transformações na região Norte do Brasil, nos últimos anos.
I - A diversidade fronteiriça se estabelece pelas condições de acessibilidade viária, pelas redes de relações econômicas e pela densidade demográfica.
II - A implantação de hidroelétricas como a de Belo Monte e de unidades de exploração mineral de ferro promoveu, com a chegada de trabalhadores temporários, a intensificação de conflitos e impactos culturais.
III - A maior parte da população do Amazonas vive nas áreas rurais, o que implica desafios para o fortalecimento da economia do Estado.
O BRICS (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que realiza cúpulas anuais desde 2009, prevê
a atuação na esfera da governança econômico-financeira e também da governança política.
a diminuição das tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados, mas não a livre circulação de pessoas e investimentos.
a formação da Cúpula da América Latina, Ásia e União Europeia e visa à integração regional, à redemocratização e à reaproximação dos países.
a livre circulação de pessoas e investimentos.
a resolução da crise na Síria e das tensões geopolíticas na Crimeia.
Considere as afirmações a respeito da estrutura agrária brasileira.
I - A modernização do campo tornou-o autossuficiente em relação à cidade, destino da produção agrícola brasileira.
II - A modernização da agricultura tornou as paisagens agrícolas homogeneizadas, em virtude da especialização produtiva para atender ao mercado cada vez mais exigente.
III - As modificações na estrutura fundiária provocaram desemprego no campo e êxodo rural, além do aumento do número de trabalhadores sem direito à terra, com consequente exclusão social.
Apenas II e III.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta fundamental para a análise de dados espaciais. Esse sistema visa auxiliar na delimitação de elementos, conjuntos e fenômenos geográficos, por meio de representações temáticas da realidade em mapas.
Considere as afirmações abaixo, sobre a distribuição espacial de elementos, conjuntos e fenômenos no Estado do Rio Grande do Sul.
I - As Unidades de Conservação, associadas à política ambiental de valorização do bioma Mata Atlântica, estão concentradas na região Noroeste do estado.
II - As usinas de energia eólica, produzindo um total aproximado de 1.900 KW de energia elétrica, estão concentradas na região do Litoral e Campanha Gaúcha.
III - Os espaços vazios, com ausência de cidades de médio e grande porte, situam-se no Litoral Médio.