Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2020. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Assinale a afirmação correta sobre os fluxos e as rotas aéreas no mundo.
Os fluxos e as rotas aéreas provenientes de todos os continentes concentram-se na Europa.
A América do Sul apresenta maior fluxo de rotas aéreas para a Ásia.
Os fluxos aeroviários estão distribuídos deforma proporcional entre as regiões do Planeta.
Os principais aeroportos asiáticos estão no interior do continente.
O transporte aeroviário aumenta as distâncias e torna mais dinâmica a relação de interdependência entre os lugares.
Observe a ilustração abaixo.
Assinale a alternativa correta sobre o local indicado no mapa com uma estrela.
Trata-se do Estreito Médio, e as questões geopolíticas mundiais são pouco influenciadas pelo que ocorre no local, pois ele está localizado longe de nações consideradas superpotências.
Trata-se do Estreito de Ormuz, e o preço mundial do barril de petróleo é influenciado pelas tensões que ocorrem no local.
Trata-se do Estreito de Omã, e as tensões na região ocorrem principalmente pela influência militar chinesa nos países do Golfo Pérsico.
Trata-se do Estreito de Dacar, considerado uma área degradada e estratégica para conservação da biodiversidade, de acordo com a convenção de Madrid.
Trata-se do Estreito de Gibraltar, reivindicado pelos países limítrofes, devido ao controle do Canadá e Estados Unidos da América.
Leia os segmentos abaixo.
No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba.
Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/ 02/lama-toxica-poluicao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>. Acesso em: 21 mar. 2019.
Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/lamaavanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtml>. Acesso em: 21 mar. 2019.
Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.
I - Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitos de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo.
II - Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica.
III - O impacto do rompimento da barragem da Samarco, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
No Brasil, as unidades de geração eólica concentram-se nos Estados da região
Nordeste.
Norte.
Centro-oeste.
Sudeste.
Sul.
Considere as seguintes afirmações a respeito da questão do desmatamento na Amazônia.
I - O efeito inibidor do desmatamento da Floresta Amazônica está relacionado à presença e à criação de Terras Indígenas.
II - O desmatamento apresenta um elevado índice na emissão de dióxido de carbono e é um fator que aumenta a capacidade de sequestro de carbono do ecossistema amazônico.
III - O aumento dos conflitos no campo, no período 2017-2018, registra o avanço da fronteira agrícola sobre a Amazônia, bem como o aumento na taxa de desmatamento.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Observe o gráfico abaixo.
Sobre o tema, é correto afirmar que
o Brasil e a União Europeia apresentam políticas públicas semelhantes com respeito às permissões de agrotóxicos.
o aumento recente no número de agrotóxicos autorizados no Brasil está relacionado com a adoção de políticas ambientais mais rígidas pelos órgãos estatais brasileiros.
as commodities apresentam o menor número de agrotóxicos autorizados no Brasil e proibidos na União Europeia.
os dados do gráfico refletem a visão de desenvolvimento adotada pelo Brasil, com ênfase em commodities e agrocombustíveis que demandam o uso intensivo de agrotóxicos.
a adoção de uma política permissiva ao uso de agrotóxicos está ausente no plantio de espécies arbóreas exóticas para exportação brasileira.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Estão em discussão, na atualidade, diferentes projetos de empreendimentos com potencialidade para geração de impactos ambientais preocupantes em diferentes bacias hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul. Entre esses projetos, estão os de mineração, localizados na Bacia do ........ que podem afetar o ........, e os de hidrelétricas na Bacia do ........ que podem afetar o ........ .
Lago Guaíba – Parque Estadual do Delta do Jacuí – Rio Uruguai – Parque Estadual do Turvo
Rio Uruguai – Parque Estadual do Turvo – Lago Guaíba – Parque Estadual do Delta do Jacuí
Rio Uruguai – Parque Estadual do Espinilho – Lago Guaíba – Parque Estadual do Tainhas
Lago Guaíba – Parque Estadual do Tainhas – Litoral – Parque Nacional de Aparados da Serra
Litoral – Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Uruguai – Parque Estadual do Turvo
Observe a tabela abaixo.
Considere as seguintes afirmações sobre a dinâmica da distribuição espacial da violência no Brasil e os dados apresentados na tabela.
I - O aumento das taxas referentes à criminalidade nas Regiões Norte e Nordeste está relacionado à disputa pelo domínio de mercados varejistas, nessas regiões, por facções criminosas, oriundas do Sudeste.
II - A queda das taxas de violência no Sudeste está relacionada às políticas de desarmamento implementadas desde o início dos anos 2000 e à transição demográfica rumo ao envelhecimento da população.
III - A Região Sul apresenta estabilidade nas taxas de violência, mantendo-se com as mais baixas taxas de violência do país.
Considere as seguintes afirmações a respeito da situação do trabalho em condições análogas à escravidão, no Brasil atual.
I - O número de trabalhadores em condições análogas à escravidão e o Índice de Desenvolvimento Humano nas regiões brasileiras estão associados.
II - O elevado número de trabalhadores em condições análogas à escravidão, resgatados na região Norte, está relacionado à expansão da fronteira agrícola.
III - O alto número de trabalhadores em condições análogas à escravidão nas regiões metropolitanas do Sudeste apresenta relação com as taxas de migração de estrangeiros.
Sobre o tema demografia no Brasil, é correto afirmar que
a esperança de vida considera a taxa de mortalidade projetada para cinco décadas posteriores ao período de análise.
a esperança de vida ao nascer vem aumentando para mulheres e diminuindo para homens, desde 1940, influenciada pelas condições de saúde.
o aumento nas taxas de expectativa de vida e a diminuição nas taxas de fecundidade influenciam na tendência de envelhecimento da população.
as variações nas taxas de natalidade são consideradas no cálculo da expectativa de vida, podendo-se, assim, diferenciar as regiões.
os valores de expectativa de vida mais altos para homens estão no Nordeste.