Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2019. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Leia o segmento abaixo.
Segundo o IBGE, a partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país, e, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.
Fonte: IBGE.Acesso em: 05 set. 2018.
O aumento do percentual de pessoas com mais de 65 anos, no total da população brasileira projetada, está relacionado
à estagnação das taxas de migrações.
ao aumento da mortalidade infantil.
ao aumento das taxas de fecundidade.
à diminuição da expectativa de vida ao nascer.
à diminuição da natalidade.
Leia o texto abaixo.
A população que se declara preta mantém tendência de crescimento no país. Entre 2016 e 2017, 6% a mais se autodeclararam pretos, enquanto os que se declararam brancos diminuíram 0,6%.
Fonte: IBGE. Acesso em: 05 set. 2018.
Considere as afirmações abaixo, sobre a composição étnica da população brasileira.
I - O crescimento apontado no texto relaciona-se com as políticas afirmativas e com as campanhas voltadas à representatividade, que motivam as pessoas a se reconhecerem com determinada cor ou raça.
II - O número de autodeclarados brancos decresceu, pois a taxa de fecundidade diminuiu.
III - Pretos e pardos são maioria na população brasileira.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Observe o gráfico abaixo, a respeito da sobre mortalidade masculina (maior mortalidade da população masculina em relação à feminina) no Brasil, entre 1940 e 2015.
Considere as afirmações abaixo, sobre a dinâmica populacional recente no Brasil.
I - A sobre mortalidade masculina, em 2015, concentra-se nos grupos de 15 a 19 anos, de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos.
II - A alta incidência de mortes entre homens jovens adultos pode ser explicada pelo grande número de óbitos por causas violentas ou não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina.
III - Os altos níveis de sobre mortalidade masculina no grupo de adultos jovens em 2015, quando comparados a 1940, mostram que é um fenômeno de regiões que passaram por rápido processo de urbanização e metropolização.
Apenas II e III.
Observe os dados da tabela abaixo.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o município mais povoado e o menos populoso.
Salvador – São José dos Campos
Manaus – Duque de Caxias
Canoas – Manaus
Salvador – Canoas
Duque de Caxias – Canoas
Observe o gráfico abaixo.
A partir do gráfico, assinale a alternativa correta sobre a situação do déficit habitacional no Brasil.
O déficit habitacional em Santa Catarina é maior do que o número de domicílios vagos em Goiás.
O número de domicílios vagos no Rio Grande do Sul supera o número de domicílios vagos no Rio de Janeiro.
Maranhão, Pará e Amazonas são estados em que o déficit habitacional é maior, na comparação com os domicílios vagos.
O grande número de domicílios vagos em São Paulo indica que não há déficit habitacional.
O Distrito Federal, por ser uma cidade planejada, não apresenta déficit habitacional.
Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.
O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura. Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).
ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintosnovamente/#>. Acesso em: 10 set. 2018.
Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.
( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.
( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.
( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
F – V – F – V.
V – V – F – F.
V – F – V – F.
F – F – V – F.
F – V – V – V.
Considere as seguintes afirmações sobre a história antiga de Roma.
I - Com o fim do período monárquico, a hierarquia social na República deixou de estar fundada na descendência familiar e na propriedade de terras, valorizando as ocupações ligadas ao comércio urbano e à prática da magistratura.
II - No contexto dos séculos III e II a.C., a manumissão de estrangeiros, escravizados a partir de conquistas bélicas, possibilitava a tais indivíduos liberdade social e cidadania política.
III - Entre as principais causas do fim da República, estão a invasão de tribos normandas oriundas do norte da Europa, a difusão do cristianismo e a crise econômica provocada pela chamada “Conspiração de Catilina”.
Apenas I e II.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, a respeito da história do cristianismo entre os séculos IV e XV.
( ) O predomínio da Igreja cristã no Ocidente ocorre a partir da conversão do imperador Constantino em 312, e da imediata proibição imposta a outras religiões consideradas pagãs.
( ) A difusão ideológica do cristianismo ocorreu também graças a obras dos chamados pais da Igreja, como o africano Agostinho, bispo de Hipona e autor de Cidade de Deus.
( ) A gradual intervenção no estabelecimento de normas a respeito do matrimônio e do modelo familiar contribuiu para o processo de controle social por parte da Igreja.
( ) A Ordem de Cristo, criada em Portugal no século XIV, foi uma ordem de caráter religioso e militar instituída como prevenção contra a expansão territorial francesa, realizada pelos cavaleiros templários em nome de Filipe IV.
V – F – F – F.
F – F – V – V.
F – V – V – F.
Assinale a alternativa correta sobre a chamada Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre Inglaterra e França.
O conflito marcou a gradual transformação dos exércitos feudais em forças militares profissionalizadas e iniciou o lento processo de decadência da aristocracia feudal nos respectivos países.
A guerra foi vencida pela Inglaterra e teve como consequência a eclosão de rebeliões na França que culminaram com a deposição da dinastia dos Valois do trono francês.
O confronto consolidou a transformação da Inglaterra na principal potência econômica do período moderno, por meio do processo de pacificação interna que se seguiu à guerra.
A consequência da guerra para os dois países foi a consolidação de estruturas sociais feudais, tornadas mais fortes com o enfraquecimento das monarquias centrais.
A origem do conflito foi a invasão da Inglaterra pela França e a subsequente instalação de uma dinastia pró-França no trono inglês, derrubada ao longo da guerra.
Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.
A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.
Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.
O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa.
O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo.
O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços.
A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento.
A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.