Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2020. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 19, 29, 51 e 64, nessa ordem.
às – compõe – à – vierem
as – compõem – a – vierem
às – compõe – a – virem
as – compõem – à – virem
as – compõem – à – vierem
Considere as seguintes afirmações sobre os parágrafos do texto.
I - O primeiro parágrafo apresenta o contexto da descoberta do gene FOXP2 pelo geneticista inglês Anthony Monaco. Nessa contextualização, o autor mostra que problemas genéticos ligados a esse gene, nos pais, acarreta problemas linguísticos – como língua presa e audição ineficiente – nos filhos e netos.
II - O segundo e o terceiro parágrafos apresentam a argumentação do autor a favor da tese de que o gene FOXP2 está envolvido na genética da linguagem humana, porque, se esse gene estiver corrompido, há distúrbios de linguagem, fato comprovado em pesquisa com humanos sem relação de parentesco, o que leva o autor à generalização.
III - O último parágrafo relaciona o achado do geneticista com as pesquisas recentes sobre a genética humana e, a partir disso, o autor finaliza o texto apontando não haver consenso acerca das descobertas sobre a relação entre genética e conhecimento linguístico, fato que desconstrói os fundamentos biológicos da linguagem humana.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Assinale a afirmação que está de acordo com o sentido global do texto.
O autor relata uma investigação que diz respeito à relação entre a linguagem e a biologia humanas.
O autor relata a investigação, feita no início deste século, do gene que é responsável pelo conhecimento linguístico.
O autor traz à tona o debate sobre se a linguagem é biológica ou social, apresentando argumentos favoráveis aos dois lados da questão.
O autor discute conceitos básicos de genética que são essenciais para a compreensão e o estudo da linguagem.
O autor relata uma pesquisa sobre um gene que possivelmente está associado ao domínio da língua inglesa, e afirma que futuras pesquisas genéticas em outras línguas devem ser feitas para corroborar, ou não, a pesquisa relatada.
Assinale a alternativa em que a substituição proposta mantém o sentido da passagem do texto, considerando o contexto em que a palavra ou expressão é empregada.
aparentemente (l. 06) por superficialmente.
associados (l. 13) por dissociados.
mero problema (l. 13-14) por problema excepcional.
subjacente (l. 51) por implícita.
anomalias (l. 59) por dislexias.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) As palavras linguística (l. 07), humana (l. 07) e cognitivo (l. 23) têm mais letras do que fonemas.
( ) As palavras classe (l. 10), corrompida (l. 27) e arquitetura (l. 30) têm mais letras do que fonemas.
( ) As palavras geneticista (l. 10), conhecimento (l. 24) e cromossomo (l. 29) têm mais fonemas do que letras.
( ) As palavras complexas (l. 19), neurotransmissores (l. 32) e sinapses (l. 61) têm mais fonemas do que letras.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
F – V – V – F.
V – F – V – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – F – F.
Na coluna da esquerda, abaixo, estão listados sinais de pontuação e marcações gráficas; na da direita, o sentido ou a função que expressam no contexto em que ocorrem.
Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda.
5 – 4 – 3 – 2.
1 – 5 – 3 – 2.
4 – 1 – 3 – 2.
5 – 4 – 2 – 4.
4 – 2 – 4 – 3.
Assinale a alternativa que apresenta relações de sentido, contextualmente adequadas no texto, para os nexos de articulação como (l. 19), Ou seja (l. 30-31) e então (l. 58), nessa ordem.
comparação – paráfrase – explicação
explicação – alternância – conclusão
exemplificação – paráfrase – conclusão
paráfrase – explicação – conclusão
comparação – exemplificação – explicação
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às remissões estabelecidas pelas expressões desse achado (l. 47) e isso (l. 58) no texto.
Refere-se ao achado apresentado no primeiro parágrafo; refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico.
Refere-se ao achado apresentado, no mesmo parágrafo, anterior à expressão; refere-se à descoberta apresentada no primeiro parágrafo do texto.
Refere-se ao achado apresentado, no mesmo parágrafo, anterior à expressão; refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico.
Refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico; refere-se ao achado apresentado, no mesmo parágrafo, anterior à expressão.
Cientistas encontraram compostos de ferro, cianeto e monóxido de carbono em meteoritos que bombardearam a Terra durante sua formação, o que pode fornecer pistas sobre a origem da vida no planeta. Essa composição assemelha-se à hidrogenase, enzima que quebra o hidrogênio: “É possível que esses complexos de cianeto, ferro e monóxido de carbono tenham sido precursores para as ações das enzimas e depois incorporados a proteínas”, acredita Karen Smith, pesquisadora sênior de Boise.
Adaptado de: Redação Galileu, 27/06/2019. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/06/venenoem-meteoritos-fornece-pistas-sobre-origem-da-vida-na-terra.html>. Acesso em: 12 jun. 2019.
Em relação às teorias de origem da vida no planeta Terra, é correto afirmar que
a notícia reforça a possibilidade da vinda de seres vivos de outros planetas, tal como postulado por Pasteur em 1860.
a teoria da biogênese argumenta que os primeiros seres vivos surgiram a partir da matéria inanimada.
os primeiros seres vivos que surgiram na Terra foram os coacervatos, formados por um agregado de moléculas inorgânicas.
a teoria da geração espontânea sustenta que os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas da atmosfera primitiva.
os experimentos de Redi com pedaços de carne, no século XVII, corroboram a teoria da biogênese.
Os cílios e os flagelos de células eucarióticas são estruturas responsáveis pela locomoção e organizam-se a partir de microtúbulos especializados.
Considere as seguintes afirmações sobre cílios e flagelos.
I - Ambos, em corte transversal, têm a mesma estrutura interna, com nove conjuntos duplos de microtúbulos periféricos e dois microtúbulos centrais.
II - Os centríolos de células eucarióticas apresentam estrutura idêntica aos cílios e flagelos.
III - Os cílios e os flagelos são originados do corpúsculo basal que apresenta nove conjuntos triplos de microtúbulos periféricos.
Apenas I e III.