Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2020. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
The words advocates (l. 28), scrapped (l. 32) and accessory (l. 45) can be replaced, without change in meaning, by
supporters – discarded – secondary
lawyers – retired – dependent
defendants – considered – subsidiary
attorneys – regarded – complementary
campaigners – scratched – supplementary
Consider the following propositions for rephrasing the sentence Whether we conceive of the workof art on the model of a picture or on the model of a statement, content still comes first (l. 50-53).
I - Content still comes first regardless of whether we conceive of the work of an art on the model of a picture or on the model of a statement.
II - Content, whether conceived on the model of a picture or on the model of a statement, still comes first.
III - Whether being conceived the work of art on the model of a picture or on the model of a statement, content still comes first.
If applied to the text, which ones would be correct and keep the literal meaning?
Only I.
Only III.
Only I and II.
Only II and III.
I, II and III.
Consider the use of the modal verb in the following sentence.
The earliest experience of art must have been incantatory, magical.
Select the alternative that best presents its negative form.
The earliest experience of art mustn’t have been incantatory, magical.
The earliest experience of art shouldn't have been incantatory, magical.
The earliest experience of art mustn’t be incantatory, magical.
The earliest experience of art can’t have been incantatory, magical.
The earliest experience of art doesn’t have to be incantatory, magical.
Considere as afirmações abaixo, sobre os tempos verbais no texto.
I - O presente verbal comparece para marcar o agora das situações de diálogo entre Santos Dumont e seu pai.
II - O pretérito verbal marca a narrativa passada relativamente à situação presente na qual Santos Dumont escreve o texto.
III - O futuro do presente nas formas verbais envolve uma ação posterior ao tempo presente em que estavam Santos Dumont e seu pai.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Assinale a alternativa que está de acordo com os modos de organização da composição do texto.
Predomina o caráter argumentativo, porque o autor quer provar ao leitor a importância da sua invenção.
Há mistura de exposição com descrição, verificada pela presença de verbos no presente e no passado.
Há mistura de narração com descrições ,porque o autor relata ações passadas com caracterização de objetos.
Há mistura de narração e diálogos, porque o autor movimenta-se entre o passado dos acontecimentos e o presente em que escreve
Predomina a exposição, porque o autor apresenta fatos que podem ser generalizados e universalizados para os leitores.
Considere as afirmações abaixo, sobre os sentidos expressos pelo texto.
I - O texto relata como e quando Santos Dumont decidiu criar seu primeiro avião movido a motor de petróleo.
II - Santos Dumont, no texto, enfatiza a necessidade da literatura e da criatividade para os trabalhos desenvolvidos em aeronáutica.
III - O texto conta o episódio em que o pai de Santos Dumont o emancipa e o incentiva a começar seus estudos em Paris.
Apenas III.
Assinale a alternativa que apresenta uma oração na voz passiva.
As primeiras lições que recebi de aeronáutica foram-me dadas por um grande visionário: Júlio Verne (l. 01-03).
Parei diante dele como que pregado pelo destino (l. 15-16).
Contei-lhe a minha admiração de ver funcionar aquele motor (l. 20-22).
Diante do motor a petróleo, tinha sentido a possibilidade de tornar reais as fantasias de Júlio Verne (l. 33-35).
De volta à casa, chamou-me ao escritório (l. 42-43).
Considere as seguintes afirmações sobre palavras e expressões do texto.
I - A repetição da palavra grande (l. 05, l. 06) reflete o entusiasmo do autor diante de Júlio Verne e sua obra.
II - A expressão mais tarde (l. 35-36) refere-se ao êxito de o autor ter retornado, depois, para estudar em Paris.
III - As palavras hoje (l. 44) e aqui (l. 44) revelam o tempo e o espaço em que o autor escreve o texto.
Apenas I e II.
Assinale a alternativa que apresenta palavras de mesma classe gramatical.
quando (l. 04) – primeira (l. 04) – uma (l. 10) – mais (l. 35)
interesse (l. 05) – vidente (l. 06) – espanto (l. 12) – fantasias (l. 34)
desse (l. 06) – eu (l. 08) – minha (l. 19) – mesma (l. 26)
submarina (l. 07) – desaparecido (l. 10) – distraído (l. 17) – sentido (l. 33)
força (l. 13) – basta (l. 22) – faça (l. 50) – esqueça (l. 53)
Assinale a alternativa em que um pronome está desempenhando a função sintática de objeto direto.
eu (l. 08).
me (l. 20).
lhe (l. 20).
me (l. 39).
eu (l. 42).